Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 591 of 697Next

Algumas ações que podem ser tomadas para ajudar o adolescente a utilizar a sublimação (que consiste na canalização de impulsos e emoções negativas em atividades socialmente aceitáveis e produtivas) como uma forma de lidar com seus desvios de conduta.

  1. Oferecer apoio emocional e incentivo para que o adolescente consiga expressar seus sentimentos de forma construtiva, através da terapia individual ou em grupo. Investigar as possíveis causas desses comportamentos, compreendendo as dinâmicas inconscientes que estão subjacentes aos desvios de conduta do adolescente
  2. Encorajar o adolescente a explorar e praticar atividades criativas e sociais, como esportes, artes, música, etc., como forma de canalizar suas energias de maneira positiva.
  3. Auxiliar o adolescente a identificar e lidar com os gatilhos que desencadeiam seus desvios de conduta, de modo a desenvolver estratégias de enfrentamento mais saudáveis, mostrando-lhe limites claros e consistentes, demonstrando que existem consequências para suas ações, porém sem punições excessivas ou autoritárias.

Vemos um garoto, no qual reflete a sua realidade, primeiramente iríamos iniciar uma conversação para entender melhor de onde vem esses comportamentos, se foi da sua criação ou se foi uma forma encontrada para se defender, após encontrarmos a causa, iríamos iniciar exercícios como forma de tratamento.

O Eduardo, deve ser chamado para uma roda de conversa, onde diferentes atividades devem ser propostas a ele,

atividades extra curriculares, que permitam a  transformação, de  toda essa força negativa interior em ações que beneficiem a ele e ao outro.

Deve ser oferecido diferentes oficinas, para que Eduardo experimente e encontre, satisfação pessoal e bem estar emocional, sendo elas:

  • Oficinas Esportivas ( Lúdicas ou de treinamento)
  • Oficinas de artes manuais (pintura em tela, grafite, artesanato...)
  • Oficinas de artes marciais
  • Oficina de Dança
  • Oficina de Musica ( bateria, violão, banda, fanfarra...)
  • Oficina de Teatro

 

Dialogo direto e breve narrativa do comportamento do menino perante os demais.

reaver a presença dos pais no momento externo as atividades escolares.

proposta de mudança em busca de melhorias no comportamento.

Para este jovem em questão seria interessante fazer uma sondagem para conhecer seu histórico familiar, quais as experiências de vida que vieram a influenciar neste comportamento agressivo, e com a ajuda de especialização em algumas áreas trabalhar com atividades que desperte o melhor dele, que possa se identificar com a escola e os colegas como um grupo onde todos se ajudam e que possa confiar, superando o medo e a vulnerabilidade que é provável que seja o sentimento mais latente de autodefesa que ele exponha aos outros.

1º  Tentaria uma abordagem, com o adolescente o incentivando a se abrir ,pois o adolescente com problemas pessoais muitas vezes  não consegue  falar ou não se sente compreendido.

2º Segundo passo é ter paciência. Pois existe um período mais crítico, que geralmente vai dos 14 aos 16 anos e que tende a passar depois disso. Averiguar as raízes do problema ,como é a dinâmica da família, qual era o meio de comunicação usado por eles , determinando o que acontecia no seu passado desde criança até a adolescência.

3º Incentiva-lo a arte e esportes para uma movimentação diferente com este adolescente ,chegando na analise em fatores determinantes para ajuda-lo de forma eficaz, reconhecendo seu lugar e sua importância ,a fase da adolescência pode ser uma fase difícil um momento de libertação do jovem dos seus pais e de como foi criado, mais também o fazendo reconhecer que pode ser uma fase de muita criatividade para ele, o impulsionando com a arte e  o esporte, lembrando a frase de FREUD educar é impossível mais estabelecer limites pode auxiliar ,por ser uma fase difícil onde o adolescente esta se descobrindo, se libertando e rompendo seus limites .Fazendo ele se aceitar ,se perdoar ,independente da opinião dos outros, se reinventar em meio a suas dificuldades.

Primeiro de tudo Investigar a Raiz do Problema.

2.Buscar o Histórico Familiar trazendo o Inconsciente

3. Mostrar de forma consciente a importância de viver em Sociedade, sem ignorar suas Práticas sociável.

1. Primeiramente Investigar o Histórico Familiar

2. Convidar os Pais Responsáveis para serem analisados  e falar sobre o convivio  de País e Filhos

3.Historico analisado; buscar acolhimento Psicanálise pata todos os membros da Família, em especial ao Eduardo e ouvi-lo.

Sublimação ou Canalização = Usar e direcionar a energia do inconsciente para criar a vida que você deseja. Usar essa energia para curar o próprio inconsciente. Fundir o seu interior e usar a repressão para curar a repressão. E você pergunta - como? Dar um sentido e um propósito para todos material reprimido. Dar uma direção para a energia presa, como um rio, onde você abre uma pequena brecha para a água seguir o seu curso rumo ao mar. O ser humano quer conhecer seu Criador, e o seu inconsciente se frustra ao desconhecer essa essência.

1- conversar com o garoto e familiares para achar a origem do problema.

2- analisar o ambiente escolar  e os alunos.

3- procurar ajuda especializada

PreviousPage 591 of 697Next