Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 115 of 625Next

Acredito que se façam necessária as seguintes ações:

1) Iniciar um trabalho investigativo sobre o tipo de ambiente no qual Eduardo está inserido, pois esse comportamento é reflexo do tipo de comportamento observado por ele e enraizado em seu inconsciente.
2) Propor uma analise para Eduardo, com o objetivo de o próprio analisando expor seus traumas e razões pelo qual esses comportamentos destrutivos e autodestrutivos se afloram

3) Propor algum tipo de atividade física ou criativa para que a pulsão agressiva seja direcionada para algo que retorne positivamente para ele e para sociedade

1  - Primeiro seria mostrar ao Eduardo que pode confiar em mim e se abrir para que ele possa iniciar a associação livre de ideias.

2 - segundo passo seria conhecer melhor o Eduardo e saber sobre seu ambiente familiar, buscando a possível raiz que causou esse mecanismo de defesa agressivo.

3 - terceiro após desenvolver com o Eduardo uma trajetória de conversas mostrar a ele que não se deve transferir seus traumas a ações que prejudicam outras pessoas e a convivência social.

Somos o resultado dos fatores socioculturais que, de alguma forma, influenciam e moldam o comportamento que estão relacionados ao ambiente em que as pessoas vivem, às relações que elas estabelecem e aos costumes que vão adquirindo.

 

Sendo que essas convivências influenciam as vicissitudes que levaram Eduardo, a exteriorizar condutas, atitudes e hábitos prejudiciais a ele e ao convívio social.

 

Por conseguinte, Eduardo através de mecanismo de defesa, busca aliviar o conflito, negando ou falsificando a realidade contra o sentimento de desprazer. Ou seja, dentro do que foi estudado e apresentado até o presente momento. É através da sublimação a qual dará um norte para que possamos fazer um diagnóstico precoce, afim de encontramos o real motivo que levaram Eduardo a ter esses impulsos indesejados, violentos ou repulsivos.

 

Uma vez que, a Sublimação reconduz potenciais atos destrutivos para algo criativo do ponto de vista social. É uma criatividade que se torna eficaz, e tem a função de promover o esquecimento das lembranças dolorosas. Ela é direcionada para a nossa realização e também para a normalidade da pessoa.

 

Consequentemente, serve para a construção do caráter, na edificação das virtudes humanas, é a defesa que busca a satisfação. Mas, quando usado em grande quantidade, ela se torna algo patológico, e o desejo sexual (instinto/pulsão) ou agressivo tem que ser transformado em algo produtivo. Em outros termos, mudado de foco para algo artístico, cultural ou intelectual. Assim, também transforma as emoções que estão causando conflitos em algo bom e criativo. Sem ferir ninguém, canaliza o desejo para algo aceito e que dá satisfação.

Acredita-se que o aluno poderia ter um problema psicológico e precisaria ser analisado em suas raízes se haveria algum caso de problemas psiquiátricos na família, e nesse sentimento tomar as providências cabíveis para o tratamento.

A criança demostra que esta na fase de sublimação, aonde é claro que esta externando um instinto dos conteúdos que não pode ou sabe expressar de forma direta (mecanismo de defesa) decorrente a violência ou repulsa de acontecimentos que presenciou na sua comunidade.

Seria de extrema importância compreender que a criança tenta aliviar o conflito aplicando o que vivencia na sua realidade social. Também é correto analisar estes manifestos da criança e direcionar para alguma atividade sendo ela artística ou esportiva para que ela seja beneficiada e se sinta pertencida a um meio social.

A proposta seria ;

1° - Conversar com Eduardo sobre sua vida familiar, e investigar o que o leva a ser agressivo,  se ele sofre violência,  abuso e entender o meio familiar e social que ele vive, para tentar orientar e apresentar um caminho de ressignificar sua vida.

 

2°- Através da conversa e investigação  entender o que deixa Eduardo feliz e o motiva a sonhar, e assim trabalhar com Eduardo, incentivando a fazer o que ele gosta, como esporte, música ou outra coisa que o deixe realizado e o faça não ser violento .

3°- Através da conversa e investigação, mostrar a Eduardo sobre o auto conhecimento como propôs Freud, e o fazer conhecer seu lado positivo e negativo e ensina-lo a ter controle e dominar sobre ego, superego e id e assim o tornar alguém melhor para si e para a sociedade, trabalhando a sublimação com Eduardo.

Após ouvir Eduardo e averiguar se além do ambiente em que vive há problemas também no meio familiar e traumas de infância, uma conversa com um dos responsáveis também é necessária... Há a indicação de prática de esportes, prática de atividades aristicas, etc.... A prática de exercícios auxilia de forma grandiosa no tratamento de problemas e doenças relaciodos a fatores emocionais. Como Eduardo é mais agressivo com menores, provavelmente ele vivenciou algo, quando também era mais novo que o levou a ser alguém agressivo, criando assim um mecanismo de defesa, pois há várias pessoas que vivem em locais dominados pelo crime e tráfico porém não se deixam levar por isso.

Inicialmente, analisar com calma sentar, dialogar, assim surgir possibilidades para a origem do problema, e através do resultado do diagnóstico, criar meios e estratégias para chegar a um resultado positivo.

Considerando a Sublimação como mecanismo de Defesa, esta pode ajudar pessoas com comportamentos agressivos a praticarem atividades, para que esses comportamentos sejam menos danosos e que acarretem disciplina em seu dia a dia.

Três atividades que poderiam ser feitas para a mudança das atitudes, seriam ações de artes, música, e esportes, para que ele pudesse se envolver, aplicando assim a Sublimação como forma de apaziguamento.

Primeiro:dialogar com o adolescente sobre o relacionamento com sua família.

Segundo:incentivar esse aluno,dizendo que ele é inteligente e tem capacidade de aprender qualquer coisa.

Terceiro:aplicar atividades atrativas,práticas divertidas,desafiantes,interessantes e que estimulem seu aprendizado.

PreviousPage 115 of 625Next