Desafio - Módulo I
Citação de Catiane Reis em setembro 3, 2024, 2:08 amCreio que o primeiro passo seria conhecer a história de vida familiar dele.
A partir dessa avaliação famíliar, tentar trazer respostas por meio da interação com os colegas, professores e o ambiente social.
E leva este adolescente aos cuidados psicológico e acompanhado pisco emocional, social e cultural.
Creio que o primeiro passo seria conhecer a história de vida familiar dele.
A partir dessa avaliação famíliar, tentar trazer respostas por meio da interação com os colegas, professores e o ambiente social.
E leva este adolescente aos cuidados psicológico e acompanhado pisco emocional, social e cultural.
Citação de eunice santos em setembro 3, 2024, 2:15 am1 Ação seria chamá-lo para uma conversa franca, junto aos seus pais para analisar a convivência de onde moram entre outros análises.2 Ação Sublimação,eu indicaria atividades físicas/artes/lazer dentro daquilo que ele se interessasse.3 Ação Análise, observaria suas atitudes após suas ações anteriores, permitindo um canal de comunicação entre Eduardo,e assim permiti-lo se auto conhecer,a senhora valorizar.
1 Ação seria chamá-lo para uma conversa franca, junto aos seus pais para analisar a convivência de onde moram entre outros análises.2 Ação Sublimação,eu indicaria atividades físicas/artes/lazer dentro daquilo que ele se interessasse.3 Ação Análise, observaria suas atitudes após suas ações anteriores, permitindo um canal de comunicação entre Eduardo,e assim permiti-lo se auto conhecer,a senhora valorizar.
Citação de Leandro Barbosa de Souza em setembro 3, 2024, 2:27 pmCitação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 amApós reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo.
Atividade 1: Sugiro que Eduardo pratique luta, como por exemplo o Karatê ou Judô, em uma escola onde ensinem autocontrole e respeito ao próximo, onde ele aprenderá a gerenciar a sua própria agressividade;
Atividade 2:Incentivar a leitura e a dramatização para que ao atuar representando um personagem ele consiga refinar o olhar sobre si;
Atividade 3: incentivar para que ele desenhe ou escreve sobre si, sua família e comunidade, ampliando, significando e reconhecendo o lugar e as pessoas do ambiente em que vive;
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 amApós reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo.
Atividade 1: Sugiro que Eduardo pratique luta, como por exemplo o Karatê ou Judô, em uma escola onde ensinem autocontrole e respeito ao próximo, onde ele aprenderá a gerenciar a sua própria agressividade;
Atividade 2:Incentivar a leitura e a dramatização para que ao atuar representando um personagem ele consiga refinar o olhar sobre si;
Atividade 3: incentivar para que ele desenhe ou escreve sobre si, sua família e comunidade, ampliando, significando e reconhecendo o lugar e as pessoas do ambiente em que vive;
Citação de Davi De Jesus Ribeiro em setembro 3, 2024, 4:47 pmDe acordo com situação de Eduardo, para que possamos ajudar no seu desenvolvimento e comportamento poderia começar explorando. 1 Histórico familiar e Primórdios do Desenvolvimento: investigar se há experiências traumáticas ou conflitos que possam ter influenciado o comportamento agressivo de Eduardo. 2 Mecanismo de Defesa: talvez Eduardo esteja usando esse mecanismo inconsciente, como a agressão, para lidar com o sentimento de insegurança, medo ou rejeição. e 3 Estabelecimento de Vínculo: Considerar formas de criar um vínculo mais seguro e de confiança com Eduardo para que ele se sinta mais seguro e motivado a participar das atividades de forma positiva. Essa seria a minha forma de abordar a situação de Eduardo a partir de uma perspectiva psicanalítica, com a tentativa de ajudar e aliviar os sentimentos subjacentes de Eduardo que estão gerando seu comportamento agressivo.
De acordo com situação de Eduardo, para que possamos ajudar no seu desenvolvimento e comportamento poderia começar explorando. 1 Histórico familiar e Primórdios do Desenvolvimento: investigar se há experiências traumáticas ou conflitos que possam ter influenciado o comportamento agressivo de Eduardo. 2 Mecanismo de Defesa: talvez Eduardo esteja usando esse mecanismo inconsciente, como a agressão, para lidar com o sentimento de insegurança, medo ou rejeição. e 3 Estabelecimento de Vínculo: Considerar formas de criar um vínculo mais seguro e de confiança com Eduardo para que ele se sinta mais seguro e motivado a participar das atividades de forma positiva. Essa seria a minha forma de abordar a situação de Eduardo a partir de uma perspectiva psicanalítica, com a tentativa de ajudar e aliviar os sentimentos subjacentes de Eduardo que estão gerando seu comportamento agressivo.
Citação de JULIANA SILVA PEREIRA DA COSTA em setembro 3, 2024, 4:57 pmDialogar com Eduardo a respeito de seu ambiente familiar, a fim de ter informações suficientes para saber se o adolescente vive em ambiente tóxico, onde há violência física e verbal; Dialogar com Eduardo sobre as noções de certo e errado; Proporcionar brincadeiras onde há contato físico entre Eduardo e os menores, possibilitando a ele entender que é agradável conviver e se relacionar com pessoas de qualquer idade.
Dialogar com Eduardo a respeito de seu ambiente familiar, a fim de ter informações suficientes para saber se o adolescente vive em ambiente tóxico, onde há violência física e verbal; Dialogar com Eduardo sobre as noções de certo e errado; Proporcionar brincadeiras onde há contato físico entre Eduardo e os menores, possibilitando a ele entender que é agradável conviver e se relacionar com pessoas de qualquer idade.
Citação de Odirlei em setembro 3, 2024, 6:39 pm1 - Analisar o temperamento, se muito sensível.
2 - Analisar o histórico familiar, e de vida.
3 - Saber seus planos para o futuro, e orientar sobre possíveis consequências, se não houver uma melhora no comportamento dele.
1 - Analisar o temperamento, se muito sensível.
2 - Analisar o histórico familiar, e de vida.
3 - Saber seus planos para o futuro, e orientar sobre possíveis consequências, se não houver uma melhora no comportamento dele.
Citação de Tamires Candido de Lima Santos em setembro 3, 2024, 9:02 pmAo perceber o processo de sublimação, já avaliando que Eduardo gosta de brigas, agressões, usar essa energia para alguma atividade física, lutas como box,judô e quem sabe futuramente ser um excelente professor de luta, ou até mesmo competir nos rankins e olimpíadas. O segundo ponto é observar a família que Eduardo convive, ver se há possíveis distorções, desajustes e tentar fazer uma educação familiar para um ambiente mais saudável, e o terceiro ponto é Eduardo frequentar a terapia para analisar o que o incomoda nos colegas, o porque age por impulso.
Ao perceber o processo de sublimação, já avaliando que Eduardo gosta de brigas, agressões, usar essa energia para alguma atividade física, lutas como box,judô e quem sabe futuramente ser um excelente professor de luta, ou até mesmo competir nos rankins e olimpíadas. O segundo ponto é observar a família que Eduardo convive, ver se há possíveis distorções, desajustes e tentar fazer uma educação familiar para um ambiente mais saudável, e o terceiro ponto é Eduardo frequentar a terapia para analisar o que o incomoda nos colegas, o porque age por impulso.
Citação de Tania Adriana Sperb em setembro 3, 2024, 11:47 pmTendo em vista o ambiente em que Eduardo se encontra, é possível que o mesmo seja vítima de suas próprias emoções desreguladas; talvez viva em um ambiente onde alguém mais velho que ele tenha atitudes opressoras, sentindo a necessidade de externar sentimentos semelhantes..
Analisando pela ótica de pequenos delitos, é possível que ele os faça, externando seus desejos de conquistar aqueles objetos, porém sua realidade familiar não possibilita determinadas compras, seu impulso fala mais alto, e quando o consegue, sua satisfação fica evidente, repetindo o mesmo ciclo, ao longo dos anos de sua adolescÊncia,.....também é possível que Eduardo os faça, com o intuito inconsciente de chamar a atenção para algo, ou alguém...
É viável e muito válido, nesse caso, uma escuta ativa deste adolescente, compreender seu contexto familiar e grupo social ao qual está inserido, seus desejos inconscientes, que emanam e guiam seus impulsos, escolhas e sentimentos, permitindo que ele se revele plenamente.
Tendo em vista o ambiente em que Eduardo se encontra, é possível que o mesmo seja vítima de suas próprias emoções desreguladas; talvez viva em um ambiente onde alguém mais velho que ele tenha atitudes opressoras, sentindo a necessidade de externar sentimentos semelhantes..
Analisando pela ótica de pequenos delitos, é possível que ele os faça, externando seus desejos de conquistar aqueles objetos, porém sua realidade familiar não possibilita determinadas compras, seu impulso fala mais alto, e quando o consegue, sua satisfação fica evidente, repetindo o mesmo ciclo, ao longo dos anos de sua adolescÊncia,.....também é possível que Eduardo os faça, com o intuito inconsciente de chamar a atenção para algo, ou alguém...
É viável e muito válido, nesse caso, uma escuta ativa deste adolescente, compreender seu contexto familiar e grupo social ao qual está inserido, seus desejos inconscientes, que emanam e guiam seus impulsos, escolhas e sentimentos, permitindo que ele se revele plenamente.
Citação de vivianepnnovais@hotmail.com em setembro 4, 2024, 12:02 amOferecer acolhimento, uma escuta sem julgamentos. Observar o contexto familiar que esse adolescente vive. Porque tudo o que ele está se tornando tem haver como o que ele viu, ouviu e sentiu. Existem essas informações no cérebro desse adolescente. Nosso cérebro é uma matriz informacional. Importante deixá-lo expressar. E direcioná-lo a ações que faça com que eles movimento essa pulsão. Atividades físicas
( boxe, lutas, etc. )
Oferecer acolhimento, uma escuta sem julgamentos. Observar o contexto familiar que esse adolescente vive. Porque tudo o que ele está se tornando tem haver como o que ele viu, ouviu e sentiu. Existem essas informações no cérebro desse adolescente. Nosso cérebro é uma matriz informacional. Importante deixá-lo expressar. E direcioná-lo a ações que faça com que eles movimento essa pulsão. Atividades físicas
( boxe, lutas, etc. )
Citação de zulaine Maria Marco Antonio Cardoso em setembro 4, 2024, 12:38 amPrimeira ação é conversar com o jovem e buscar entender o contexto que está inserido.
Segunda ação conversar com a família e entender como é Eduardo no âmbito familiar.
Terceira ação é fazer um alinhamento entre todos os funcionários que trabalham na instituição em que Eduardo está inserido e buscar trabalhar de forma coletiva com o menino que se apresenta rebelde e violento.
Primeira ação é conversar com o jovem e buscar entender o contexto que está inserido.
Segunda ação conversar com a família e entender como é Eduardo no âmbito familiar.
Terceira ação é fazer um alinhamento entre todos os funcionários que trabalham na instituição em que Eduardo está inserido e buscar trabalhar de forma coletiva com o menino que se apresenta rebelde e violento.