Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 246 of 682Next

Faria uma associação livre com o Eduardo, dexaria ele falar e se expressar, para poder enteder de onde vem esse comportamento, se não há sublimação na classe, em casa há? Com certeza não. O Eduardo só está chamando a atenção para um outro porblema que ele está enfrentando, a falta de afeto e carinho faz com a criança tenha esses comportamentos , é um meio de chamar a atenção.

E necessário entender oq leva o "rapaz" a ser tao agressivo com os d'mais. Para o ajudar

Em primeira análise, é necessário fazer uma investigação da origem dos impulsos agressivos como é o ambiente familiar.

Posto isto, propicia um local acolhedor e com escuta ativa, para que sinta-se pertencente amparado.

Procurar , levantar dados sobre a história pregressa do Eduardo, levantar dados sobre o ambiente familiar .

- Verificar como foi o desenvolvimento psicológico de Eduardo nas fases anteriores de sua infância.

-investigar possíveis acontecimentos e reações inconscientes e relacionar aos conceitos de id, ego e superego, considerando sua idade atual.

-Desenvolver a escuta livre e possibilitar que Eduardo fale livremente para que possa ser trabalhada a psicanálise de forma a melhorar o desempenho social do paciente.

Diante do material apresentado sobre o mecanismo de defesa Sublimação, entendo que as possíveis ações para a melhora no comportamento de Eduardo são:

  1.  Investigar a infância de Eduardo, relação com familiares e sua relação com a violência.
  2. Investigar outros interesses de Eduardo e propor o redirecionamento do seu foco, por exemplo, direcionar a violência para uma prática de esporte.

 

Primeiramente entender o contexto familiar que o Eduardo está inserido com entrevista com seus pais.

Em segundo, iniciar um processo de análise pessoal para conhecer toda a história dele, desde a pré concepção até a idade presente, para que seja possível avaliar e conhecer as causas e origens das atitudes dos delitos e agressões com os colegas de classe.

Em terceiro, a sublimação seria uma opção conforme Freud exemplifica de transformar uma ação destrutiva em algo positivo para a sociedade através de atividades artísticas, culturais, intelectuais ou religiosas.

Poderia verificar com o Eduardo alguma atividade dentro deste contexto (como música, esportes, pintura, etc.) que ele gostaria de fazer e incentivar a fazê-lo. Com tais atividades poderia extravasar algo reprimido, curando a "dor" originária de suas atitudes negativas e por consequência melhorar seu comportamento como um todo.

Primeiro por se tratar de criança, faria uma avaliação nos pais.

Segundo tentar entender por qual motivo Eduardo é tão violento.

Terceiro usar a sublimação e trazer do subconsciente de Eduardo algo que o inspira.

Acredito que uma avaliação médica clínica geral,(psiquiatra também) encaminhamento para terapia individual e atividade esportiva ou artística/musical(canto,dança/teatro),algo que lhe seja apresentado e no qual ele se interesse.

Conversar com os pais ou responsáveis pelo Eduardo e acompanharem essa relação desses tutores na frente do menino e depois entender qual situação o Eduardo se sente mais infeliz e triste a ponto de maltratar esses colegas de turma (principalmente os menores). Após isso repassar tarefas que ele se sinta útil e que aumente sua criatividade e percepção nessa primeira infância.

PreviousPage 246 of 682Next