Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 186 of 566Next

1-acolhimento

2-analisar frase ou palavra significativa (onde apontaria o problema)

3-empatía na compreensão da sublimação.

Sugestão 1,  escuta-lo, após isso conversar com os Pais.

2 oferecer opções de brincadeiras e/ou esporte para exercitar o físico, mental e sentimentos.

3. caso não obtenha respostas positivas, pedir uma avaliação com analista.

Conversar com a família

Propor atividades para desenvolvimento

Ajuda especializada

Acredito na importância da conversação livre como caminho para trazer à tona memórias traumáticas que possivelmente geraram sua postura agressiva diante dos professores e colegas, que é reflexo das experiências pessoais dele. Como mencionado no e-book: "[...] na teoria psicanalítica, para se entender um indivíduo, é necessário resgatar sua história pregressa, os conteúdos de suas experiências vividas no passado." (Bock et al, 2002) - uma vez que os eventos causados, ou envolvendo Eduardo, tiveram início quanto ele tinha 6 anos de idade. Daí a importância da investigação das memórias de eventos traumáticos. Sua postura expressa a energia que se manifesta na forma de desejo puro ( o que merece olhar mais inquisitivo)  - revertendo-se em agressividade. Sublimar essa energia, direcioná-la para atividades que despertem o interesse dele Eduardo, daí a importância da investigação, através da conversação livre e escuta ativa da parte do psicanalista para perceber os interesses do analisado. Arte, música, esportes...vai da habilidade do analista em perceber os interesses e vocações do analisado para sugerir o campo onde o sujeito poderá canalizar sua energia pulsional. Contudo, a terapia não deverá ser descartada.

Josuel roque rodrigues, chai betsy and Vanderlei Francisco Felipe have reacted to this post.
Josuel roque rodrigueschai betsyVanderlei Francisco Felipe

Bom, pelo enunciado, Eduardo foi uma criança e é um adolescente que cresceu numa área de  violência no RJ, sabendo que o ambiente gera algum impacto sob o comportamento, já temos alguns sinais para entender as ações de Eduardo.

Usando a compreensão do processo de sublimação desenvolvido por Freud, acredito que poderíamos propor formas para alinhar o comportamento de Eduardo como a canalização em algum esporte de contato, talvez isso o ajude a direcionar o comportamento agressivo, algum grupo de debate ajudaria a trabalhar a questão da opressão com os demais colegas e sem dúvida acompanhamento profissional  para que seja possível entender de fato os motivos que faz Eduardo agir dessa forma.

 

 

chai betsy has reacted to this post.
chai betsy

A sublimação se refere à canalização de impulsos instintivos para atividades socialmente aceitas e culturalmente valorizadas.

Podemos pensar em algumas ações que poderiam ajudar a melhorar o comportamento de Eduardo:

  1. A ONG poderia disponibilizar acompanhamento terapêutico ou conversas constantes com algum profissional: Uma terapia psicológica pode ajudar o menino a lidar com suas emoções e impulsos de maneira mais adequada. Através da terapia, ele pode aprender a expressar suas emoções de forma saudável e a lidar com suas frustrações sem recorrer à violência ou agressão.
  2. Atividades esportivas ou artísticas: O menino pode se beneficiar de atividades que lhe permitam canalizar sua energia e agressividade de forma saudável. Praticar esportes ou participar de atividades artísticas pode ajudá-lo a desenvolver habilidades sociais e emocionais importantes, além de melhorar sua autoestima e confiança.
  3. Programas de mentoria: Um programa de mentoria poderia ajudá-lo a desenvolver habilidades sociais e emocionais importantes. Um mentor pode ajudá-lo a desenvolver um senso de responsabilidade e comprometimento, além de orientá-lo na tomada de decisões saudáveis ??e na resolução de conflitos.
chai betsy has reacted to this post.
chai betsy

Após investigação sobre o caso e identificação de possíveis fatores precipitantes para tal comportamento, possíveis atividades para Eduardo, considerando o conceito de sublimação, seriam:

Realizar esporte (Judô)

Aprender um instrumento (bateria)

Atividade artística cênica (teatro)

Através do diálogo descobrir a história de vida dele, conhecer os pais. Possíveis situações de agressão vividas na infância desencadeiam traumas que podem se manifestar ao longo da vida. Trabalhar esse sentimento para uma vida possivelmente mais equilibrada.

Na minha visão a conversa se inicia particularmente com ele, analisando os pontos de agressividade para com os outros, esclarecer o modo de viver em sociedade, depois uma conversa com os pais relatando a vivência no lar e resultando  com a parte Social pode intervir nessa situação de forma psicológica.

PRIMEIRO: O fato de ele ser agressivo principalmente com os colegas mais novos ( portanto supostamente mais indefesos) nos remete a possibilidade de ele esta sofrendo algum tipo de agressao fisica/moral por parte de pessoas mais velhas. ( Isso deve ser colocado em pauta para investigacao);

SEGUNDO: Apos termos uma "ideia" do que esta se passando devemos orienta-lo de modo a expressar toda a sua IRA de uma outra forma. (Sublimacao).

TERCEIRO: Acredito que essa trabalho deve ter a familia envolvida para termos o conhecimento do contexto familiar. ( Trabalho em conjunto).

ME DESCULPEM A ORTOGRAFIA, NAO ESTOU CONSEGUINDO COLOCAR ACENTUACAO NAS PALAVRAS.

 

PreviousPage 186 of 566Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱