Desafio - Módulo I
Citação de Antônio em julho 19, 2025, 2:42 amCitação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 amApós reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo.
1-Em primeiro lugar é importante conversar com o Eduardo para tentar descobrir os motivos que desencadeiam suas ações.
2-Após o devido conhecimento dos motivos que são gatilhos para as ações negativas realizadas por Eduardo, agir com o objetivo de o ajudar com as orientações necessárias que sejam possíveis de causar mudanças importantes.
3-Observando-se que as orientações estão tendo respostas positivas relacionadas às ações do Eduardo, continuar agindo para melhorar cada vez mais, e senão observar resultados satisfatórios buscar outras alternativas legais até alcançar resultados positivos.
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 amApós reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo.
1-Em primeiro lugar é importante conversar com o Eduardo para tentar descobrir os motivos que desencadeiam suas ações.
2-Após o devido conhecimento dos motivos que são gatilhos para as ações negativas realizadas por Eduardo, agir com o objetivo de o ajudar com as orientações necessárias que sejam possíveis de causar mudanças importantes.
3-Observando-se que as orientações estão tendo respostas positivas relacionadas às ações do Eduardo, continuar agindo para melhorar cada vez mais, e senão observar resultados satisfatórios buscar outras alternativas legais até alcançar resultados positivos.
Citação de Stefene em julho 19, 2025, 9:49 amAvaliação com precisão só pode ser feita logo após de ouvir e observar todos os detalhes. E assim, conduzir o raciocínio da melhor forma, saído de opinião crítica fazendo que a pessoa veja como terceiro pessoa o problema e assim juntos podem esclarecer o que está escuro.
Avaliação com precisão só pode ser feita logo após de ouvir e observar todos os detalhes. E assim, conduzir o raciocínio da melhor forma, saído de opinião crítica fazendo que a pessoa veja como terceiro pessoa o problema e assim juntos podem esclarecer o que está escuro.
Citação de Talia em julho 19, 2025, 2:29 pmEm primeiro lugar entender atraves da escuta um pouco do ambiente familiar, social que o menino se encontra. e como foi citado, pela compreensão da sublimação, possibilitar as atividades que o menino se identificaria para focar e assim colocar toda a sua relaçao represada. trocando um comportamento violento por algo que consiga fazer com prazer e menos doloso para si e para os que estão em volta.
Em primeiro lugar entender atraves da escuta um pouco do ambiente familiar, social que o menino se encontra. e como foi citado, pela compreensão da sublimação, possibilitar as atividades que o menino se identificaria para focar e assim colocar toda a sua relaçao represada. trocando um comportamento violento por algo que consiga fazer com prazer e menos doloso para si e para os que estão em volta.
Citação de ARNEIDE XAVIER ARAUJO NUNES em julho 20, 2025, 12:07 pmPrimeiro passo é conhecer o ambiente familiar e social em que a pessoa pertence e posteriormente encaminhar para atividade cultural e esportiva.
Primeiro passo é conhecer o ambiente familiar e social em que a pessoa pertence e posteriormente encaminhar para atividade cultural e esportiva.
Citação de Eduardo Maimoni em julho 22, 2025, 5:14 pmPoderia canalizar a agressividade de Eduardo para esportes onde obteria alívio de seus impulsos e obtenção de disciplina. Para as artes onde poderia expor o que se passa e sente por dentro. Em atividades sociais no próprio meio onde vive para poder ver e sentir o seu poder de transformação na prática.
Poderia canalizar a agressividade de Eduardo para esportes onde obteria alívio de seus impulsos e obtenção de disciplina. Para as artes onde poderia expor o que se passa e sente por dentro. Em atividades sociais no próprio meio onde vive para poder ver e sentir o seu poder de transformação na prática.
Citação de Luiz Roberto Sousa melo em julho 23, 2025, 1:41 amSublimação — quando a Agressividade encontra meios de se reconfigurar.
Cuidar da pulsão é oferecer caminho, não contenção.
Fase 1 — Acolher: oferecer presença antes da palavra
A primeira ação é criar um espaço onde Eduardo possa existir sem ser corrigido. Oferecer presença estável e escuta ética. Um ambiente que não o puna por sua intensidade, mas que sustente sua subjetividade em movimento.
Fase 2 — Construir sentido: escutar junto o que pulsa
Não é o educador ou o analista quem interpreta — é o sujeito quem descobre, quando pode confiar.
Com o vínculo estabelecido, inicia-se um trabalho de escuta mais refinada. Propor, com cuidado, a construção de sentido para os atos e gestos de Eduardo, respeitando seu ritmo. Não se trata de nomear por ele o que sente, mas de investigar juntos:
Que experiências antecedem sua agressividade? O que seu corpo tenta dizer? Que dor ou desejo se esconde sob a recusa?
Este é o momento de abrir caminhos simbólicos: falar, desenhar, silenciar, repetir — tudo pode ser escutado como linguagem.
Fase 3 — Criar novos destinos: transformar a pulsão em linguagem
A mesma força que destrói pode também pode ser criadora. Sublimar é dar à pulsão um novo percurso.
A terceira ação propõe, com Eduardo, formas simbólicas de expressão que possam acolher sua energia sem reprimi-la. Oferecer materiais, espaços e linguagens:
— Corpo em movimento (capoeira, dança, teatro)
— Desenhar ou escrever (diários, grafite, colagem)
— Musica (instrumentos, voz, ritmo)
Aqui, o foco não está em "melhorar o comportamento", mas em abrir possibilidades criativas de existir. A agressividade não é combatida, mas transfigurada em expressão com sentido.
Roberto Melo
Sublimação — quando a Agressividade encontra meios de se reconfigurar.
Cuidar da pulsão é oferecer caminho, não contenção.
Fase 1 — Acolher: oferecer presença antes da palavra
A primeira ação é criar um espaço onde Eduardo possa existir sem ser corrigido. Oferecer presença estável e escuta ética. Um ambiente que não o puna por sua intensidade, mas que sustente sua subjetividade em movimento.
Fase 2 — Construir sentido: escutar junto o que pulsa
Não é o educador ou o analista quem interpreta — é o sujeito quem descobre, quando pode confiar.
Com o vínculo estabelecido, inicia-se um trabalho de escuta mais refinada. Propor, com cuidado, a construção de sentido para os atos e gestos de Eduardo, respeitando seu ritmo. Não se trata de nomear por ele o que sente, mas de investigar juntos:
Que experiências antecedem sua agressividade? O que seu corpo tenta dizer? Que dor ou desejo se esconde sob a recusa?
Este é o momento de abrir caminhos simbólicos: falar, desenhar, silenciar, repetir — tudo pode ser escutado como linguagem.
Fase 3 — Criar novos destinos: transformar a pulsão em linguagem
A mesma força que destrói pode também pode ser criadora. Sublimar é dar à pulsão um novo percurso.
A terceira ação propõe, com Eduardo, formas simbólicas de expressão que possam acolher sua energia sem reprimi-la. Oferecer materiais, espaços e linguagens:
— Corpo em movimento (capoeira, dança, teatro)
— Desenhar ou escrever (diários, grafite, colagem)
— Musica (instrumentos, voz, ritmo)
Aqui, o foco não está em "melhorar o comportamento", mas em abrir possibilidades criativas de existir. A agressividade não é combatida, mas transfigurada em expressão com sentido.
Roberto Melo
Citação de Luiz Antonio De Almeida Souza em julho 23, 2025, 11:40 amDiante do comportamento agressivo e opressor de um adolescente em sala de aula, é necessário compreender que tais atitudes não surgem do nada — elas podem ser expressão de pulsões inconscientes que, não encontrando vias de simbolização ou elaboração, se manifestam como violência ou resistência escolar. A psicanálise, especialmente através da contribuição freudiana, nos aponta caminhos possíveis para transformação através do processo de sublimação.
1 - Investigação das Vivências e Fantasias
Iniciar com uma escuta cuidadosa e empática do jovem — buscando compreender suas experiências familiares, vínculos afetivos, sonhos, desejos e possíveis traumas. Essa abertura para o sujeito falar sobre si favorece a simbolização dos conteúdos psíquicos recalcados e permite que as pulsões encontrem vias de elaboração que não sejam destrutivas.2 - Proposição de Atividades Físicas e Criativas
A introdução de atividades físicas, esportivas ou artísticas pode funcionar como canal de descarga pulsional. A agressividade, por exemplo, pode ser redirecionada para modalidades que envolvem disciplina e superação, como artes marciais ou dança. Freud pontua que a sublimação é um dos destinos das pulsões que permitem o crescimento pessoal e contribuem com a coletividade — ao invés de serem reprimidas ou se tornarem sintomas, encontram realização simbólica.3 - Instituição de Méritos Vinculados à Sublimação
Caso o adolescente demonstre interesse e identificação com alguma dessas atividades, pode-se criar um sistema de reconhecimento — como acesso privilegiado à prática escolhida mediante melhor desempenho escolar ou participação. Isso promove identificação com figuras simbólicas positivas e favorece a reconstrução do laço social, incentivando atitudes cooperativas, autoestima e sentimento de pertencimento.A sublimação, ao transformar o sofrimento psíquico em ação criativa ou socialmente valorizada, é um dos pilares para a manutenção da ordem simbólica e do bem-estar coletivo. Não se trata de impor condutas, mas de oferecer vias possíveis para que o sujeito possa desejar de outra maneira.
Diante do comportamento agressivo e opressor de um adolescente em sala de aula, é necessário compreender que tais atitudes não surgem do nada — elas podem ser expressão de pulsões inconscientes que, não encontrando vias de simbolização ou elaboração, se manifestam como violência ou resistência escolar. A psicanálise, especialmente através da contribuição freudiana, nos aponta caminhos possíveis para transformação através do processo de sublimação.
1 - Investigação das Vivências e Fantasias
Iniciar com uma escuta cuidadosa e empática do jovem — buscando compreender suas experiências familiares, vínculos afetivos, sonhos, desejos e possíveis traumas. Essa abertura para o sujeito falar sobre si favorece a simbolização dos conteúdos psíquicos recalcados e permite que as pulsões encontrem vias de elaboração que não sejam destrutivas.
2 - Proposição de Atividades Físicas e Criativas
A introdução de atividades físicas, esportivas ou artísticas pode funcionar como canal de descarga pulsional. A agressividade, por exemplo, pode ser redirecionada para modalidades que envolvem disciplina e superação, como artes marciais ou dança. Freud pontua que a sublimação é um dos destinos das pulsões que permitem o crescimento pessoal e contribuem com a coletividade — ao invés de serem reprimidas ou se tornarem sintomas, encontram realização simbólica.
3 - Instituição de Méritos Vinculados à Sublimação
Caso o adolescente demonstre interesse e identificação com alguma dessas atividades, pode-se criar um sistema de reconhecimento — como acesso privilegiado à prática escolhida mediante melhor desempenho escolar ou participação. Isso promove identificação com figuras simbólicas positivas e favorece a reconstrução do laço social, incentivando atitudes cooperativas, autoestima e sentimento de pertencimento.
A sublimação, ao transformar o sofrimento psíquico em ação criativa ou socialmente valorizada, é um dos pilares para a manutenção da ordem simbólica e do bem-estar coletivo. Não se trata de impor condutas, mas de oferecer vias possíveis para que o sujeito possa desejar de outra maneira.
Citação de Ivone Albuquerque em julho 23, 2025, 1:48 pmPrimeiro verificar a relação familiar e sua rotina .
Segundo orientação
Terceiro acompanhamento terapêutico para alinhamento das suas necessidades e bem-estar.
Primeiro verificar a relação familiar e sua rotina .
Segundo orientação
Terceiro acompanhamento terapêutico para alinhamento das suas necessidades e bem-estar.
Citação de Fabiano Aparecido Barros Martins em julho 23, 2025, 2:49 pmAvaliando os acontecimentos da vida de Eduardo o cenário e realidade dele o leva ter um mecanismo de defesa, externando a este conflito, e este instinto ele expressa de forma violenta, gerando danos a ele e aos seus colegas. E diante dos acontecimentos dele avaliar primeiro o conceito família e social, segundo que ele tenha uma interatividade intelectual, artística ou religioso para que ele pudesse ver outras realidades e ser confrontado ao seu contexto de vida , para que consiga ter uma organização da sua vida em sociedade.
Avaliando os acontecimentos da vida de Eduardo o cenário e realidade dele o leva ter um mecanismo de defesa, externando a este conflito, e este instinto ele expressa de forma violenta, gerando danos a ele e aos seus colegas. E diante dos acontecimentos dele avaliar primeiro o conceito família e social, segundo que ele tenha uma interatividade intelectual, artística ou religioso para que ele pudesse ver outras realidades e ser confrontado ao seu contexto de vida , para que consiga ter uma organização da sua vida em sociedade.
Citação de Silvia Alves de Oliveira em julho 24, 2025, 4:50 pmEduardo provavelmente vem sofrendo com problemas extra classe, além disso esta em uma fase de muitas mudancas físicas e psicológicas (adolescencia), tudo isso não deve ser visto apenas como um adolescente problemático na escola, mas um adolescente que tem toda uma história de vida e que o levou a atitudes erradas nessa fase e consequentemente na escola. por conta disso se faz necessário uma intervenção com esse menino e para isso podemos usar sublimação, podendo fazer uma transformação desses impusos negativos e violentos, ou seja, negativos e danosos em algo mais intelectual, apresentando a ele alguma arte macial, onde além de usar essa energia em um esporte ele aprenderia também a ter disciplina, autoconfianca e respeito, beneficiando ao próprio Eduardo como também a quem esta em volta dele.
Eduardo provavelmente vem sofrendo com problemas extra classe, além disso esta em uma fase de muitas mudancas físicas e psicológicas (adolescencia), tudo isso não deve ser visto apenas como um adolescente problemático na escola, mas um adolescente que tem toda uma história de vida e que o levou a atitudes erradas nessa fase e consequentemente na escola. por conta disso se faz necessário uma intervenção com esse menino e para isso podemos usar sublimação, podendo fazer uma transformação desses impusos negativos e violentos, ou seja, negativos e danosos em algo mais intelectual, apresentando a ele alguma arte macial, onde além de usar essa energia em um esporte ele aprenderia também a ter disciplina, autoconfianca e respeito, beneficiando ao próprio Eduardo como também a quem esta em volta dele.