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Desafio - Módulo I

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Conforme penso, observo que Eduardo desde os 6 anos se envolve em delitos. Creio que Eduardo sofreu algum tipo de violência ou abuso. Ele carrega consigo uma energia represada tão forte que os mecanismo de defesa e controle do inconsciente não puderam conter. Aquilo que não foi sublimado se manifestou em forma de violência. Eduardo tenta compensar a dor que sente dentro de sí através da violência. Ele se espelha nos amigos e entes próximos os quais são seus heróis e símbolo de força. Eduardo quer ser forte para  impedir novos abusos. Sugiro encaminhar para terapia onde serão avaliado o convívio familiar e social. Também seria bom aproxima-lo de atividades que consumam essa energia represada (Pulsão). Por fim, atividades artísticas a fim de deixar que o próprio inconsciente fale...

Primeira buscar o que leva ele a fazer isso, esse é o meio de chamar a tenção pra ele.

Sendo assim tentar incluir ele no que eles gosta de fazer e dispertar curiosidade e inclusão.

E por fim propor desafios na qual ele se ele tenha interesse de aprender  faze-lo.

Procurar entender os pensamentos e os sentimentos interior a resistência e a repressão e buscar o caminho para reverter a situação

Acredito que um diálago com o Eduardo a primeira instância a fim de buscar informações que possam entender o que originou e como ele se coloca nessa situação.

Depois um diálago com os páis do Eduardo para entender como é a relação familiar.

Com base nas respostas obtidas, desenvolver de forma lúdica uma reprogramação e uma ressocialização com Eduardo para que tenha beneficios da vivência em sociedade.

Em primeiro lugar ,buscaria de alguma forma conhecer a familia ,pois o ambiente o texto ja nos expressa um local de violencia ,que ajuda nesse comportamento...porem é no seio familiar que esse individuo tem suas primeiras caracteristicas formadas.

Em segundo ,uma atividade que Eduardo pudesse desenvolver de forma há subliminar esse ID.

E em terceiro a análise com Eduardo.

A primeira providencia seria conversar com os pais, ou cuidadores. Conhecer a historia e em qual contexto ele esta inserido. Saber como foi a sua educação, conhecer os seus valores.

Acredito que inicialmente se faz necessário fazer o acolhimento deste aluno, saber suas angustias e demandas. depois fazer uma reunião com os pais para entender a dinamica familiar, em que contexto vive. ouvir os colegas e criar ferramentas sobre como melhor auxiliar este adolescente. haja visto que este comportamente reverbera a partir de situações vivencidas em seu cotidiano.

 

Temos poucas informações de Eduardo, além de saber que ele mora em uma zona onde existe violência e que desde os 6 ele comete pequenos delitos. Acredito eu que Eduardo tenha presenciado muitos episódios de violência tanto dentro como fora de casa, o que trouxe a ele a normalização de seu comportamento.

Levando em consideração o benefício da sublimação, toda essa energia que Eduardo usa para a violência poderia se transformar em benefício para ele e para a comunidade.

A primeira coisa seria trazer a lembrança as vivencias da infância para assim tornar consciente o seu atual comportamento.

Segundo, sugerir interações com esportes e artes marciais.

Terceiro, motiva-lo a influenciar outras pessoas sobre os benefícios que ele está colhendo em sua vida.

A primeira ação seria conversar com os pais e saber o que esta ocasionando o comportamento do menino. A segunda ação seria ouvir o menino como ele se sente e o que leva ele a canalizar sua dor e desinteresse pelo estudo, entender o que ele gosta e se interessa. A terceira ação seria inserir ele em grupos, cursos de coisas que ele gosta e vai fazer ele se sentir bem.

Para ajudar Eduardo a mudar seu comportamento agressivo e desinteressado, é importante abordar suas necessidades emocionais e oferecer atividades que estimulem sua sublimação, canalizando sua energia de forma mais construtiva. Aqui vejo frente ao caso que temos 03sugestões:

  1. Programa de Mentoria e Aconselhamento Individualizado:

    • Designar um mentor para Eduardo, alguém que ele respeite e com quem ele se sinta à vontade para conversar.

    • O mentor pode fornecer aconselhamento individualizado, ouvindo as preocupações de Eduardo, oferecendo orientação e incentivando-o a expressar suas emoções de forma saudável.

  2. Oficinas de Expressão Artística e Criativa:

    • Oferecer oficinas de arte, música, teatro ou outras formas de expressão criativa.

    • Essas atividades permitem que Eduardo canalize sua energia de maneira construtiva, expressando suas emoções de forma não violenta e desenvolvendo habilidades positivas.

  3. Programa de Educação Socioemocional:

    • Implementar um programa educacional que ensine habilidades socioemocionais, como empatia, resolução de conflitos, comunicação não violenta e controle emocional.

    • Eduardo pode se beneficiar ao aprender a reconhecer e lidar com suas próprias emoções, além de entender melhor as emoções dos outros e como interagir de maneira mais positiva.

Essas seriam algumas ações que viriam proporcionar a Eduardo oportunidades de desenvolvimento pessoal e social, incentivando-o a encontrar formas mais saudáveis de lidar com suas emoções e interagir com os outros.

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