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Desafio - Módulo I

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O primeiro passo seria um encontro  com os pais para compreender o historico do Eduardo;

O segundo um encontro com Eduardo;

O terceiro passo encontrar meios pelos quais Eduardo possa expressar suas emoções ;

 

Investigar o que possivelmente leva o adolescente a possuir esses comportamentos e qual, ou quais, atividades poderiam contribuir para que ele investisse suas ações para algo construtivo.

O ideal para melhorar as condições do adolescente seria observar e analisar sua fala, seus gestos, a forma com que se porta diante das pessoas. Isto poderia ser feito através de uma conversa livre em um lugar comum da escola, para entender suas percepções e poder partir de tal, aprofundar conhecendo um pouco da história de vida dele e do que serve como star para este comportamento agressivo. Tudo é um processo contínuo de inúmeras conversas e direcionamentos para a melhoria do adolescente.

Como a sublimação é uma forma de transformar uma força destrutiva em algo benéfico para a sociedade, primeiramente acredito ser necessário analisar o contexto familiar desse aluno, o que o levou a tomar atitudes violentas com os colegas e praticar pequenos delitos. A meu ver é uma forma de mascarar um sofrimento interno, não que esse aluno seja ruim ou tenha má índole mas por estar em um sofrimento tão grande, que nunca foi ensinado a entender isso e que acaba fazendo outros sofrerem, talvez como forma de diminuir o próprio sofrimento. Creio ser necessário mudar o foco dele para uma atividade esportiva, redirecionando assim essa energia destrutiva em uma energia que ele poderá gastar exercendo uma atividade prazerosa e incentivando-o a ajudar os colegas que tenham dificuldade com esportes. Outro meio eficaz também seria inserir ele em alguma oficina de teatro, ajudando-o a se expressar através da arte, em conjunto com um grupo de colegas, conseguindo assim dar uma forma ao sofrimento que sente. A dança seria mais uma alternativa para ajudar esse aluno a se expressar. O essencial é canalizar o sentimento desse aluno em alguma atividade construtiva, inserindo-o no convívio saudável com os colegas e ajudando-o a externalizar os sentimentos.

1 - Ouvir Eduardo buscando compreender o seu contexto e as possíveis razões que o levam a tal comportamento

2 - A partir dessa escuta, procurar conhecer suas perspectivas, suas experiências de vida, seu contexto familiar e suas necessidades

3 - Buscar, juntamente com Eduardo, atividades que possam despertar seu interesse e ajudá-lo a sublimar seus impulsos agressivos em uma prática criativa saudável e integrada aos seus pares

A primeira ação é conversar com o garoto pra tentar entender quais motivos estão fazendo com  que ele tenha essas atitudes, depois conversar com os pais pra entender como é o ambiente familiar e tentar acolher o Eduardo e mostrar pra ele que não há necessidade de agressão.

 

No caso Eduardo a primeira ação que deveria ser tomada,era convocar a família, pois, se trata de uma criança/adolescente para fazer uma análise de melhor compreensão do que o mesmo já vivenciou. A segunda seria fazer um acompanhamento de terapias e o terceiro fazer uma readaptação de atividades compatíveis ás suas habilidades.

Primeiramente deixaria ele falar da vida dele, como foi sua infância, relação com os pais, amigos e na escola.

Perguntaria se alguma coisa o machuca para ele agir dessa forma, (se ele quer chamar atenção de alguem) .

E por fim daríamos continuidade na conversa se ele obtivesse confiança em mim.

A possibilidade de influenciar e favorecer a sublimação é difícil, já que ela é um mecanismo inconsciente,( mecanismo de defesa do  ego).  Devemos destacar que a  adolescência é uma fase marcada por descobertas, novas experiências e conflitos internos e externos.

É  importante escutar ativamente e sem julgamentos,  

Uma atitude acolhedora para tentar entender de onde parte o comportamento, pois uma reação excessiva pode fazê-lo sentir-se ainda mais sozinho o que poderá agravar ainda mais a sensação de desconforto do adolescente;

Procurar auxilio com profissionais de saúde,  pois atuando em conjunto faz toda diferença desenvolvendo uma relação de ajuda e fortalecendo vínculos com o adolescente  em sofrimento,

acúmulo desta energia da (angústia) que o envolve faz com sua energia da libido direciona em tarefas não aceitáveis para ele. Com o dialago promover alguma atividade que o mesmo interesse , seja  esporte, musica, arte enfim.

 

  1. Ouvir o Eduardo, o que ele tem para falar,ou se tem algo para falar (conversar);
  2. Investigação da história de vida dele;
  3. Identificação de pontos cruciais que levaram tais tipos de comportamento.
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