Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 420 of 486Next

Penso que a primeira coisa a se fazer é conversar com Eduardo, buscando compreender o que tem acontecido com ele e a origem do problema, observando se passa por situações complicadas em casa, pois existe a possibilidade do mesmo estar copiando hábitos aprendidos.

 

Em seguida buscaria conhecer mais sobre seu ambiente familiar através de professores, amigos próximos e por fim conversar com os pais sobre estar preocupado com o comportamento do Eduardo.

 

Ao entender mais sobre a situação que o menino tem passado, buscaria tentar primeiramente ter conversas mais frequentes com o mesmo, para que ele possa aprender se expressar com palavras o que tem sentido, ao invés de ações agressivas, além de incentivar a colocar ele em atividades em grupo e que exijam concentração, para que necessite conversar com seus colegas e pedir ajuda sempre que necessário.

 

Primeiro tentaria conversar com pessoas próximas para saber sobre esse comportamento na sua vida social depois, apostaria em uma aproximação amigável afim de resolver os conflitos recorrentes, se nada der certo pediria aos seus responsáveis para procurarem ajuda especializada o quanto antes.

Proposta de atividade n:1 - Uma atividade inicial seria promover o autoconhecimento e reflexão sobre os impulsos do adolescente. Isso poderia ser feito por sessões de psicoterapia onde o adolescente será encorajado a explorar suas emoções, traumas do passado e conflitos internos.

proposta de atividade n:2 - Analise dos sonhos, ao explorar o sonho do adolescente é possível identificar padrões de comportamento recorrentes e questões mal resolvidas.  ajudaria na busca de soluções

Proposta de atividade n:3 - expressão criativa e sublimação, seria um processo para canalizar impulsos e energias intuitivas, como a arte , musica... enfim.

 

Depois de uma investigação do seu comportamento familiar e pessoal e baseado na análise Freudiana, seria necessário envolver o Eduardo em atividades esportivas, intelectuais ou artísticas, fazendo um acompanhamento. Dessa forma ele vai se envolver, criar vínculo e demonstrar as áreas que podem ser trabalhas. Daí inconscientemente, ele vai expor seus traumas, medos e inseguranças.

Esse adolescente em primeiro lugar, precisa ter uma atenção toda especial .

Voltada com acolhimento e afeto, tem quem ser investigada a razão pelo qual motivo levou está tendo esse tipo de comportamento inadequado.

Dá a esse adolescente amparo e ouvi-lo com muita atenção sobre sua história de vida.

Segundo a sublimação a intenção é proteger o indivíduo da punição.

Manter a ordem social, e transformar uma força interior destrutiva em ações que beneficiam a sociedade como um todo.

 

Como paciente faria uma anamnese com Eduardo.

 

Chamaria sua família para entender o contexto e o meio em que ele vive.

E nesses casos é importante a participação e o apoio da família.

 

E como estamos trabalhando em uma ONG, traria essa percepção de ajuda mútua e voluntária para Eduardo entender que ele pode usar o seu potencial para o bem.  Incentivando Eduardo a prática de algum esporte arte cênica música e outros... afim de que assim ele expresse suas emoções e observando seus atos falhos descobrindo a raiz que faz de suas atitudes agressivas e baixo desempenho para com aquilo que ele se identifica e ou aprenda se torne algo com o que lhe der prazer e desejo de mudança e cooperação para o bem comum

 

A raiva é uma forma de energia poderosa, assim como outras emoções. Ele deveria ser ensinado canalizá-la,e usar para criar, produzir, trabalhar, treinar esportes ou praticar uma arte. A chave está em aprender a direcionar essa força de maneira construtiva.

Primeiramente é necessário entender o contexto familiar em que esse aluno está inserido.

Conversar com o aluno e entender os seus traumas e medos.

mostrar para o aluno que com diálogo é possível resolver grande parte dos problemas.

Partiria de uma anamnese através de conversas sobre o que desperta a atenção de Eduardo, algum elemento em que ele possa se expressar. Seja música, grafites, televisão ou jogos. A partir desse levantamento, faria uma ação para que ele possa adquirir técnicas na ferramenta para expressar seus sentimentos. Como exemplo, caso goste de grafites de rua utilizados materiais vindos da rua, como placas de madeira para ele começar a pintar direcionando ele para q essa pintura tenha a intenção de expressar acontecimentos e sentimentos de seu dia a dia. E a partir dessa prática, analisar o que está sendo expresso. Dando a ele uma ferramenta ao mesmo tempo induzindo uma sublimação.

Acredito que buscando entender

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 am

Após reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo. 

Considerando a sublimação,  podemos aplicar:

Entrevista para idênticar preferências e hobbys.

Escolher e ajudar a desenvolver essa atitude junto ao Eduardo.

Acompanhar a evolução e direcionamento positivo que está sendo aplicado.

PreviousPage 420 of 486Next