Desafio - Módulo I
Citação de Mônica Fiel em agosto 4, 2025, 7:56 pm1°apoio e orientação a família de Eduardo, principalmente com terapia.
2° sessões de terapia com o próprio Eduardo já que se resolveu a origem dos comportamento agora ajudar o sujeito.
3° cursos e atividades extracurriculares, atividades físicas também podem ajudar.
1°apoio e orientação a família de Eduardo, principalmente com terapia.
2° sessões de terapia com o próprio Eduardo já que se resolveu a origem dos comportamento agora ajudar o sujeito.
3° cursos e atividades extracurriculares, atividades físicas também podem ajudar.
Citação de Geraldine Mader em agosto 4, 2025, 8:36 pmA primeira ação seria de acolhimento, para criar um espaço de escuta, sem julgamento da história dessa criança, que possibilite investigar junto a ela, suas vivências, realidade familiar , possíveis traumas, gostos, talentos, habilidades.
A segunda ação, estimular que ele desenvolva novos olhares sobre a própria história e crie novas respostas
A terceira ação, proporcionar um espaço escolar com atividades que o motivem, contato com as artes,atividades em grupo e outras aprendizagens que criem escuta e empatia entre os alunos.
A primeira ação seria de acolhimento, para criar um espaço de escuta, sem julgamento da história dessa criança, que possibilite investigar junto a ela, suas vivências, realidade familiar , possíveis traumas, gostos, talentos, habilidades.
A segunda ação, estimular que ele desenvolva novos olhares sobre a própria história e crie novas respostas
A terceira ação, proporcionar um espaço escolar com atividades que o motivem, contato com as artes,atividades em grupo e outras aprendizagens que criem escuta e empatia entre os alunos.
Citação de marceloar em agosto 4, 2025, 9:47 pmPara ajudar esse jovem com comportamentos agressivos, a ideia é canalizar essa energia dele para algo positivo, usando o conceito de sublimação do Freud. Três ações que podem funcionar, como: esportes com mentoria: colocar ele em algo como jiu-jitsu ou futebol, com um treinador que ensine disciplina e respeito, transformando a agressividade em conquistas, oficinas de arte: oferecer atividades como grafite, música ou teatro, onde ele possa expressar o que sente de forma criativa e ganhar confiança, projetos comunitários: envolver ele em ações como cuidar de uma horta ou liderar algo na comunidade, dando responsabilidades que mostrem que ele pode fazer a diferença.
Com o devido acompanhamento e paciência, essas atividades podem ajudar ele a mudar o jeito de agir e se sentir mais parte do grupo.
Para ajudar esse jovem com comportamentos agressivos, a ideia é canalizar essa energia dele para algo positivo, usando o conceito de sublimação do Freud. Três ações que podem funcionar, como: esportes com mentoria: colocar ele em algo como jiu-jitsu ou futebol, com um treinador que ensine disciplina e respeito, transformando a agressividade em conquistas, oficinas de arte: oferecer atividades como grafite, música ou teatro, onde ele possa expressar o que sente de forma criativa e ganhar confiança, projetos comunitários: envolver ele em ações como cuidar de uma horta ou liderar algo na comunidade, dando responsabilidades que mostrem que ele pode fazer a diferença.
Com o devido acompanhamento e paciência, essas atividades podem ajudar ele a mudar o jeito de agir e se sentir mais parte do grupo.
Citação de gustavoazevedo em agosto 4, 2025, 10:23 pmUma conversa direcionada com escuta ativa para entender o que ele precisa colocar para fora que não consegue, resultando nesse comportamento.
Outra ação pode ser a proposta de atividades como arte, esportes, jogos ou outra coisa levando-o a sublimação.
A investigação da dinâmica familiar é outra ação que pode ser reveladora e ajudar no processo, na descoberta da causa e na construção do ambiente que propicie o seu desenvolvimento.
Uma conversa direcionada com escuta ativa para entender o que ele precisa colocar para fora que não consegue, resultando nesse comportamento.
Outra ação pode ser a proposta de atividades como arte, esportes, jogos ou outra coisa levando-o a sublimação.
A investigação da dinâmica familiar é outra ação que pode ser reveladora e ajudar no processo, na descoberta da causa e na construção do ambiente que propicie o seu desenvolvimento.
Citação de ROSENEIDE DA SILVA NUNES em agosto 5, 2025, 1:25 amPrimeiro faria anamnese junto aos pais para descobrir o meio familiar como foi criado e ver ao que ele foi submetido,(criança que vive em ambiente hostil tem essa agressividade com mais novos)
Segundo descobriria junto ao Eduardo quais os sonhos e desejos dele ,(sugeria atividades que vao de encontro com o que ele gostaria de ser ou fazer)
Terceiro depôs de analisar o esforço de Eduardo chamaria os pais e aplicaria novamente uma boa psico educação pois não adianta ajudar o menino a se encontrar e ultilizar suas habilidades.(Sublimação ) Se a familia não estiver disposta a ajudar e comprender ..
Primeiro faria anamnese junto aos pais para descobrir o meio familiar como foi criado e ver ao que ele foi submetido,(criança que vive em ambiente hostil tem essa agressividade com mais novos)
Segundo descobriria junto ao Eduardo quais os sonhos e desejos dele ,(sugeria atividades que vao de encontro com o que ele gostaria de ser ou fazer)
Terceiro depôs de analisar o esforço de Eduardo chamaria os pais e aplicaria novamente uma boa psico educação pois não adianta ajudar o menino a se encontrar e ultilizar suas habilidades.(Sublimação ) Se a familia não estiver disposta a ajudar e comprender ..
Citação de Jordana Dias Zoia Mello em agosto 5, 2025, 12:56 pmOs professores podem conversar com ele, e entender o que o leva a ter essas ações.
Após isso dar atividades
De música: pedir para ele fazer uma música expressando sua dor e pensamentos.
Pintura: desenhar tudo o que vêm a sua memória e lhe causa dor.
Jogo: escolher um jogo, onde ele despeje toda sua energia e dores internas
Os professores podem conversar com ele, e entender o que o leva a ter essas ações.
Após isso dar atividades
De música: pedir para ele fazer uma música expressando sua dor e pensamentos.
Pintura: desenhar tudo o que vêm a sua memória e lhe causa dor.
Jogo: escolher um jogo, onde ele despeje toda sua energia e dores internas
Citação de Ricardo de Albuquerque em agosto 5, 2025, 2:13 pmInicialmente é imprescindivel uma aproximação com Eduardo. Conversar com ele para conhecê-lo mais e assim passar a entende-lo melhor. Conhecer o ambiente em que ele vive, familiar e as circunstâncias nas quais ele esta inserido para a partir dai ter conhecimento suficiente sobre a sua situação. Com esse conheceimento, entender o que esse ambiente e o meio no qual ele vive provocou e insitgou as suas vontades e desejos, para assim elaborar um plano de ação e atendimento. Os exemplos que ele tem em casa e no seu dia a dia, a sua base familiar e o que essa convivência o estimulou, e o que estimula, o que ele aprendeu e vem aprendendo dentro desta realidade. O que estimula seu comportamento agressivo, se é algo que esta encravado no seu instinto, na sua personalidade, no seu subconsciente e faz parte da sua natureza ou se é algo que ele aprendeu e desenvolveu em consequência ao ambiente no qual ele está inserido e a sua realidade, que de certa forma o estimula e/ou é o que ele conhece. Baseado nessas informações e observações preliminares poderiamos sugerir:
- Antes de tomar qualquer atitude em relação ao comportamento do Eduardo, é fundamental conhecer os aspectos, as circunstâncias e o ambiente no qual ele está inserido para assim começar a entender melhor os motivos para o seu comportamento agressivo e o desinteresse ao aprendizado dentro dos padrões e metodos utilizados na sala de aula.
- A partir desta análise inicial, desenvolver através de mais obsersavações, com uma aproximação maior e o conhecendo melhor, métodos e atividades individualizados em que poderemos canalizar a sua agressividade e possivel revolta para uma melhora no seu comportamento e no seu foco a aprendizagem. Algo que o estimule não só a extravasar essa agressividade mas tambem a entendê-la para controlá-la de uma forma positiva. Pois é através do conhecimento e do autoconhecimento que conseguimos lidar melhor com as nossas sombras, trazendo-as para luz e assim conviver com elas de uma forma saudável e correta. Nesste caso, quanto antes começarmos a trabalha-las e o Eduardo a conhecê-las, melhor será a sua resposta o ajudando a ter uma vida mais equilibrada, consciente e saudavel mental e emocionalmente.
- Uma boa possibilidade nos casos em que há uma agressividade exacerbada e hiperatividade é tentarmos canalizar essa agressividade para que seja extravasada na prática de alguma atividade física com gasto de energia. A prática de uma arte marcial é aconselhavél, pois o ajudaria a, primeiro extravassar essa agressividade em um ambiente controlado. Segundo, a grande maioria das artes marciais, além da prática e do desenvolvimento da luta fisica, ensina e orienta os seus alunos também a filosofia da arte marcial, que em sua grande maioria tem como objetivo o autoconhecimento, auto controle e a orientação de que a violência e o embate físico fora do ambiente da prática é apenas o ultimo recurso para auto defesa e não para a agressão gratuita.
- Eu sei que so foi pedido três ações/atividades mas gostaria de acrescentar uma quarta. Que seria o contínuo acompnhamento do Eduardo e da sua evolução durante o tratamento, para que possamos perceber o que estaria funcionando ou não e assim fazer os devidos ajustes e adequações conforme a necessidade.
Inicialmente é imprescindivel uma aproximação com Eduardo. Conversar com ele para conhecê-lo mais e assim passar a entende-lo melhor. Conhecer o ambiente em que ele vive, familiar e as circunstâncias nas quais ele esta inserido para a partir dai ter conhecimento suficiente sobre a sua situação. Com esse conheceimento, entender o que esse ambiente e o meio no qual ele vive provocou e insitgou as suas vontades e desejos, para assim elaborar um plano de ação e atendimento. Os exemplos que ele tem em casa e no seu dia a dia, a sua base familiar e o que essa convivência o estimulou, e o que estimula, o que ele aprendeu e vem aprendendo dentro desta realidade. O que estimula seu comportamento agressivo, se é algo que esta encravado no seu instinto, na sua personalidade, no seu subconsciente e faz parte da sua natureza ou se é algo que ele aprendeu e desenvolveu em consequência ao ambiente no qual ele está inserido e a sua realidade, que de certa forma o estimula e/ou é o que ele conhece. Baseado nessas informações e observações preliminares poderiamos sugerir:
- Antes de tomar qualquer atitude em relação ao comportamento do Eduardo, é fundamental conhecer os aspectos, as circunstâncias e o ambiente no qual ele está inserido para assim começar a entender melhor os motivos para o seu comportamento agressivo e o desinteresse ao aprendizado dentro dos padrões e metodos utilizados na sala de aula.
- A partir desta análise inicial, desenvolver através de mais obsersavações, com uma aproximação maior e o conhecendo melhor, métodos e atividades individualizados em que poderemos canalizar a sua agressividade e possivel revolta para uma melhora no seu comportamento e no seu foco a aprendizagem. Algo que o estimule não só a extravasar essa agressividade mas tambem a entendê-la para controlá-la de uma forma positiva. Pois é através do conhecimento e do autoconhecimento que conseguimos lidar melhor com as nossas sombras, trazendo-as para luz e assim conviver com elas de uma forma saudável e correta. Nesste caso, quanto antes começarmos a trabalha-las e o Eduardo a conhecê-las, melhor será a sua resposta o ajudando a ter uma vida mais equilibrada, consciente e saudavel mental e emocionalmente.
- Uma boa possibilidade nos casos em que há uma agressividade exacerbada e hiperatividade é tentarmos canalizar essa agressividade para que seja extravasada na prática de alguma atividade física com gasto de energia. A prática de uma arte marcial é aconselhavél, pois o ajudaria a, primeiro extravassar essa agressividade em um ambiente controlado. Segundo, a grande maioria das artes marciais, além da prática e do desenvolvimento da luta fisica, ensina e orienta os seus alunos também a filosofia da arte marcial, que em sua grande maioria tem como objetivo o autoconhecimento, auto controle e a orientação de que a violência e o embate físico fora do ambiente da prática é apenas o ultimo recurso para auto defesa e não para a agressão gratuita.
- Eu sei que so foi pedido três ações/atividades mas gostaria de acrescentar uma quarta. Que seria o contínuo acompnhamento do Eduardo e da sua evolução durante o tratamento, para que possamos perceber o que estaria funcionando ou não e assim fazer os devidos ajustes e adequações conforme a necessidade.
Citação de Verônica Scheraiber Santos de Araujo em agosto 5, 2025, 6:01 pmDiante do caso do adolescente Eduardo de 14 anos, que apresenta um comportamento agressivo e com dificuldades de aprendizagem, a primeira coisa a se fazer é uma escuta ativa sem julgamento para entender o ambiente que ele vive, o motivo que leva ele a ter esse comportamento agressivo. Agora com base na sublimação freudiana, que é um mecanismo de defesa pelo o qual os impulsos instintivos (especialmente os agressivos e sexuais) são canalizados para atividade socialmente aceitáveis, podemos pensar em estratégias que ajudem o adolescente a redirecionar seus impulsos de forma positiva. Três ações ou atividades:
1º oficina de artes marciais ( com foco em disciplina e autocontrole): assim Eduardo poderia liberar sua agressividade de conforma controlada, aprendendo respeito e disciplina. Isso ajuda a transformar o impulso agressivo em algo útil, como Freud explicou com a ideia da sublimação.
2º atividade artística como teatro: assim permitindo expressar sentimentos e conflitos internos de forma simbólica. ao representar ele pode dar sentido ao que sente sem precisar agredir.
3º Monitor, dar responsabilidade: ajudando crianças menores, colocar Eduardo em uma posição de liderança pode ajudar ele a mudar sua autoimagem. Mostrar que ele pode proteger em vez de agredir, que também é uma forma de sublimação do impulso.
Essas atividades devem ter supervisão e intervenções continuadas e progressiva, a medida que Eduardo vá aprendendo e melhorando.
Diante do caso do adolescente Eduardo de 14 anos, que apresenta um comportamento agressivo e com dificuldades de aprendizagem, a primeira coisa a se fazer é uma escuta ativa sem julgamento para entender o ambiente que ele vive, o motivo que leva ele a ter esse comportamento agressivo. Agora com base na sublimação freudiana, que é um mecanismo de defesa pelo o qual os impulsos instintivos (especialmente os agressivos e sexuais) são canalizados para atividade socialmente aceitáveis, podemos pensar em estratégias que ajudem o adolescente a redirecionar seus impulsos de forma positiva. Três ações ou atividades:
1º oficina de artes marciais ( com foco em disciplina e autocontrole): assim Eduardo poderia liberar sua agressividade de conforma controlada, aprendendo respeito e disciplina. Isso ajuda a transformar o impulso agressivo em algo útil, como Freud explicou com a ideia da sublimação.
2º atividade artística como teatro: assim permitindo expressar sentimentos e conflitos internos de forma simbólica. ao representar ele pode dar sentido ao que sente sem precisar agredir.
3º Monitor, dar responsabilidade: ajudando crianças menores, colocar Eduardo em uma posição de liderança pode ajudar ele a mudar sua autoimagem. Mostrar que ele pode proteger em vez de agredir, que também é uma forma de sublimação do impulso.
Essas atividades devem ter supervisão e intervenções continuadas e progressiva, a medida que Eduardo vá aprendendo e melhorando.
Citação de Carlos Araujo em agosto 6, 2025, 10:18 pm3 atividades que o garoto poderia converter em contribuicao social com base na (subilmacao).
Esporte fisico (jiu jitsu) ou algum que envolva combate para canalisar a agressividade...
Atividade artistica epressiva - pintura ou escultura para transformar emocoes em criacao visual.
Musica Rítimica ou percussao - bateria,tambores para estravasar a energia de forma criativa e estimulante
3 atividades que o garoto poderia converter em contribuicao social com base na (subilmacao).
Esporte fisico (jiu jitsu) ou algum que envolva combate para canalisar a agressividade...
Atividade artistica epressiva - pintura ou escultura para transformar emocoes em criacao visual.
Musica Rítimica ou percussao - bateria,tambores para estravasar a energia de forma criativa e estimulante
Citação de alanealdine@gmail.com em agosto 6, 2025, 10:33 pmDiante do exposto, primeira ação/atividade seria uma dinâmica aberta e franca com os que estão mais próximos (família), entender sua vivência e rotina, segunda ação/atividade, seria inseri-lo em atividades culturais/esportivas para descarrego da energia acumulada que ora se torna violenta e por último uma análise mais minuciosa para entender seus traumas, pensamentos e emoções visando reverter o atual quadro existente.
Diante do exposto, primeira ação/atividade seria uma dinâmica aberta e franca com os que estão mais próximos (família), entender sua vivência e rotina, segunda ação/atividade, seria inseri-lo em atividades culturais/esportivas para descarrego da energia acumulada que ora se torna violenta e por último uma análise mais minuciosa para entender seus traumas, pensamentos e emoções visando reverter o atual quadro existente.