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Desafio - Módulo I

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1- Neste caso, seria importante sentar e conversar para saber a origem do problema.

2-Tentar solucionar para que não aconteça novamente.

3-Caso não funcionar, procurar ajuda de um especialista.

O ideal séria acolher o Eduardo e dar todo o suporte que ele precisa. Em sequência seria fundamental investigar/analisar como está sendo seu relacionamento com a família e amigos. O comportamento do Eduardo não deve ser visto como "birra" e sim como um pedido de ajuda, acredito que ele precise receber todo o apoio que necessita.

Ass: Débora Oliveira

Acredito que a primeira atividade, seria uma conversa com o menino e analisar sua vida íntima. Discutir o caso com os demais colegas, e em conjunto tentar da melhor forma entender o que está acontecendo no inconsciente do garoto e trabalhar os possíveis traumas.

Como ele apresenta este comportamento desde os 6 anos, entendo que o círculo familiar em que ele está inserido também precisa ser avaliado, pois no segundo slide nos traz a informação de que ele apresenta um comportamento agressivo com os colegas mais novos, ou seja, ele está replicando um comportamento ao qual ele foi submetido, alguém "maior e mais velho que ele" o tratou com agressividade. Por isto proponho:

  • Escuta e análise sobre sua família, onde foi desenvolvido;
  • Identificar possíveis talentos - música, arte, esportes ou outros - e canalizar essa agressividade;
  • Ajudar em obter senso de pertencimento e empatia.

Eduardo é o reflexo do ciclo de violência vivido ao longo de sua vida, dessa forma que aprendeu a expressar  os sentimentos dolorosos e a não demonstrar fraqueza, que no seu inconsciente torna-se vulnerável.

Boa Noite!

Após o reconhecimento do terreno (pois já havia conhecimento de alguns anos 6-14 anos na Escola) poderia ser proposto ao Eduardo (de acordo com sua aptidão/habilidade/talento) o engajamento em alguma atividade que se identificasse, a principio uma atividade física, mais precisamente uma modalidade de luta a fim de acalmar/canalizar as emoções/sentimentos para a atividade que está exercendo, extravasando suas frustrações. Outras atividades seriam a tentativa de inclusão em grupos de atividades artísticas seja tocando um instrumento, utilizando sua voz para o canto ou ainda para a dança, bem como não menos importante poderia ser-lhe proposto/estimulado à leitura como desenvolvimento emocional a partir da elaboração de histórias significativas dos Projetos de Leitura que ilustrassem algumas situações em que ele está vivenciando.

Conhecimento das neuras e ilusões infantis, que na sociedade em que vivemos apenas a felicidade e o dinheiro importam... o resto é tudo relativo.

Primeira ação: Compreender de forma mais profunda o contexto social e familiar nos quais Eduardo está inserido. Segunda ação: Manter um diálogo aberto e participativo com seus pais para ter mais sensibilidade sobre os conflitos internos que estão prejudicando o aluno. Terceira ação: por meio do entendimento sobre a sublimação é perfeitamente possível incentivar o aluno a realizar atividades artísticas, culturais, esportivas, etc..., Dessa forma, Eduardo conseguirá atenuar o seus conflitos internos e, consequentemente, ter uma resposta mais satisfatória em relação ao seu comportamento.

Pelo fato de Eduardo esta  em uma área de grande violência e muito provável ser fruto de uma família desestrutura,

Primeiro: Entrevistá-lo  para descobrir seus ponto fortes.

 

segundo: Envolve-lo  na potencialização  seus ponto fortes.

 

terceiro: Atividades  de convívio social.

Em primeiro lugar, acredito ser importante levar em consideração o contexto social no qual o Eduardo está inserido: comunidade violenta do Rio de Janeiro. Essas vivências na infância e no início da adolescência contribuíram para formação do seu inconsciente.  Seu Ego foi sendo moldado provavelmente em um ambiente de violência doméstica. Sendo assim, esses fatores sociais influenciaram em sua concepção da realidade externa que consequentemente se reflete em atitudes violentas no ambiente escolar. Sua atitude reflete a sublimação que é a forma como ele aciona se mecanismo de defesa o que com toda certeza esta comprometendo a formação de uma personalidade adulta sadia. O que precisamos direcionar é que esse mecanismo de defesa seja direcionado para ações que contribuam para a formação de um jovem saudável e inserido na sociedade. Deste modo sugiro as seguintes considerações:

Acredito que uma das primeiras ações deva ser identificar as possíveis habilidades que esse jovem possui.

Sugiro as seguintes atitudes:

Prática de algum esporte: Luta; artes marciais, capoeira...

Oficinas de Grafite para expressar a sua imaginação

Aulas de música

Com essas atividades talvez seja possível " canalizar" seu mecanismo de defesa para atividades benéficas para a sociedade.

 

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