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Desafio - Módulo I

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A principio seria necessário entender o contexto familiar em que ele esta inserido  numa conversa com a família e analisar a infância, oferecer a ele uma escuta mais ativa sem julgamentos  afim de entender os reais motivos da agressividade e a dificuldade de aprendizado.

descobrir algo que seja atrativo a ele, que auxilie no processo de transformar  o comportamento destrutivo, em um comportamento construtivo para  ele mesmo e para a sociedade.

Seria interessante conhecer o ambiente que cerca o adolescente; descobrir se, do ponto de vista do menino, lhe falta algo ( por ex. amor parental), ou se foi vivida alguma experiência negativa e marcante.

Sobre ações, poderia ser proposto alguma atividade física, em particular as artes marciais, para que o autocontrole e disciplina fossem trabalhados.

A depender dos resultados obtidos na prima-analise, outras atividades podem ser sugeridas: pintura, música, teatro... algo em que ele pudesse exteriorizar sem prejuízo a si mesmo e ao próximo.

Um acompanhamento psicológico também é muito útil, pois nessa faixa etária, diversos hormônios atuam, provocando conflitos interiores.

Em geral, uma abordagem que conseguisse mostrar ao adolescente sua importância e impacto no meio e nas pessoas, poderia trazer bons resultados.

 

Baseado na reflexão dos conteúdos apresentados até o momento,  acredito que:

1) Evitar julgamentos prévios sem buscar compreender os fatos e os acontecimentos da vida/ambiente do Eduardo.

2) Buscar uma aproximação junto ao Eduardo, para que ocorra uma relação de confiança do Eduardo com o voluntário. Para que dessa maneira, seja possível realizar um investigação dos fatos e acontecimentos que ocorreram ou ocorrem na vida de Eduardo. Acredito que a aproximação deverá ocorrer através de atividades que estimule o Eduardo a participar, inserindo conversas, jogos, atividades físicas, desenhos, etc.

3) Uma vez a relação de confiança estabelecida e dados e fatos obtidos resultado da investigação, é necessário ajudar o Eduardo a entender que muitas das suas ações são decorrentes de impulsos oriundos de seus desejos e sofrimentos de situações, emoções que ele viveu ou vive e que o incômoda. Embora seja muito novo, é possível estabelecer um diálogo e ajudá-lo a entender os seus sentimentos e desejos. E propor ações para que ele consiga de alguma maneira regular os seus sentimentos.

O estudante deveria ser inserido em atividades em que ele pudesse transformar essa energia e impulsos danosos expressando-se através de algo que o desse prazer como uma forma de sublimação.Poderia ser através da música, pintura, esporte, por exemplo.Assim transformaria os impulsos indesejados em algo menos danoso.

Em situações como a de Eduardo, seria interessante fazer uma anamnese de sua vida pessoal, familiar, escolar e social como um todo a fim de entender as causas de seu sofrimento e o motivo de ele manifestar pela agressividade e buscar ensina-lo acerca das melhores formas de lidar e manifestar suas emoções e quando buscar resolver os problemas por si mesmo e quando procurar ajuda.

A primeira ação do meu modo era entender o que a sociedade pode oferecer como incentivo sociocultural para interagir com jovens da faixa etária de Eduardo.

A segunda ação buscar formas de entender o junto com os familiares do jovem Eduardo como está sendo a convivência dele na sociedade qual tipo de amigos ele está tendo por perto.

A segunda ação buscar formas de entender o junto com os familiares do jovem Eduardo como está sendo a convivência dele na sociedade qual tipo de amigos ele está tendo por perto.

A terceira ação seria buscar uma forma de preencher o espaço ocioso que ele deve ter, atividades em familias, grupos de estudos focados, comunidade mais atuante com os acontecimento da região.

No primeiro momento, realizar uma análise sobre o contexto psicossocial em que o aluno está inserido (anamnese), em seguida buscar junto a ele e a família atividades que o auxiliem a ressignificar sentimentos que o fazem ter ações que prejudiquem o convívio social (sublimação).

No terceiro momento, realizar monitoramento (análise) dos resultados das atividades e ajustes necessários.

Entendo que o menino precisa ser ouvido não só avaliado por seus atos! Talvez esta é uma forma que ele teve de chamar atenção e ser visto! Isto pode ser um pedido de socorro é importante saber como vão as coisas referentes a ele em seu lar

Entendo que o menino precisa ser ouvido não só avaliado por seus atos! Talvez esta é uma forma que ele teve de chamar atenção e ser visto! Isto pode ser um pedido de socorro é importante saber como vão as coisas referentes a ele em seu lar

A psicanálise é uma forma de evolução para lidarmos com conceitos individuais ou sociais

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