Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 455 of 697Next

Considerando os efeitos do mecanismo de defesa da sublimação apresentar possibilidade para Eduardo expressar seus desejos inconscientes de forma que seja aceita pela sociedade e some no entorno do seu convívio, eu sugeriria a tentativa do encaminhamento desse aluno para aulas de musica como forma de expressão de seus sentimentos tentando com que o som dos instrumentos organize sua psique. Outra tentativa seria apresentá-lo as artes plásticas como ceramicas, pinturas como forma de usar sua concentracao e desejos de materializaçao em algo concreto. E por fim, caso nao houvesse sucesso nas tentativas anteriores, levaria EDuardo para uma oficina de teatro ou canto afim que ele pudesse se sproveitar de uma caracterização ou de um personagem para extravasar e expor seus desejos intimos e inconscientes.

Em primeiro lugar, buscar entender como Eduardo é com a família. Conhecer sua família, o contexto da qual vive.

Segundo lugar, desenvolver atividades das quais Eduardo aprecie e participe , buscando a interação que possibilitará a sublimação para atividades socialmente aceitas, diferentes das quais ele era acostumado (brigas, delitos, etc).

Terceiro e última ação, manter uma comunicação com Eduardo, através da análise pessoal e/ou em grupo , já que se trata de uma comunidade de específica. Em grupo seria melhor! Acredito que, a escuta analítica traz inúmeros benefícios para toda e qualquer pessoa independente de sua idade e contexto social.

  1. Procuraria compreender o contexto e a dinâmica familiar do Eduardo;
  2. Procuraria compreender o Eduardo;
  3. A partir dessas compreensões, veria o que poderia ser feito para ajudá-lo a conhecer a si mesmo, o que acontecendo, melhoraria o seu comportamento.

Primeiro, buscar conversar com o garoto e se atentar a tudo que ele diz e também o que não diz, para caso haja algum conflito interno, trauma ou ressentimento sobre algo, e também conversar com os pais para saber como é ambiente em casa.

Segundo utilizar de alguns artifícios para identificar pontos fortes do rapaz e utilizar isso ao meu favor, incluindo ele em atividades que o interessam e estimulem e que também ajudem no desenvolvimento do mesmo.

Terceiro, juntamente com a ajuda um especialista buscar possíveis falhas anatômicas na estrutura cerebral para sanar quaisquer dúvidas se vai haver a necessidade de um acompanhamento com remédios ou apenas o acompanhamento individualizado comigo, o psicanalista.

1ª ação seria investigar junto aos pais como foi e é a rotina familiar, possibilitando identificar como foi a educação (pais = figuras de autoridade) presentes ou ausentes e também o convívio entre todos da casa (violência física, verbal ou Moral).

2ª ação seria verificar a rotina específica do Eduardo, o que ele faz ou consome no tempo livre? Onde frequenta enquanto não está na escola? Tem amigos ou prefere ficar sempre sozinho? Consome muita internet e quais tipos de conteúdo consome?

3ª ação seria Elaborar (em parceria com Eduardo) uma rotina com esportes que ele goste, agendar com os pais ou responsável um tempo de qualidade entre eles e o Eduardo e com toda a certeza indicar um bom terapeuta...

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 am

Após reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo. 

As ações propostas seriam: Envolvimento em esportes, especialmente os que envolvem contato físico ou competição, para canalizar a agressividade de Eduardo de maneira positiva. Atividades artísticas como música, teatro, dança, pois seria uma maneira de expressar suas emoções de forma criativa e participação em projetos comunitários como revitalização de espaços públicos e ajudar outras pessoas para criar um senso de propósito e pertencimento.

psicanálise clínica mostra-se muito mais profunda ao estudá-la  do que propriamente vista observada do lado de fora, nos mostra que nem sempre o inconsciente juntamente com as suas fantasias e desejos podem ser ignorados. Esse início está sendo muito importante para o complemento da formação em bacharel em  teologia livre  que fiz aqui nessa instituição IEVI.

  1. 1- atrair o indivíduo com uma proposta amigável sem barreiras.

2- compreender suas inúmeras dúvidas sobre suas guerras interiores.

3- procurar aplicar um plano de inclusão ao seu centro e estabelecer o mesmo só ceio social com acompanhamento periódico.

Paula Castilho has reacted to this post.
Paula Castilho

Inicialmente, criar  algum vínculo com Eduardo, descobrindo o seus gostos e suas preferências, em seguida, procurar informações sobre o ambiente familiar de Eduardo, como ele está inserido nesse ambiente. A partir dessas informações, montar um plano de ação com intervenções para o desenvolvimento socioemocional e de aprendizagem.

Paula Castilho has reacted to this post.
Paula Castilho

1-Todo Rio que deságua em algum lugar tem seu ponto de origem, ou seja uma fonte; A investigação deve ser o primeiro passo a ser feito, iniciando pelo seio  familiar eu procurar entender a sua rotina de vida juntamente com as mais próximo pessoa convivência diária.

2- Usar de cautela ao se aproximar sempre tentando não questionar as suas ações como forma de ele se sentir numa situação de vilão, mas tentar dentro do diálogo buscar informações que te traz das orações repentinas que de uma certa forma por mais que seja agressiva, pode ser que para ele ser um cenário comum, dependendo do que ele vivenciou ou pode ainda estar vivenciando e seu âmbito familiar.

3- Procurar também orientar aos profissionais de ensino métodos que venham ajudar quebrar esse paradigma e trazendo de novo ao processo de aprendizagem e mostrando, para ele que é capaz de se relacionar com os outros.

 

Quando algumas expressões são expressadas por um indivíduo, muitas das vezes julgamos o comportamento e até atribuímos somente a ele, até concordo em partes sem tirar a responsabilidade do indivíduo de suas ações, mas mas dentro do que estamos estudando é muito importante essa investigação para que possamos ter um sucesso e decifrar o indecifrável até aquele momento por pessoas que até então não viam uma solução para o problema.

PreviousPage 455 of 697Next