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Desafio - Módulo I

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1° compreender o ambiente familiar para entender o mecanismo de defesa que ele utiliza no ambiente escolar.

2° ter um diálogo próximo a realidade dele e tentar descobrir quais são os talentos que podem ser usados para a sublimação dos pontos conflituosos.

3° buscar uma análise subjetiva dos conteúdos que ele não consegue expressar, para compreender o porquê da sua resistência e o porquê do seu comportamento reativo.

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lizzmg

Buscar compreender o tipo de ralacionamento existente no ambito familiar, e a partir daí buscar métodos qualificados para poder ajudá-lo.

  1. Conversando com os pais e/ ou responsáveis para analisar os motivos dos comportamentos agressivos.
  2. Acolhendo de forma amorosa, conversando e fazendo com que ele tivesse consciência de seus comportamentos inadequados.
  3. Indicação de atividades artísticas/esportivas

Através dos ensinamentos de Freud, a sublimação é vista como um mecanismo de defesa no qual impulsos ou emoções indesejadas são canalizados para atividades socialmente aceitáveis e culturalmente valorizadas. No caso de comportamento agressivo, a sublimação poderia ser aplicada encorajando o indivíduo a redirecionar sua energia e impulso agressivo para atividades construtivas e criativas, como arte, esportes ou outras formas produtivas de expressão.

Por exemplo, alguém com tendências agressivas pode encontrar uma saída positiva por meio da prática esportiva intensa ou do envolvimento em projetos artísticos que permitam expressar suas emoções de forma não prejudicial. Dessa forma, ao invés de reprimir ou negar os impulsos agressivos, a sublimação oferece uma maneira mais saudável e adaptativa de lidar com esses sentimentos.

É importante ressaltar que o processo de sublimação geralmente requer acompanhamento profissional adequado para ajudar o indivíduo a compreender seus impulsos internos e direcioná-los adequadamente. A psicanálise freudiana fornece insights valiosos sobre essas dinâmicas emocionais complexas e pode ser útil na abordagem terapêutica desse tipo de questão. Para Eduardo indicaria: Natação, judô e música ( aprender algum instrumento musical talvez ajudaria no comportamento agressivo.

Bem, eu diria que o jovem Eduardo passava por alguns problemas familiares, problemas esses que o impediam de ter um bom relacionamento com seus colegas. Digo isso baseado em uma vivência muito parecida no fundamental, um típico valentão tinha as essas mesmas características de Eduardo e suas atitudes vinham de pais abusivos.

Levando em consideração a Sublimação e a intenção em transformar a força destrutiva de Eduardo em ações que beneficiem a ele mesmo e a sociedade como um todo, acredito que as ações mais favoraveis a essas mudanças de comportamento são:

  1. Atividades Espotivas; Onde ele se sentisse pertencente ao todo e não superior, mas agindo em  prol de um bem maior que é o time, ou atividades esportivas individuais onde pudesse canalizar essa raiva ou repressão interior em prol de atingir um objetivo
  2. Atividades Culturais; Dança, Musica, Arte, Pintura, Escultura, Artesanato, que estimule a Criatividade e desenvolva novas habilidades, novos hobbies
  3. Ação Terapeutica; Onde essa criança se sentiria ouvida, acolhida em seus desejos instintivo e na compreensão dos mesmos para que não afete a si mesmo e a comunidade que participa.

Primeira ação seria reconhecer a realidade familiar de Eduardo; segunda ação buscar encontrar uma atividade que pudesse potencializar alguma qualidade de Eduardo ex: esporte, arte, musica... : Terceira ação: promover  ferramentas para o autoconhecimento para despertar o interesse em mudança.

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Julia Dobies

A primeira ação é análise e investigação no ambiente de socialização de Eduardo, ao entender o meio onde vive conseguimos chegar ao reflexo de duas atitudes.
Segunda ação é trabalhar para que Eduardo espontaneamente compreenda as divergências e circunstancias adoecedoras do seu meio, através de indução de conhecimento do insconsciente.
A terceira ação é ajudá-lo a se desprender dessas circunstâncias de forma autônoma e consciente de seus limites de consciencia

1 - Avaliar seu ambiente familiar e relação com os mais próximos para entender melhor seu comportamento , procurando tratar a raiz do problema.

2 - Tentar desenvolver um diálogo, onde se possa encontrar meios para a redução de embates.

3 - Realizar um acompanhamento profissional, onde possam ser usadas técnicas adequadas (hipnose, diálogos) no auxilio  do tratamento mais eficaz.

Primeiro ele deve ser acolhido, ele precisa encontrar um ambiente seguro. Em seguida um diálogo para entender tanto o contexto social e razões para seu comportamento e em terceiro lugar, direcionar para atividades dentro do contexto dele, que possam ajudá-lo a se expressar, de preferência atividade que ajudem ele a ter mais controle das suas emoções e tratar a disciplina.

 

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