Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 695 of 730Next

Bem, se tratando do processo de sublimação podemos pensar em algumas possibilidades. No entanto o primeiro passo seria entender a visão de mundo do jovem para que possamos entender a origem do comportamento agressivo. Aqui a esta altura ja se tem ideia que vem da base familiar, mas a escuta ativa pode aliviar a pressão do jovem. Então sugeriria:

  1. Roda de conversa com escuta ativa, entendo a realidade dos jovens;
  2. Liderança: trazer o jovem para responsabilidades dentro do projeto, como auxiliar os mais novos ou jovens com o mesmo problema que ele pode trazer o senso de utilidade e empatia;
  3. Exercícios com dramatização, arte, ou até uma arte marcial poderia extravasar a fúria/raiva que o jovem carrega dentro de si por conta de prováveis dores e dramas profundos. Também desenvolvendo habilidades novas como comunicação e disciplina.

Penso que a primeira coisa a fazer é ouvir o Eduardo até se ter compreensão do que pode estar levando ele a tal comportamento.

Em seguida, eu pediria ajuda a um profissional qualificado para avaliar algum distúrbio de comportamento como TOD, TDAH ou outro. Em terceiro, criaria situações baseadas em interesses do aluno para incluí -lo em diversas atividades.

1 - Conhecer a estrutura familiar e o contexto em que esta inserido;
2 - Conhecer melhor o menino em sessões de analise;
3 - Propor atividades que pudessem desenvolver nele o auto conhecimento,  o senso de comunidade e bem estar comum.

Primeiro, procurar conhecer Eduardo, seu histórico familiar e social. Segundo, após conhecê-lo, buscar a melhor - ou melhores - abordagens psicológicas e terapêuticas para resolver os problemas identificados. Terceiro, envolvê-lo em atividades nas quais ele possa executar suas habilidades, manifestando sua agressividade e força de modo saudável, como em esportes, artes ou música.

Observando o relato sobre o adolescente Eduardo, primeiramente o convidaria para uma conversa, juntamente com a equipe pedagógica, buscando compreender o que leva o menino estar com esse tipo de comportamento, procuraria saber se ele esta sofrendo bulliyng, como esta sendo o tratamento dos colegas para que o mesmo tenha essa ação. Após a conversa com o adolescente, convidaria a família para uma reunião, buscando saber como é a rotina diária, a convivência com a família, a convivência com outras pessoas do bairro. Em seguida, faria um relatório contendo todas as informações, elaboraria um plano de ação buscando inserir esse adolescente em atividades extras no contra turno, afim de ocupar o tempo dele, e orientava os responsáveis a buscar uma terapia, com  o objetivo do Eduardo se "libertar" dos possíveis traumas adquiridos desde sua infância.

1- Fazer uma investigação sobre suas experiência e vivência familiar.

2- Identificar se o aluno Eduardo  possui algum trauma .

3- Após  a investigação, buscar a melhor forma de tratamento psicológico.

Uma criança muito agressiva além de ser necessário um acompanhamento profissional, pode recorrer ao esporte .

Boxe , jiu-jitsu. Esporte que requer força e energia .

Essa agressividade vai virar força e disciplina .

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 10:57 am

Após reflexão, e considerando a compreensão freudiana sobre sublimação e os benefícios desse processo para manutenção da ordem social, apresente três ações/atividades que poderiam ser feitas para favorecer a mudança de comportamento de Eduardo. 

1-Em primeiro lugar é importante conversar com o Eduardo para tentar descobrir os motivos que desencadeiam suas ações.

2-Após o devido conhecimento dos motivos que são gatilhos para as ações negativas realizadas por Eduardo, agir com o objetivo de o ajudar com as orientações necessárias que sejam possíveis de causar mudanças importantes.

3-Observando-se que as orientações estão tendo respostas positivas relacionadas às ações do Eduardo, continuar agindo para melhorar cada vez mais, e senão observar resultados satisfatórios buscar outras alternativas legais até alcançar resultados positivos.

Avaliação com precisão só pode ser feita logo após de ouvir e observar todos os detalhes. E assim, conduzir o raciocínio da melhor forma, saído de opinião crítica fazendo que a pessoa veja como terceiro pessoa o problema e assim juntos podem esclarecer o que está escuro.

Em primeiro lugar entender atraves da escuta um pouco do ambiente familiar, social que o menino se encontra. e como foi citado, pela compreensão da sublimação, possibilitar as atividades que o menino se identificaria para focar e assim colocar toda a sua relaçao represada. trocando um comportamento violento por algo que consiga fazer com prazer e menos doloso para si e para os que estão em volta.

PreviousPage 695 of 730Next