Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 117 of 625Next

Além de considerar, em linhas gerais, o laço entre adolescência e sociedade precisamos realizar o exame de todas essas dimensões e  preparar o terreno para uma síntese das modalidades terapêuticas com o adolescente, pois os comportamentos violentos, muitas vezes excessivamente agressivos dos jovens em nossa sociedade não cessam de nos surpreender e levam imediatamente à demanda de sanção, pela sua dimensão de transgressão da lei.

Da mesma forma precisamos ter um olhar para o convívio familiar deste adolescente, já que com esta se convive diariamente. Aqui os laços são mais pessoais e quando se corrompe precisamos identificar os motivos. A partir daí é preciso ter em mente o que está por trás desses conflitos constantes e tão delicados.

Tão logo identificado os diferentes comportamentos através das observações propor um acompanhamento de psicoterapia e a análise imparcial dos problemas e da relação que cada membro possui ali dentro. O papel desempenhado por cada indivíduo é estudado de forma a contribuir na resolução do conflito que durante a terapia é construído situações favoráveis para se trabalhar adequadamente os conflitos.

Davi Feliz

Primeiro: Esse rapaz deve direcionado ao um atendimento psiquico, dando a oportunidade de fala

Segundo: Procurar da melhor forma entender o real motivo que o leva a ser agressivo.

Terceiro: Para se poder trabalha a mente e seus conflitos internos.

1 procurar entender o porque o menino se comporta desta maneira

2 procurar saber como é convívio familiar

3 procura ajuda de um profissional.

 

 

A primeira coisa seria Acolhimento e buscar um histórico familiar do rapaz para análise de algum trauma.

Segundo fazer compreensível e consciente a raiz de seu problema e dispor alguns diretrizes para lidar com a raiva

terceiro lugar estimular algum processo de canalização dessa energia em algo benéfico para ele a sua comunidade

Olá! Concordo com colegas que não há dados suficientes para análise do caso apresentado. Não sabemos sobre a constituição familiar, sobre áreas do conhecimento mais criticas, não sabemos se está na série entre outros aspectos. No entanto, sabemos que está na fase adolescência, está social e pessoalmente m vulnerabilidade; social por viver em contexto vulnerável  e pessoal, pois, como todo o adolescente seu cérebro está em grande transformação, propenso a desafios e transgressões, e precisa desses para se recompor e se tornar em um cérebro adulto. É necessário obter mais dados para uma intervenção mais efetiva.

Concordo com Rodrigo que é importante conversar com Eduardo e saber sobre  o que deseja, incomoda, preocupa. Também é fundamental observar e descobrir quais são seus talentos e, sempre que possível estimulá-lo, elogiá-lo, valorizar suas contribuições positivas. Ele chama muito a atenção por comportamentos inadequados e precisa se ver com o seu valor. Seus talentos são importantes para buscar caminhos e minimizar/ superar seus problemas nas aprendizagens cognitivas e afetivas que estão intimamente relacionadas e se refletem em seus desempenhos.

E pensando , na sublimação como mecanismo de defesa que pode aliviar e orientar os impulsos mais íntimos por meio de atividades intelectuais, artísticas, religiosas, considerei apresentar sugestões( que não seguem ordem de realização) e propor atividades que envolvam o grupo.

Minha primeira proposta é trabalhar com um álbum EU: ontem, hoje e no futuro sobre o aluno e seu contexto, pensando em uma linha de tempo, com frases e/ou ilustrações. É um exercício de reflexão, de se voltar para si mesmo. Penso que o álbum poderia ter capa com  espaço para ilustração a escolha de cada um, representando esporte, música ou outro aspecto de interesse do aluno. Nesse álbum estariam aspectos do Inicio da vida, pessoas importantes, preferencias de alimentos, brinquedos,...; Hoje registros desse momento, inclusive sobre a confecção do álbum, novamente preferencias, amigos (as), preocupações, desejos,... e na parte do Futuro, pensar no que gostaria de ser(profissão, por exemplo) lugar onde morar, amigos(as), preferencias de esportes, de músicas, lazer,  e na parte final registrar o que será necessário fazer para chegar ao resultado esperado.

Creio que os professores poderão estimular com leitura de alguma historia real de pessoa que se destacou, inclusive da família, da comunidade,...  Frases ditas por sobre caminhos percorridos para realizar sonhos. Há muitas lindas histórias de superação, inclusive de pequenas superações deles próprios ( se deslocar todo o dia de longe para estar na escola e outras situações).

Proponho a 2ª atividade com recorte e colagem, em duplas, trios, quartetos, que apresentem preocupações, medos, angústias, ansiedades de nosso tempo na visão de cada um. Exposição e visita para refletir sobre os trabalhos da classe.  Verificar pontos comuns e divergentes, registrar e comentar.

A terceira proposta refere-se a audições musicais. Cada dupla ou trio escolhe uma música e em uma data marcada  há um momento para apresentação de quarto a cinco músicas. O roteiro é escolher a música e buscar informações sobre autor, época, discutir sobre emoções e sentimentos provocados, situações inusitadas e justificar a seleção.

Todas as propostas envolvem reflexão, regras, lidam com emoções e memórias, estão de acordo com as exigências do cérebro adolescente sedento de desafios, de necessidade em argumentar, discutir/ refletir e abrir espaço para a manifestação de cada um. É importante ressaltar que a contribuição de Eduardo deverá ser observada e elogiada sempre que possível, que essas propostas não apresentam resultados imediatos, mas podem criar um clima bastante favorável que pode ser acolhedor e permitir que as relações interpessoais sejam mais positivas para todos.

A música “ Metamorfose ambulante”  pode ser um excelente recurso para a discussão, e até para a expressar emoções, sentimentos, desconfortos, etc. Há também histórias de escritores, compositores, cientistas (inclusive mulheres de outras épocas e de hoje) facilmente acessíveis.

Destaco ainda que as propostas não estão em ordem de realização e que podem ser alteradas para refletir melhor o contexto em que serão aplicadas.

 

1º - Realizar análise dos fatos, histórico familiar

2º - Identificar traumas e sintomas

3º - Realizar o recalcamento da defesa psíquica

 

A primeira ação seria o acolhimento, saber seus sonhos e o contexto que está inserido; segundo buscar no entorno informações que possam contextualizar sua história e de seu grupo; terceira buscar estratégias que motivem a busca de seus sonhos a partir da valorização desses.

Boa Tarde!

1- Deve ser investigado o porque ele age dessa forma, com tanta agressividade em relação aos outros meninos, o que leva ele ter esse tipo de atitude;

2- Como é a relação com os pais e se isso reflete o comportamento fora de casa;

3- Se ele possui algum déficit de atenção, se é hiperativo, investigar o porque das notas baixas e falta de interesse pelos estudos.

1ª passo: Acolher e ressaltar os aspectos positivos identificados no estudante de modo que se consiga abertura e confiança do individuo.

2ª passo: Sondar quais atividades o fazem bem, o que gosta de fazer, e como se sente quando as faz.

3ª passo: Incentivar que essas atividades  sejam intensificadas.

Primeiro: Criar uma breve conexão com Eduardo para que ele se sinta confortável em uma conversa abrangente.

Segundo: Procurar entender a raiz do problema, fazê-lo aos poucos navegar sobre seus labirintos e nos fornecer informações que nos façam ser mais guias e direciona-ló a uma opinião própria sobre essas situações.

Terceiro: Continuar a conexão e direciona-lo para que ele mesmo pense e desenvolva atividades que mostre evolução e mais convívio social armonioso.

PreviousPage 117 of 625Next