Desafio - Módulo I
Citação de Sueli Oliveira Coelho em julho 27, 2023, 1:30 pmPrimeiro: Avaliar origem do comportamento do Eduardo
Segundo: conversar com os pais para entender o meio que ele vive
Terceiro: No ambiente social e escolar entender como Eduardo vê encaixa nesse contextoPor sim, fazer uma avaliação comportamental profunda para entender as causas do seu comportamento
Primeiro: Avaliar origem do comportamento do Eduardo
Segundo: conversar com os pais para entender o meio que ele vive
Terceiro: No ambiente social e escolar entender como Eduardo vê encaixa nesse contexto
Por sim, fazer uma avaliação comportamental profunda para entender as causas do seu comportamento
Citação de Pitágoras Fernandes em julho 27, 2023, 7:11 pmConsiderando que o Eduardo é o único que não está respondendo positivamente às ações do grupo, podemos concluir que o mesmo é o ponto de partida para a análise da questão. Certamente, há uma linha harmônica coletiva que não está sendo concebida pela personagem. Penso que identificar este elo coletivo e contrapor com o perfil do Eduardo seria de grande valia. Traria informações pertinentes ao universo do Eduardo, sua história e convivência em seu seio familiar traria preciosas informações que dariam indícios da razão da agressividade e dificultade da interação social. Após tal leitura, como arteducador que sou, buscaria sensibilzá-lo exibindo, ao mesmo, situações semelhantes ao seu comportamento. Como instrumentos, poderia ser usado fatos reais do cotidiano em notícias ou artísticos; literatura e cinema. Poderia ser um espelho onde o Eduardo poderia se ver e despertar a sua compreensão. Pensaria em levar à questão aos demais, buscando uma postura empática e não reativa deste coletivo, ele teria a aceitação e compreensão como resposta a suas posturas agressivas. E por último, buscaria o despertar da sublimação para o Eduardo. Um trabalho com teatro seria uma boa opção. Algo que o remetesse à atos contrários do seu comportamento, ainda que no universo fictício do teatro. Isso poderia despertar a sua sensibildade, autocontrole e prazer/satisfação na interatividade social.
Considerando que o Eduardo é o único que não está respondendo positivamente às ações do grupo, podemos concluir que o mesmo é o ponto de partida para a análise da questão. Certamente, há uma linha harmônica coletiva que não está sendo concebida pela personagem. Penso que identificar este elo coletivo e contrapor com o perfil do Eduardo seria de grande valia. Traria informações pertinentes ao universo do Eduardo, sua história e convivência em seu seio familiar traria preciosas informações que dariam indícios da razão da agressividade e dificultade da interação social. Após tal leitura, como arteducador que sou, buscaria sensibilzá-lo exibindo, ao mesmo, situações semelhantes ao seu comportamento. Como instrumentos, poderia ser usado fatos reais do cotidiano em notícias ou artísticos; literatura e cinema. Poderia ser um espelho onde o Eduardo poderia se ver e despertar a sua compreensão. Pensaria em levar à questão aos demais, buscando uma postura empática e não reativa deste coletivo, ele teria a aceitação e compreensão como resposta a suas posturas agressivas. E por último, buscaria o despertar da sublimação para o Eduardo. Um trabalho com teatro seria uma boa opção. Algo que o remetesse à atos contrários do seu comportamento, ainda que no universo fictício do teatro. Isso poderia despertar a sua sensibildade, autocontrole e prazer/satisfação na interatividade social.
Citação de Elane Cardoso da Cruz em julho 27, 2023, 7:51 pmPrimeiro: Realizar uma conversa com os pais/responsáveis de Eduardo, entender a quais comportamentos (do meio) ele presenciou/foi exposto durante a sua infância, saber como de fato ele foi criado, cuidado, protegido, desenvolvido, etc.
Segundo: Buscar inclui-lo em atividades que ele de fato goste de realizar, não apensas por obrigação/imposição, mas que dê sentido a vida dele, de forma que ele possa se sentir responsável, pertencente e importante não somente para o grupo, mas também para ele mesmo.
Terceiro: Com base no desempenho/desenvolvimento dele na realização das atividades, se for positivo, incentivar a sua liderança/envolvimento no cuidado de outras crianças/adolescentes, para que ele possa aprender a lidar com pessoas. Se caso for negativo, fazer de fato um atendimento individual/personalizado para diagnósticos mais precisos de seu desenvolvimento cognitivo.
Primeiro: Realizar uma conversa com os pais/responsáveis de Eduardo, entender a quais comportamentos (do meio) ele presenciou/foi exposto durante a sua infância, saber como de fato ele foi criado, cuidado, protegido, desenvolvido, etc.
Segundo: Buscar inclui-lo em atividades que ele de fato goste de realizar, não apensas por obrigação/imposição, mas que dê sentido a vida dele, de forma que ele possa se sentir responsável, pertencente e importante não somente para o grupo, mas também para ele mesmo.
Terceiro: Com base no desempenho/desenvolvimento dele na realização das atividades, se for positivo, incentivar a sua liderança/envolvimento no cuidado de outras crianças/adolescentes, para que ele possa aprender a lidar com pessoas. Se caso for negativo, fazer de fato um atendimento individual/personalizado para diagnósticos mais precisos de seu desenvolvimento cognitivo.
Citação de Silvio Sergios em julho 27, 2023, 10:53 pmO processo de sublimação é fundamental nesse caso uma vez que através deste processo é possível ajudar o individuo a transformar os comportamentos destrutivos em ações que benéficas para a sociedade como um todo.
O processo de sublimação é fundamental nesse caso uma vez que através deste processo é possível ajudar o individuo a transformar os comportamentos destrutivos em ações que benéficas para a sociedade como um todo.
Citação de Catia Regina Lago Alves em julho 27, 2023, 11:37 pmO conflito de Eduardo em relação a crianças mas novas, no inconsciente dele elas representam a criança Eduardo que deve ser punida. Trabalhar no Eduardo a culpa por ter a infância deturpada, atividades que possa sublimar essa fase. A partir daí envolver Eduardo em atividades em grupo, na escola, de forma que ele se sinta integrado ao meio social escolar, e esteja mudando o foco para o altruísmo. Acompanhamento do psicoterapeuta incluindo tb aos pais, seria interessante.
O conflito de Eduardo em relação a crianças mas novas, no inconsciente dele elas representam a criança Eduardo que deve ser punida. Trabalhar no Eduardo a culpa por ter a infância deturpada, atividades que possa sublimar essa fase. A partir daí envolver Eduardo em atividades em grupo, na escola, de forma que ele se sinta integrado ao meio social escolar, e esteja mudando o foco para o altruísmo. Acompanhamento do psicoterapeuta incluindo tb aos pais, seria interessante.
Citação de Renata Sanches de Godoy em julho 28, 2023, 12:10 am
- Trazer o aluno para perto - fazer ele ter confiança na equipe;
- Conhecer o ambiente familiar, identificar causas, problemas;
- Propor atividades que envolvam o garoto e a familia;
- Trazer o aluno para perto - fazer ele ter confiança na equipe;
- Conhecer o ambiente familiar, identificar causas, problemas;
- Propor atividades que envolvam o garoto e a familia;
Citação de Arlete Carvalho em julho 28, 2023, 1:17 amAproximar de Eduardo de maneira sútil,ouvi-lo de maneira informal, ouviria a família, observaria o contexto ao qual ele está inserido, depois de analisar todos esses aspectos, proporia alguma atividade na qual ele se identificaria.
Aproximar de Eduardo de maneira sútil,ouvi-lo de maneira informal, ouviria a família, observaria o contexto ao qual ele está inserido, depois de analisar todos esses aspectos, proporia alguma atividade na qual ele se identificaria.
Citação de Edson Rafael Dias Junior em julho 28, 2023, 5:26 am1. Procurar entender qual era a realidade em que esse jovem vivia em seu ambiente familiar.
2. Procurar entender qual seria seus pensamentos e sentimentos a respeito de seu comportamento e tentar extrair a raiz daquele mal.
3. E mediante a analise feita tentaria envolver este jovem em atividades que colocasse toda aquela agressividade sem que prejudicasse ou agredisse outras pessoas.
1. Procurar entender qual era a realidade em que esse jovem vivia em seu ambiente familiar.
2. Procurar entender qual seria seus pensamentos e sentimentos a respeito de seu comportamento e tentar extrair a raiz daquele mal.
3. E mediante a analise feita tentaria envolver este jovem em atividades que colocasse toda aquela agressividade sem que prejudicasse ou agredisse outras pessoas.
Citação de Eliel Lança em julho 28, 2023, 12:39 pm1-Conversar com Eduardo e trabalhar no seu passado, presente e futuro.
2-Procurar saber por qual motivos o levam a ser assim.
3-Ensina ele a se livrar desses pensamentos, atitudes, e o autoconhecimento.
1-Conversar com Eduardo e trabalhar no seu passado, presente e futuro.
2-Procurar saber por qual motivos o levam a ser assim.
3-Ensina ele a se livrar desses pensamentos, atitudes, e o autoconhecimento.
Citação de Ana Carolina Tetzl Rocha em julho 28, 2023, 12:42 pm- fazer uma análise da relação dele com os pais: se seriam os pais extremamente rígidos, abusivos; ou se Eduardo se sente abandonado, neglicenciado;
- como Eduardo reside em um ambiente socialmente hostil, verificar se Eduardo vivenciou algum evento traumático;
- incentivar a prática de algum esporte/atividade que trabalhasse a auto-estima e agressividade de Eduardo.
- fazer uma análise da relação dele com os pais: se seriam os pais extremamente rígidos, abusivos; ou se Eduardo se sente abandonado, neglicenciado;
- como Eduardo reside em um ambiente socialmente hostil, verificar se Eduardo vivenciou algum evento traumático;
- incentivar a prática de algum esporte/atividade que trabalhasse a auto-estima e agressividade de Eduardo.