Desafio - Módulo I
Citação de Marisa Cardozo de Sousa em fevereiro 25, 2024, 7:01 pm1: verificar convivência e cultura de vida em comum da familia
2: açao investigativa , a partir de conversas com Eduardo
3: procurar ajuda profissional
1: verificar convivência e cultura de vida em comum da familia
2: açao investigativa , a partir de conversas com Eduardo
3: procurar ajuda profissional
Citação de Angelita Faleiro de Souza em fevereiro 25, 2024, 8:47 pmA percepção subjetiva do eu, é a imagem que o individuo tem de si, formados pelos elementos conscientes e inconscientes. Sendo esses dois conceitos de fundamental importância para o entendimento da estrutura psíquica e dinâmica mental no estudo da psicanálise.
A imagem e representação social do eu, na psicologia social, são estudadas a partir da interação do indivíduo com o ambiente social que ele se encontra, e a influência, deste, sobre o indivíduo. Sendo a identidade pessoal construída a partir da compreensão de como nos percebemos em ralação aos outros e, de como eles nos percebem. A psicologia social analisa fatores determinantes na construção do eu pessoal através da leitura do meio social. Analisando fatores sociais, situacionais e culturais que moldam a autoimagem, somando a estas análises, normas culturais e as influências dos grupos sociais sobre o indivíduo, influenciando na formação da identidade individual. Esta abordagem coloca em evidência a natureza dinâmica e contextualizada da construção do eu individual na interação com o meio social em que vive.
Na visão psicanalítica, a relação entre corpo e imagem está diretamente ligada ao desenvolvimento psíquico e existencial do indivíduo. A imagem envolve a exploração do inconsciente através das análises das experiências passadas e desejos reprimidos complexos que interferem diretamente na forma como o corpo e percebido e vivenciado, para a psicanálise essa interação, entre imagem e corpo, contribue na formação da identidade e compreensão do self.
A percepção subjetiva do eu, é a imagem que o individuo tem de si, formados pelos elementos conscientes e inconscientes. Sendo esses dois conceitos de fundamental importância para o entendimento da estrutura psíquica e dinâmica mental no estudo da psicanálise.
A imagem e representação social do eu, na psicologia social, são estudadas a partir da interação do indivíduo com o ambiente social que ele se encontra, e a influência, deste, sobre o indivíduo. Sendo a identidade pessoal construída a partir da compreensão de como nos percebemos em ralação aos outros e, de como eles nos percebem. A psicologia social analisa fatores determinantes na construção do eu pessoal através da leitura do meio social. Analisando fatores sociais, situacionais e culturais que moldam a autoimagem, somando a estas análises, normas culturais e as influências dos grupos sociais sobre o indivíduo, influenciando na formação da identidade individual. Esta abordagem coloca em evidência a natureza dinâmica e contextualizada da construção do eu individual na interação com o meio social em que vive.
Na visão psicanalítica, a relação entre corpo e imagem está diretamente ligada ao desenvolvimento psíquico e existencial do indivíduo. A imagem envolve a exploração do inconsciente através das análises das experiências passadas e desejos reprimidos complexos que interferem diretamente na forma como o corpo e percebido e vivenciado, para a psicanálise essa interação, entre imagem e corpo, contribue na formação da identidade e compreensão do self.
Citação de kevenn em fevereiro 25, 2024, 9:09 pmprimeiro deveríamos avaliar o que leva o jovem a cometer tais ações e tentar sanar suas faltas, tanto pessoais, quanto emocionais ou físicas.
segundo deveríamos levar o jovem a um profissional especializado
terceiro deveríamos nos mostras receptivos aos seus problemas, mostrando-o que ele não esta sozinho e que tem uma vida melhor a ser vivida no qual a ele esta seguindo.
primeiro deveríamos avaliar o que leva o jovem a cometer tais ações e tentar sanar suas faltas, tanto pessoais, quanto emocionais ou físicas.
segundo deveríamos levar o jovem a um profissional especializado
terceiro deveríamos nos mostras receptivos aos seus problemas, mostrando-o que ele não esta sozinho e que tem uma vida melhor a ser vivida no qual a ele esta seguindo.
Citação de Mirian Silva de Moraes Leiria em fevereiro 26, 2024, 1:50 pmPrimeiramente conversar com o aluno, para conhecê-lo melhor e também conhecer a família e o ambiente onde convive para tentar conhecer e compreender melhor seu comportamento. Após trabalhar com o aluno e família as questões identificadas e as que forem aparecendo no decorrer do processo.
Primeiramente conversar com o aluno, para conhecê-lo melhor e também conhecer a família e o ambiente onde convive para tentar conhecer e compreender melhor seu comportamento. Após trabalhar com o aluno e família as questões identificadas e as que forem aparecendo no decorrer do processo.
Citação de Andrea Quirino Muniz em fevereiro 26, 2024, 4:52 pmPrimeira etapa seria uma análise de ambiente familiar e histórico de algumtranstorno na família, detectar as causas deste comportamento que creio ser auto defesa w traseferência, segundo é criar um vínculo com Eduardo a ponto dele confiar e chegar a conclusão que ele pode ser diferente , utilizando ferramentas necessárias para que para dele a vontade de ser diferente e com isso mudar o comportamento.
Primeira etapa seria uma análise de ambiente familiar e histórico de algumtranstorno na família, detectar as causas deste comportamento que creio ser auto defesa w traseferência, segundo é criar um vínculo com Eduardo a ponto dele confiar e chegar a conclusão que ele pode ser diferente , utilizando ferramentas necessárias para que para dele a vontade de ser diferente e com isso mudar o comportamento.
Citação de joeltph em fevereiro 26, 2024, 5:46 pm1ª Investigar, o relacionamento familiar.
2ª Investigar se houve algum de tipo de abuso, emocional, intelectual ou físico.
3ª Aplicar terapias que o mesmo pudesse se abrir, tentar a hipnose entre outros.
1ª Investigar, o relacionamento familiar.
2ª Investigar se houve algum de tipo de abuso, emocional, intelectual ou físico.
3ª Aplicar terapias que o mesmo pudesse se abrir, tentar a hipnose entre outros.
Citação de ELISANGELA DE SA MUNIZ COSTA em fevereiro 26, 2024, 6:47 pmNo primeiro momento o que sociedade tem como oferecer um incentivo sociocultural para jovens da faixa etaria de Eduardo.
Segundo momento buscar formas de entender junto com os familiares de Eduardo como está a sociedade qual tipo deamigos está tendo por perto.
Terceiro momento ação seria buscar uma forma preencher o espaço oscioso que ele tem com atividades.
No primeiro momento o que sociedade tem como oferecer um incentivo sociocultural para jovens da faixa etaria de Eduardo.
Segundo momento buscar formas de entender junto com os familiares de Eduardo como está a sociedade qual tipo deamigos está tendo por perto.
Terceiro momento ação seria buscar uma forma preencher o espaço oscioso que ele tem com atividades.
Citação de ceci em fevereiro 26, 2024, 8:05 pmNuma conversa , privada, devemos elencar os comportamentos apresentados
e descobrir atraves de jogos e desenhos, evidencias para iniciar uma relacao entre as atitudes de Eduardo e seus desejos e insegurancas.
Exercicios de respiracao e massagem, seriam indicados.
Numa conversa , privada, devemos elencar os comportamentos apresentados
e descobrir atraves de jogos e desenhos, evidencias para iniciar uma relacao entre as atitudes de Eduardo e seus desejos e insegurancas.
Exercicios de respiracao e massagem, seriam indicados.
Citação de Tc Thiago Cesar em fevereiro 26, 2024, 11:02 pmAnalisando o comportamento de Eduardo, primeiramente é necessário entender o porque da agressividade. Acredito que o primeiro ponto é descobrir como é sua convivência com a família, acredito que o reflexo da criança na interação com o outro esta intimamente ligado a sua relação com a família. Segundo ponto é descobrir como ele enxerga as pessoas em sua volta, isso inclui amigos e principalmente sua família, pois agressividade é o manifesto de algo que ele não consegue controlar por dentro. O terceiro passo seria acolher suas dores e encontrar ajuda-lo a liberar toda intensidade em algo que ele possa se expressar, sem prejudicar alguém seja com musica, desenho etc. Acredito que a agressividade é uma forma que ele pede socorro para ser compreendido e aceito.
Analisando o comportamento de Eduardo, primeiramente é necessário entender o porque da agressividade. Acredito que o primeiro ponto é descobrir como é sua convivência com a família, acredito que o reflexo da criança na interação com o outro esta intimamente ligado a sua relação com a família. Segundo ponto é descobrir como ele enxerga as pessoas em sua volta, isso inclui amigos e principalmente sua família, pois agressividade é o manifesto de algo que ele não consegue controlar por dentro. O terceiro passo seria acolher suas dores e encontrar ajuda-lo a liberar toda intensidade em algo que ele possa se expressar, sem prejudicar alguém seja com musica, desenho etc. Acredito que a agressividade é uma forma que ele pede socorro para ser compreendido e aceito.
Citação de Luciano em fevereiro 27, 2024, 12:36 am1 conversar com o aluno, sobre a sua vida em família e como ela é, ou seja procurar entender como é o ambiente onde ele mora.
2 montar um mapa sobre tudo que pode estar contribuindo para esse adolescente ser rebelde e estar passando por esse processo difícil de convivência.
3 Procurar um profissional que se encaixe nesse rastreamento que foi feito sobre o aluno , ou seja onde ele mora e seus problemas e assim poder ajudá-lo nisso , com o tratamento adequado.
1 conversar com o aluno, sobre a sua vida em família e como ela é, ou seja procurar entender como é o ambiente onde ele mora.
2 montar um mapa sobre tudo que pode estar contribuindo para esse adolescente ser rebelde e estar passando por esse processo difícil de convivência.
3 Procurar um profissional que se encaixe nesse rastreamento que foi feito sobre o aluno , ou seja onde ele mora e seus problemas e assim poder ajudá-lo nisso , com o tratamento adequado.