Desafio - Módulo I
Citação de william rubira em julho 24, 2025, 5:51 pmBoa tarde, acredito que a primeira ação é sim buscar informações sobre a vida do Eduardo, já sabemos que o bairro em que mora já provavelmente ele vê e vive a violência em seu cotidiano,mas, buscaria informações sobre sua casa e família para podermos dar início .
Em um segundo momento estudando a sublimação eu proporia que o Eduardo pudesse participar de alguma arte marcial com mestres que estimulam o respeito e disciplina, desta forma poderíamos perder um garoto problema e ganhar um esportista.
Também pensaria em alguma atividade artística com o mesmo intuito , que o Eduardo coloque para fora toda sua raiva através da arte e do esporte.
E por fim, claro trabalhar uma educação inclusiva para que ele se sinta parte importante da sociedade.
Boa tarde, acredito que a primeira ação é sim buscar informações sobre a vida do Eduardo, já sabemos que o bairro em que mora já provavelmente ele vê e vive a violência em seu cotidiano,mas, buscaria informações sobre sua casa e família para podermos dar início .
Em um segundo momento estudando a sublimação eu proporia que o Eduardo pudesse participar de alguma arte marcial com mestres que estimulam o respeito e disciplina, desta forma poderíamos perder um garoto problema e ganhar um esportista.
Também pensaria em alguma atividade artística com o mesmo intuito , que o Eduardo coloque para fora toda sua raiva através da arte e do esporte.
E por fim, claro trabalhar uma educação inclusiva para que ele se sinta parte importante da sociedade.
Citação de moniquebarral em julho 24, 2025, 6:56 pmCom base na teoria Freudiana de Sublimacao, eu indicariaÇ
1. que a criança fizesse algum esporte de combate (boxe, capoeira, jiu-jitsu) pra canalizar a agressividade de forma saudável, com regras, disciplina, trabalhando auto controle e integração social.
2. atividadesartisticas (grafite, escrita, poesia( pra expressar seus conflitos internos de forma criativa, transformando dor em arte, em algo útil.
3. participar de atividades para ajudar com crianças menores, pra deslocar suas energia agressiva pro cuidado, promovendo empatia, sensibilidade, e uma nova imagem de si mesmo, sob outra perspectiva (nesse caso, de ser útil e bom pra outras crianças, e nao mal)
Com base na teoria Freudiana de Sublimacao, eu indicariaÇ
1. que a criança fizesse algum esporte de combate (boxe, capoeira, jiu-jitsu) pra canalizar a agressividade de forma saudável, com regras, disciplina, trabalhando auto controle e integração social.
2. atividadesartisticas (grafite, escrita, poesia( pra expressar seus conflitos internos de forma criativa, transformando dor em arte, em algo útil.
3. participar de atividades para ajudar com crianças menores, pra deslocar suas energia agressiva pro cuidado, promovendo empatia, sensibilidade, e uma nova imagem de si mesmo, sob outra perspectiva (nesse caso, de ser útil e bom pra outras crianças, e nao mal)
Citação de Silvia Alves de Oliveira em julho 25, 2025, 1:57 pmA princípio é necessário fazer uma avaliação de sua vida além da sala de aula, ao que parece Eduardo não possui uma constância familiar, uma base com amor, mas deve-se primeiro analisar as causas desse comportamento agressvo, seja de ordem família, seja de ordem social, local onde mora e com quem convive, investigado isso e descoberto a causa de seus comportamentos, a origem do problema, podemos usar da sublimação para Eduardo, ja que esse esta em fase de uma energia, a adolescência, seria interessante que esse menino tivesse acesso a uma arte macial, onde o foco seria gasto de energia e também a educaçao e respeito, ou outra opção como música, a depender da identificação dele com a arte, pois assim transformaria esses impulsos negativos em algo positivo.
A princípio é necessário fazer uma avaliação de sua vida além da sala de aula, ao que parece Eduardo não possui uma constância familiar, uma base com amor, mas deve-se primeiro analisar as causas desse comportamento agressvo, seja de ordem família, seja de ordem social, local onde mora e com quem convive, investigado isso e descoberto a causa de seus comportamentos, a origem do problema, podemos usar da sublimação para Eduardo, ja que esse esta em fase de uma energia, a adolescência, seria interessante que esse menino tivesse acesso a uma arte macial, onde o foco seria gasto de energia e também a educaçao e respeito, ou outra opção como música, a depender da identificação dele com a arte, pois assim transformaria esses impulsos negativos em algo positivo.
Citação de Patricia Broio em julho 26, 2025, 12:08 pmAtravés da terapia ou seja um diálogo (1ª ação), entender em quais condições no convívio familiar o Eduardo está exposto. Nesta idade, a atividade física (2ª ação) é uma grande aliada para redução da agressividade, pois desenvolve disciplina, trabalho em equipe, além da descoberta de talentos para algum esporte. E também o envolvimento em atividades artísticas (3ª ação), como pintura, música, escrita ou artesanato, permite expressar emoções e impulsos de maneira criativa e construtiva.
Através da terapia ou seja um diálogo (1ª ação), entender em quais condições no convívio familiar o Eduardo está exposto. Nesta idade, a atividade física (2ª ação) é uma grande aliada para redução da agressividade, pois desenvolve disciplina, trabalho em equipe, além da descoberta de talentos para algum esporte. E também o envolvimento em atividades artísticas (3ª ação), como pintura, música, escrita ou artesanato, permite expressar emoções e impulsos de maneira criativa e construtiva.
Citação de Hendrio Resende Mota em julho 27, 2025, 10:13 pmNo primeiro momento deveria ser feito a análise desse comportamento, envolvendo todo o grupo familiar. Deste modo haveria um direcionamento do por que esse comportamento surgiu e do porque ele se repete. Através da análise, perceber também se há esse comportamento na casa em qual ele reside para uma visão macro da situação e também o interrogar sobre a razão desse comportamento. A partir dos pontos supracitados iniciar um meio de intervenção particular e exclusiva para Eduardo.
O primeiro ponto a ser promovido para ele seria justamente a análise de toda a situação, já o segundo ponto poderia ser desenvolver uma rede de apoio para que ele se sinta seguro, visto que, com base no meu repertório, grande incidência dos casos de agressão física e verbal vem por parte de quem não teve um ambiente seguro para se desenvolver ou que ainda se sente inseguro com o meio externo ou interno ou os dois. Já o terceiro ponto seria introduzir atividades que relacione ele a contribuições sociais, assim contribuindo para o desenvolvimento do aparelho psíquico de uma forma integrativa.
No primeiro momento deveria ser feito a análise desse comportamento, envolvendo todo o grupo familiar. Deste modo haveria um direcionamento do por que esse comportamento surgiu e do porque ele se repete. Através da análise, perceber também se há esse comportamento na casa em qual ele reside para uma visão macro da situação e também o interrogar sobre a razão desse comportamento. A partir dos pontos supracitados iniciar um meio de intervenção particular e exclusiva para Eduardo.
O primeiro ponto a ser promovido para ele seria justamente a análise de toda a situação, já o segundo ponto poderia ser desenvolver uma rede de apoio para que ele se sinta seguro, visto que, com base no meu repertório, grande incidência dos casos de agressão física e verbal vem por parte de quem não teve um ambiente seguro para se desenvolver ou que ainda se sente inseguro com o meio externo ou interno ou os dois. Já o terceiro ponto seria introduzir atividades que relacione ele a contribuições sociais, assim contribuindo para o desenvolvimento do aparelho psíquico de uma forma integrativa.
Citação de Atlas Andre Andrade de Oliveira em julho 28, 2025, 2:16 pmO comportamento agressivo apresentado pela situação problema no quadro ilustrado que aborda a problemática de Eduardo deve ser acompanhado em um trabalho multidisciplinar que aborde para além das fronteiras da educação escolar. É necessário investigar a origem por detrás do comportamento desvirtuoso apresentado por Eduardo enquanto convívio em sala de aula ao qual o mesmo poderá ter suas raízes em questões familiares, hormonais, neurológicas ou até mesmo cognitivas relacionadas a dificuldade em estabelecer relações com os colegas, tutores ou educadores. Para isto, deverá ser acionado um tratamento complementar que vise a participação ativa dos progenitores, educadores juntamente com profissionais capacitados a saúde psíquica da criança e o adolescente
O comportamento agressivo apresentado pela situação problema no quadro ilustrado que aborda a problemática de Eduardo deve ser acompanhado em um trabalho multidisciplinar que aborde para além das fronteiras da educação escolar. É necessário investigar a origem por detrás do comportamento desvirtuoso apresentado por Eduardo enquanto convívio em sala de aula ao qual o mesmo poderá ter suas raízes em questões familiares, hormonais, neurológicas ou até mesmo cognitivas relacionadas a dificuldade em estabelecer relações com os colegas, tutores ou educadores. Para isto, deverá ser acionado um tratamento complementar que vise a participação ativa dos progenitores, educadores juntamente com profissionais capacitados a saúde psíquica da criança e o adolescente
Citação de Vitor De Souza Silva em julho 28, 2025, 2:25 pmDesafio - Eduardo, 14 anos.
Com base na solicitação de atividades que podem contribuir com a melhora comportamental do indivíduo, segue as sugestões abaixo.
Artes Marciais:
Canalizando a agressividade em disciplina e autocontrole, ensinando respeito e limites.
Escrita Criativa ou Poesia:
Ajudando a transformar emoções intensas em palavras, favorecendo o autoconhecimento e a reflexão.
Dança:
Permitindo expressar emoções e tensões através do corpo, promovendo disciplina e criatividade
Desafio - Eduardo, 14 anos.
Com base na solicitação de atividades que podem contribuir com a melhora comportamental do indivíduo, segue as sugestões abaixo.
Artes Marciais:
Canalizando a agressividade em disciplina e autocontrole, ensinando respeito e limites.
Escrita Criativa ou Poesia:
Ajudando a transformar emoções intensas em palavras, favorecendo o autoconhecimento e a reflexão.
Dança:
Permitindo expressar emoções e tensões através do corpo, promovendo disciplina e criatividade
Citação de Sanny em julho 29, 2025, 12:46 amUma vez que a sublimação é um mecanismo de defesa, usado na busca por satisfação interior, ele também é um instinto que permite que comportamentos violentos e inadequados, sejam manifestados na vida em sociedade por meio de atividades intelectuais, artísticas e religiosas que beneficiem a sociedade. Dessa forma, afim de ajudar Eduardo, a aplicação de atividades como; teatro, música, dança, desenho ou pintura seriam ideias para que ele conseguisse ressignificar o seu mecanismo de sublimação.
Uma vez que a sublimação é um mecanismo de defesa, usado na busca por satisfação interior, ele também é um instinto que permite que comportamentos violentos e inadequados, sejam manifestados na vida em sociedade por meio de atividades intelectuais, artísticas e religiosas que beneficiem a sociedade. Dessa forma, afim de ajudar Eduardo, a aplicação de atividades como; teatro, música, dança, desenho ou pintura seriam ideias para que ele conseguisse ressignificar o seu mecanismo de sublimação.
Citação de luanmourazp@gmail.com em julho 29, 2025, 9:41 am
Criar vínculo afetivo: conversar com ele fora dos momentos de conflito, mostrar interesse real pela vida dele. Aluno agressivo geralmente reage a dores internas — confiança muda tudo.
Usar um contrato de comportamento com reforços positivos: definir junto com ele metas simples de comportamento e combinar pequenas recompensas quando ele avançar. Funciona muito mais do que punição.
Ensinar regulação emocional: ajudar a reconhecer emoções e criar estratégias pra se acalmar (como sair por 1 min, contar até 10, respirar fundo). Um “cantinho da calma” pode ser melhor do que castigo.
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Criar vínculo afetivo: conversar com ele fora dos momentos de conflito, mostrar interesse real pela vida dele. Aluno agressivo geralmente reage a dores internas — confiança muda tudo.
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Usar um contrato de comportamento com reforços positivos: definir junto com ele metas simples de comportamento e combinar pequenas recompensas quando ele avançar. Funciona muito mais do que punição.
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Ensinar regulação emocional: ajudar a reconhecer emoções e criar estratégias pra se acalmar (como sair por 1 min, contar até 10, respirar fundo). Um “cantinho da calma” pode ser melhor do que castigo.
Citação de Carolina da Conceicao Vieira em julho 30, 2025, 2:17 amAntes de propor alguma atividade, acredito ser importante um trabalho analítico com Eduardo sem julgamentos, buscando entender como é e como tem sido os ambientes em que ele se encontra inserido, visto que ele ainda é um adolescente e precisa de proteção caso algo mais sério esteja acontecendo, como por exemplo agressões. A partir também dessa análise tentaria entender os interesses de Eduardo e na intenção de redirecionar essa agressividade, iria propor atividades como luta, trabalhos de liderança, prática de algum esporte ou até mesmo a escrita de histórias como um livro pessoal ou não.
Antes de propor alguma atividade, acredito ser importante um trabalho analítico com Eduardo sem julgamentos, buscando entender como é e como tem sido os ambientes em que ele se encontra inserido, visto que ele ainda é um adolescente e precisa de proteção caso algo mais sério esteja acontecendo, como por exemplo agressões. A partir também dessa análise tentaria entender os interesses de Eduardo e na intenção de redirecionar essa agressividade, iria propor atividades como luta, trabalhos de liderança, prática de algum esporte ou até mesmo a escrita de histórias como um livro pessoal ou não.