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Desafio - Módulo I

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Para ajudar Eduardo a mudar seu comportamento agressivo e desinteressado, é importante abordar suas necessidades emocionais e oferecer atividades que estimulem sua sublimação, canalizando sua energia de forma mais construtiva. Aqui vejo frente ao caso que temos 03sugestões:

  1. Programa de Mentoria e Aconselhamento Individualizado:

    • Designar um mentor para Eduardo, alguém que ele respeite e com quem ele se sinta à vontade para conversar.

    • O mentor pode fornecer aconselhamento individualizado, ouvindo as preocupações de Eduardo, oferecendo orientação e incentivando-o a expressar suas emoções de forma saudável.

  2. Oficinas de Expressão Artística e Criativa:

    • Oferecer oficinas de arte, música, teatro ou outras formas de expressão criativa.

    • Essas atividades permitem que Eduardo canalize sua energia de maneira construtiva, expressando suas emoções de forma não violenta e desenvolvendo habilidades positivas.

  3. Programa de Educação Socioemocional:

    • Implementar um programa educacional que ensine habilidades socioemocionais, como empatia, resolução de conflitos, comunicação não violenta e controle emocional.

    • Eduardo pode se beneficiar ao aprender a reconhecer e lidar com suas próprias emoções, além de entender melhor as emoções dos outros e como interagir de maneira mais positiva.

Essas seriam algumas ações que viriam proporcionar a Eduardo oportunidades de desenvolvimento pessoal e social, incentivando-o a encontrar formas mais saudáveis de lidar com suas emoções e interagir com os outros.

Os mecanismos de defesa nos protege da culpa e auto-agressão. Sendo assim, alcança-se a sublimação. A partir deste importante tópico da psicanálise se percebe como os mecanismos de defesa podem colaborar para uma sociedade mais harmônica.

No caso em questão seria importante se utilizar da arte para iniciar um processo de sublimação dos desejos frustrados ou emoções tumultuosas. Assim os impulsos violentos poderiam ser menos danosos.

Outra providência seria atendimento com psicanalista para que juntos fossem obtendo consciências sobre o que gera limitações. Assim,   a partir do autoconhecimento, possibilitaria formas autônomas e livres para gerar segurança em si e possibilidades de desenvolvimento do potencial verdadeiro de sua personalidade.

Debates e grupos de estudos dos estudantes. O direito de se desenvolver conforme suas característica pessoal dá maior abertura para trabalhar as diferenças e compreender a importância do respeito para uma sociedade mais organizada e saudável.

Diante do quadro apresentado do adolescente e da sua agressividade persistente, em primeiro lugar buscar entender como é o relacionamento familiar, crenças dos pais e tipos de ações tomadas mediante comportamentos impulsivos, se vivencia algum tipo de agressividade familiar se recebe punições severas se existe algum trauma ou se sente-se ameaçado, buscar assim junto com a família abordar novas ações e inserção de atividades que preencham o tempo disposto as condições que o colocam na defensiva o fazendo entender o quão forte é sendo produtivo e servindo em comunidade e completando suas missões de vida.

A sublimação, segundo a teoria freudiana, é um mecanismo de defesa maduro no qual impulsos socialmente inaceitáveis ou idealizações são transformados em ações ou comportamentos socialmente aceitáveis, isso pode resultar na conversão de longo prazo do impulso inicial. Aqui são três razões| atividades que poderiam ser utilizadas para favorecer a mudança de comportamento  de Eduardo, considerando o processo de sublimação:

 

  • Atividade Artística
  • Esportes e exercícios físicos
  • Trabalho Voluntário

Essas atividades não apenas ajudam na sublimação de impulsos, mas também promovem o crescimento pessoal e a integração de Eduardo.

Ação número 1, ajudar Eduardo a perceber por meio de acolhimento, especialmente pela escuta, sua singularidade;

Ação número 2, ajudar Eduardo a perceber que sua energia agressiva, o difere da dos outros colegas e quando usada de forma negativa  causa consequências ruins para si e para quem com ele convive, nesse momento sugiro assistir filme ou desenho sobre ações violentas e suas consequências;

Ação número 3, ajudar Eduardo a sublimar suas ações agressivas em ações positivas para si e para o ambiente  em que vive, por meio de práticas esportivas, especialmente  lutas, como capoeira e artes marciais, ancoradas em bases éticas e morais,  onde ele terá a oportunidade de trabalhar essa energia, de fundo agressivo, canalizando-a para benefício próprio, ajustada socialmente e com potencial de fornecer autocontrole e equilíbrio emocional.

A psicanálise surgiu e foi um modo radical, um novo conceber do ser humano, ela trouxe um novo olhar sobre o nosso interior, o  interior dos seres humanos.

Seu desenvolvimento se deu por meio de Freud, ele desejava entender a si mesmo, e para melhor seus pacientes, Freud se debatia procurando as causas do esquecimento e a neutralização das memórias e eventos traumáticos e a partir daí teve a descoberta sobre o consciente, inconsciente e sublimação .

Entre 1920 aperfeiçoando suas descobertas Freud concebeu uma segunda  teoria, sobre o aparelho psíquico, que é composto por três componentes: Id, Ego e Superego.

Realizar diálogos para compreender os motivos dessas ações. Partindo para uma análise do ambiente a qual Eduardo, frequenta diariamente, pois pode modificar totalmente sua forma de agir socialmente;

Segundamente, diante dos estudos de Sigmund Freud, o inconsciente de cada ser humano há mecarnimo de defesa no sentido de causar a escassez da culpa. Sendo assim, o local que Eduardo frequenta diariamente pode ser o causador dessas suas brigas sem seu ambiente escolar;

Por fim, caso não ocorra a resolução desse problema, é necessário a busca de ajuda profissional para entender o causador desses problemas em grande parte das pessoas que moram em comunidades no Rio de Janeiro.

Primeiro lugar conhecer um pouco da história do Eduardo, tentar entender a partir de quando esse comportam começou, depois tentar dar opções para qué ele consiga se inserir com os amigos,  através de brincadeiras , passeios, encontros religiosos , coisas que ele possa se sentir mais a vontade para se abrir,  e por último tentar fazer com que ele crie uma confiança, a ponto que nos permita chegar até seu inconsciente, para ajudarmos a curar os traumas que existem lá.

Olá!

A primeira ação seria chamá-lo para uma conversa, ouvir sobre seu momento de vida, sua relação com seus pais e irmãos, entender quais são os seus principais medos e conflitos e seus hobbies.

A segunda ação seria propor que ele tivesse algum tipo de relevância no grupo, como talvez ser um assistente da turma, supervisionando as brincadeiras dos demais alunos, com isso promovendo o sentimento de pertencimento e importância

A terceira ação, seria propor metas e incentivos para a melhoria do seu comportamento, como uma forma de reconhecimento pelos seus esforços e contribuição

Dessa forma, ele se sentiria ouvido, visto, pertencente e reconhecido.

abraços!

Renata Rebelato

A primeira ação seria investigar como Eduardo e tratado em casa.

A segunda ação seria acolher e conversar com Eduardo para poder direcionar sua atitudes.

A terceira ação é colocar em pratica como ele realemnte deve melçhorar seu comportamento.

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