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Desafio - Módulo I

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Visto a discursão sugerir soluções abarcando o conceito de sublimação, penso em soluções as quais transformassem esses instintos do ID em produções menos agressivas e danosas:

Portanto:

1- algum tipo de arte marcial fornecida pela ong

2- expressão por meio da musica

3- expressão por meio da arte

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Beatriz Minte de Almeida

Primeiramente, penso que se faz necessária uma investigação pormenorizada acerca das relações que Eduardo mantém com seus próximos, principalmente no seio familiar, eis que através da mesma pode-se desvendar se ao jovem são infligidos os mesmos atos violentos e repressores que ele aplica aos seus colegas da escola. Consecutivamente, uma tentativa de conscientizar Eduardo de que ele pode ser uma vítima das opressões que sofre no lar ou vizinhança, onde, por uma questão de hierarquia e posição de indivíduo mais fraco o adolescente não pode responder a altura, e por fim, esclarecer que da mesma forma que ele é vitimizado, no seio familiar ou comunitário, também está causando sofrimento e medo aos seus colegas, e que em vez disso, poderia ajudá-los a prevenirem-se de pequenos delitos e realizar a composição de conflitos entre os mesmos, já que, de certa forma exerce sobre os mesmos certa "autoridade".

A primeira atividade seria

Na primeira atividade, eu pediria que ele fizesse um desenho do que ele mais gosta e do que ele menos gosta na vida dele, para eu eu pudesse avaliar uma possível causa.

A segunda atividade seria relacionada à algo que ele gostasse e que fosse junto com a turma,  tipo um jogo, um futebol... algo que o aproximasse da turma.

A terceira seria dar sempre um reforço positivo a cada atitude/comportamento correto.

Acredito que, em primeiro lugar, deveria conversar com o adolescente para conhecê-lo melhor: suas queixas e dores;

Depois, identificar o que lhe desperta motivação: basquete, vôlei, jogos, enfim, para direcionar essa atitude agressiva para o lado bom.

Primeira ação fazer anamnese com os pais para saber da trajetória desde a concepção,desenvolvimento na primeira infância até a fase atual,procurando perceber como é seu comportamento em casa e em qual ambiente social ele vive e se há motivos no ambiente familiar que possa ter desencadeado esse comportamento( violência doméstica, rejeição entre outras),segunda ação fazer anamnese com o própria Eduardo, partindo de uma conversa informa porém ,tentando  perceber quais suas preferências . Após estar de "posse" dessas informações iria traçar um plano de ação para amenizar o comportamento  agressivo que pudesse ser  praticado em grupo partindo de seus interesses :  arte,esporte etc... dando- lhe lugar de fala e se possível certa liderança e responsabilidade.

A partir do ponto de vista exposto, o aluno Eduardo apresenta comportamentos de opressão em pessoas mais novas, logo, pode estar relacionado a experiências vividas por ele, na qual tenha se sentido oprimido, menosprezado, ridicularizado ou mesmo agredido por alguém mais velho. Por este motivo, entendo que a intervenção precisaria ser mais ambiental, trabalhando primeiramente o ecossistema.

As três tratativas que eu ofereceria no ambiente escolar seriam:
1ª) Criaria o projeto "família na escola", na qual convidaríamos trimestralmente o núcleo familiar de todos os alunos para a escola com a intenção de promover o desenvolvimento de competências sócio emocionais nos lares. Neste projeto, além de palestras com especialistas da área da saúde, haveria a programação do atendimento gratuito psicológico individualizado para os pais.
2ª) Inclusão no conteúdo programático de atividades culturais externas, práticas de atividades físicas e trabalhos em sala de aula com temas relacionados a sentimentos, emoções e autoconhecimento. Entendendo o que motiva o comportamento humano e as consequências negativas e positivas de ações individuais na sociedade.
3ª) Abriria 2 rodas de conversa com propósito terapêutico, sendo: a primeira para alunos que sofreram ou presenciaram atos de abuso, assédio, bullying ou outra forma de violência física ou psicológica, e a segunda para alunos que reconheçam ter dificuldade para regulação da agressividade, que praticaram atos de violência física ou verbal e desejam entender melhor esse comportamento, identificar os próprios gatilhos e como evitá-los.

Para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo é necessário compreender o motivo que o leva agir dessa forma, quais seus sentimentos em relação a isso e o meio social em que vive. É preciso também investigar se em casa ou em outro espaço, o menino está sofrendo alguma forma de violência ou abuso. A partir da análise feita e considerando a compreensão freudiana sobre a sublimação, deve-se colocar Eduardo em atividades que favoreçam um melhor comportamento e convívio social e canalize suas emoções, tais como: pintura, teatro, dança, práticas de esporte, cursos técnicos, música e leitura.

 

 

 

1º. Envolver Eduardo em atividades artísticas para que ele possa extravasar a sua dor ou frustação.

2º. Verificar, em âmbito familiar, o que está influenciando o seu comportamento agressivo de tal forma que a sua resposta continua sendo agressividade ao longo dos anos.

3º. Sessões para Eduardo se abrir e poder ajudá-lo.

Pensando em atividades específicas para o processo de sublimação, sugiro dança, capoeira ou boxe e criar letras de música para expressão livre de pensamentos. Não havendo a intenção de compartilhar a composição, Eduardo poderia rasgar o papel depois de escrever, queimá-lo ou jogar numa privada e dar a descarga. Algo envolvendo um ritual de desprendimento, transformação, mudança de estado.

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Marcia de Moura Archanjo
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