Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 521 of 697Next

1- Conversar

2- Entender

3- Agir

 

Primeiro ouviria todas as coisa que ele tem à dizer, como se sente o que pensa sobre as coisas ao seu redor. Segundo lugar, perguntarias quais atividade ele gosta, e por ultimo ajudaria interagir com amigos de gostos em comum para se sentir mais aceito

1 procurar ajuda especializada

2 investigar sua relação com a família, é muito provável que seu comportamento esteja associado ao ambiente onde cresceu

Primeira ação: conhecer e avaliar o meio e convívio familiar. Com quem Eduardo mora? Quais são os membros de sua família?

 

Segunda ação: pesquisar o histórico de Eduardo. Como foi sua infância? Quais são suas experiências e vivências?

 

Terceira ação:  Oferecer atividades que possam despertar interesse em Eduardo, como artes ou projetos paralelos aos estudos.

Em primeira instância acionária os responsáveis do Eduardo.

Buscaria identificar o tratamento dos responsáveis com Eduardo em casa.

Através das análises feitas com os responsáveis entendendo o contexto, só assim buscaria uma solução cabível para Eduardo e os de sua volta.

Sendo assim para conseguir identificar de modo mais claro e objetivo para que de fato contornarmos a situação,  acredito que são de grande importância esses três pilares:

  • Amparar -  ele precisa ser acolhido e não julgado no primeiro momento;
  • Dialogar -  ouvir Eduardo e entender o que levou ele ter esse comportamento;
  • Convívio Social - um olhar mais critico ao ambiente familiar.

Considerando a teoria psicanalítica freudiana e os conceitos da sublimação onde os impulsos e as energias instintivas são redirecionadas para atividades moralmente aceitáveis, seria interessante direcionar e inserir na rotina de Eduardo atividades como:

Primeiro artes marciais ou esportes de contato.

Segundo atividades artísticas como pintura, escultura ou música.

Terceiro ser inserido em projetos e serviços comunitários que incentivem a liderança.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 am

Após reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo. 

A primeira ação seria uma avaliação sobre o passado do Eduardo, desde sua gestação, o ambiente onde ela transcorreu até o seu nascimento; segunda ação a infância desta criança, o convívio com os pais e familiares; e como terceira ação um olhar mais profundo para podermos avaliar se este menino poderia ter sofrido agressões mais profundas que possam ter desencadeado nele este estado de revolta e raiva.

A primeira avaliação seria o porque os outros alunos estão fazendo melhorias e Eduardo não.

Segundo ponto seria reunião com os pais para conseguir achar meios de melhorar a convivência de Eduardo

terceiro ponto seria uma análise direta com o próprio aluno. Tentar entender o que realmente está acontecendo com ele, o porque desse seu desinteresse

Acredito que primeiro investigar através de conversas livres, sobre como o ambiente no qual ele é inserido familiar, se há alguém que ele esteja espelhando o comportamento, ou seja o nível de conhecimento dele isso é correto!.
Segundo passo é ajuda-lo no autoconhecimento, para ele refeltir no comportamento apresentado x comportamento esperado, o qual julgamos como moral e aceitável.

terceiro aplicar desenvolver o processo de sublimação para o qual era irá transformar os desejos impulsivos em  ações socialmente aceita.

PreviousPage 521 of 697Next