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Desafio - Módulo I

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Provavelmente essas atitudes são devido a conflitos internos.

Primeiramente acredito deveria ser avaliados quais realmente são esses conflitos.

Após, tentar ouvir a pessoa para entender a motivação pela qual a leva ter essas atitudes.

Direcionar essa raiva e revolta para atividades de interesse como, esportes, artes, leitura e etc...

Acredito que o meio em que vivemos exerce grande influência sobre o indivíduo que por sua vez deixa-se ser influenciado e que com o passar do tempo se acostuma a práticas destrutivas sem nenhum tipo de culpa pois no seu meio social isso era comum. Por isso acredito em Deus porque só Ele pode nos dar uma mente diferente que mesmo convivendo em meio ao erro não fazemos igual e se fizermos Ele nós mostra o erro e como corrigí-lo.

Conversar com o garoto sobre o comportamento dele;

Entender sobre o ambiente familiar;

Procurar ajuda especializada.

Após reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo. 

1- Tendo em vista o meio em que vive, buscaria entender seu relacionamento com os familiares em casa, como os trata e como é tratado.

2- Propor um acompanhamento de análise para ele e, talvez, sua família se necessário.

3- Voltar suas energias, agressividade para um esporte de sua escolha, afim de melhorar seu comportamento e ajudar em sua formação educacional. Um bom exemplo de atividade seria uma arte marcial, que apesar de parecer violenta, ensina valores como respeito, disciplina, responsabilidade, etc.

Primeiro sondar o seu ambiente familiar

Investigar sua infância desde bebê com seus pais e investigar os possíveis traumas que o levam à esse comportamento

Conversar com adolescente com acolhimento para que sinta à vontade e colha informações sobre os seus sentimentos atuais para ajuda-lo....

 

 

Após análise do contexto familiar e estudo de caso, o aluno poderia ser convidado a participar de alguma atividade em grupo como visitar orfanatos, abrigos municipais, onde poderiam desenvolver conversas em tema livre, e brincadeiras.

Em segundo lugar, o aluno pode ser encaminhado para atividades artísticas, dentro ou fora da escola.

E em terceiro lugar, os professores podem desenvolver dinâmicas em grupo, onde o aluno tenha prazer em participar.

A primeira seria buscar entendimento de como é sua vida familiar, sua relação com os pais, pois como dito, muitos dos traumas tem relação com o complexo de édipo.

A segunda opção seria levar em consideração a sublimação proposta por Freud, uma vez que canalizando suas pulsões negativas para uma arte, algum bem social, etc, ele poderia fazer bem a si e até mesmo para a sociedade.

 

Terceira opção: terapia psicanalítica, assim como nós todos necessitamos rs

 

 

1 - Avaliação Individualizada: Realizar uma avaliação psicossocial detalhada para entender as causas subjacentes do comportamento de Eduardo, identificando fatores familiares, traumas ou influências do ambiente.

2 - Mentoria Personalizada: Atribuir um mentor ou conselheiro para trabalhar diretamente com Eduardo, criando um relacionamento de confiança e oferecendo orientação emocional e acadêmica.

3 - Programa de Habilidades Sociais: Implementar um programa estruturado para desenvolver as habilidades sociais de Eduardo, ajudando-o a lidar com suas emoções, resolver conflitos e interagir positivamenta com colegas.

Eduardo quer se destacar. Esse é o seu desejo. O problema é que ele não tem uma percepção do outro em quanto outro. Então, eu penso que seria bom que ele aprendesse por meio de jogos preparados especialmente quais são seus direitos e quais seus deveres respeito dos pares.
Como ele quer se valorizar frente aos novos alunos da escola, eu daria a ele um role de acolher os novos alunos, assim ele sublimaria seu desejo de se destacar frente a outro.
Também daria a ele a oportunidade de ensinar box ou briga livre aos pares, assim ele sublimaria seu desejo de brigar.
Finalmente, pediria a ele que fizesse cartazes para promover os esportes da escola para que sublimasse seu desejo de ter notas ruins por um de saber escrever para que ele percebesse o valor da educação e cultura, na promoção dos próprios interesses

Simone Costa e Souza Vitt and Marco Aurelio have reacted to this post.
Simone Costa e Souza VittMarco Aurelio

Aparentemente o ID desta criança está no controle absoluto, fazendo com que perca de vista as consequências e abrangência de suas ações. Assim, estabelecer uma relação de confiança entre o psicanalista e a criança, pode ser o primeiro passo e desafio, a fim de que seu psicanalista possa sugerir ambientes e situações que favoreçam e facilitem à criança, alcançar os benefícios da sublimação para, em seguida, a criança se permitir deixar vir à tona do consciente, suas motivações psíquicas, provavelmente muito profundas em seu inconsciente!

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