Desafio - Módulo I
Citação de Adalgisa Damato Gomes em julho 11, 2025, 6:31 pmAS MINHAS SUGESTÕES:
1ª Envolveria o aluno Eduardo em atividades artísticas, como por exemplo música,pintura etc...
fazendo com que Eduardo se sentisse impulsionado a fazer algo leve, descontraído, que fizesse se sentir bem, sem pressão e de forma acompanhada, de forma que ele se sentisse útil.
2ª Convidaria o aluno Eduardo a participar de esportes, principalmente aqueles que exigem disciplina e autocontrole, na tentativa de que Eduardo parasse de extravasar sentimentos ou pensamentos negativos que os leva a ter o comportamento mencionado na questão do desafio, pois a competição por sua vez pode oferecer um espaço para ele buscar por superação pessoal.
3ª Envolveria o aluno Eduardo no Desenvolvimento de habilidades profissionais. O que daria a ele oportunidades de novos pensamentos e interação, levando a se sentir capaz e com interesse em mudar pois seria dado a ele uma chance para desenvolver aptidão ao trabalho,e a encontrar satisfação pessoal.
Obs:É importante ressaltar que a aplicação da sublimação para mudança de comportamento requer acompanhamento profissional ,para que o resultado do processo seja o esperado.
AS MINHAS SUGESTÕES:
1ª Envolveria o aluno Eduardo em atividades artísticas, como por exemplo música,pintura etc...
fazendo com que Eduardo se sentisse impulsionado a fazer algo leve, descontraído, que fizesse se sentir bem, sem pressão e de forma acompanhada, de forma que ele se sentisse útil.
2ª Convidaria o aluno Eduardo a participar de esportes, principalmente aqueles que exigem disciplina e autocontrole, na tentativa de que Eduardo parasse de extravasar sentimentos ou pensamentos negativos que os leva a ter o comportamento mencionado na questão do desafio, pois a competição por sua vez pode oferecer um espaço para ele buscar por superação pessoal.
3ª Envolveria o aluno Eduardo no Desenvolvimento de habilidades profissionais. O que daria a ele oportunidades de novos pensamentos e interação, levando a se sentir capaz e com interesse em mudar pois seria dado a ele uma chance para desenvolver aptidão ao trabalho,e a encontrar satisfação pessoal.
Obs:É importante ressaltar que a aplicação da sublimação para mudança de comportamento requer acompanhamento profissional ,para que o resultado do processo seja o esperado.
Citação de jaqueline medrades da cruz em julho 12, 2025, 10:26 pmconversar e principalmente ouvir o aluno, tenha entender sua realidade, a relação familiar, e depois da analise, contribuir com a melhoria do aluno.
conversar e principalmente ouvir o aluno, tenha entender sua realidade, a relação familiar, e depois da analise, contribuir com a melhoria do aluno.
Citação de Lion John da Silva Trindade em julho 14, 2025, 2:37 pmPrimeira ação: Ouví-lo, nesse ato podemos descobrir o que de fato o torna tão agressivo e quais são os seus principais traumas.
Segunda ação: Buscar com os seus pais qual o nível de diálogo e como eles agem com Eduardo de dentro de casa, pois muitos comportamentos explosivos se refletem por consequência da falta de atenção/correção dos pais em relação aos filhos. Ao invés de entender e ajudar, ferem mais ainda com palavras duras.
Terceira ação: Baseando os resultados nas duas primeiras ações entrar com tratamento para e resolução de conflitos que o Eduardo tem externo e internos.
Primeira ação: Ouví-lo, nesse ato podemos descobrir o que de fato o torna tão agressivo e quais são os seus principais traumas.
Segunda ação: Buscar com os seus pais qual o nível de diálogo e como eles agem com Eduardo de dentro de casa, pois muitos comportamentos explosivos se refletem por consequência da falta de atenção/correção dos pais em relação aos filhos. Ao invés de entender e ajudar, ferem mais ainda com palavras duras.
Terceira ação: Baseando os resultados nas duas primeiras ações entrar com tratamento para e resolução de conflitos que o Eduardo tem externo e internos.
Citação de Joao Jose Klein em julho 14, 2025, 7:09 pmSem dúvida alguma a escuta é primordial na psicanalise, conforme alguns colegas já o declinaram, porém, a escuta do que é dito e do não dito por todas as pessoas que fazem parte do cotidiano do rapaz em epígrafe. Quanto a fazê-lo participar de atividades artísticas, desportivas, culturais, etc, penso, novamente requer mais conhecimentos acerca dos interesses comuns, individuais, sociais, econômicos, etc, dos mesmos elementos envolvidos.
Sem dúvida alguma a escuta é primordial na psicanalise, conforme alguns colegas já o declinaram, porém, a escuta do que é dito e do não dito por todas as pessoas que fazem parte do cotidiano do rapaz em epígrafe. Quanto a fazê-lo participar de atividades artísticas, desportivas, culturais, etc, penso, novamente requer mais conhecimentos acerca dos interesses comuns, individuais, sociais, econômicos, etc, dos mesmos elementos envolvidos.
Citação de Luciano Da Silva Oliveira em julho 14, 2025, 8:09 pmPrimeiro faria uma pesquisa que como e a sua família, quais são as suas raízes;
Depois uma entrevista com Eduardo buscando entender como ele se vê na família e na instituição tentar entender a dificuldade dele se manter em sociedade;
Por fim buscar a ajuda especializada
Primeiro faria uma pesquisa que como e a sua família, quais são as suas raízes;
Depois uma entrevista com Eduardo buscando entender como ele se vê na família e na instituição tentar entender a dificuldade dele se manter em sociedade;
Por fim buscar a ajuda especializada
Citação de Maria Jorgeana Machado da Silva em julho 15, 2025, 1:12 amOs desafios da psicanálise freud envolve tanto a prática clínica quanto a teoria. No âmbito clinicpsecanalise enfrenta o desafio de lidar com novos sintomas transtornos mentais como depressão, síndrome do pânico e toxicomania, que surgiram ou se tornam mais frequentes na atualidade...
Os desafios da psicanálise freud envolve tanto a prática clínica quanto a teoria. No âmbito clinicpsecanalise enfrenta o desafio de lidar com novos sintomas transtornos mentais como depressão, síndrome do pânico e toxicomania, que surgiram ou se tornam mais frequentes na atualidade...
Citação de Maurobom em julho 15, 2025, 2:37 amPenso que principalmente seria necessário ter uma conversa em particular com os pais de Eduardo e com Eduardo presente e depois de mais de uma sessão tentar entender e instruir o Eduardo e reverter a sublimação podendo aprender a refletir as más ações! E pedir encaminhar o Eduardo a acompanhamento terapêutico!
Penso que principalmente seria necessário ter uma conversa em particular com os pais de Eduardo e com Eduardo presente e depois de mais de uma sessão tentar entender e instruir o Eduardo e reverter a sublimação podendo aprender a refletir as más ações! E pedir encaminhar o Eduardo a acompanhamento terapêutico!
Citação de Arteisa de Sales Soares Lopes em julho 15, 2025, 12:37 pmApós avaliar quais as alternativas que já foram usadas no caso, eu daria as seguintes propostas:
1- Conversaria com o aluno, criando um espaço em que ele se sentisse seguro para expressar seus sentimentos. Começando com perguntas abertas e acolhedoras, procurando saber o que o tem deixado desconfortável e até irritado em sala de aula, para tentar entender a raiz da agressividade e identificar possíveis frustrações e traumas que ele esteja projetando;
2- Buscaria encorajá-lo a nomear o que sente e a encontrar formas não violentas de expressar isso, sugerindo ao mesmo que tente um exercício mental na próxima vez que sentir que vai explodir, tentar respirar fundo e pensar em qual sentimento está sentindo: Raiva? Injustiça? Vergonha? E dessa forma ajudar o jovem a sair do automático da agressão e construir autoconsciência emocional;
3- Redirecionar a energia agressiva para uma atividade que valorize o que ele faz bem e que envolva a cooperação com os colegas, para assim ajudar a trabalhar pertencimento, autoestima e respeito aos outros.
Após avaliar quais as alternativas que já foram usadas no caso, eu daria as seguintes propostas:
1- Conversaria com o aluno, criando um espaço em que ele se sentisse seguro para expressar seus sentimentos. Começando com perguntas abertas e acolhedoras, procurando saber o que o tem deixado desconfortável e até irritado em sala de aula, para tentar entender a raiz da agressividade e identificar possíveis frustrações e traumas que ele esteja projetando;
2- Buscaria encorajá-lo a nomear o que sente e a encontrar formas não violentas de expressar isso, sugerindo ao mesmo que tente um exercício mental na próxima vez que sentir que vai explodir, tentar respirar fundo e pensar em qual sentimento está sentindo: Raiva? Injustiça? Vergonha? E dessa forma ajudar o jovem a sair do automático da agressão e construir autoconsciência emocional;
3- Redirecionar a energia agressiva para uma atividade que valorize o que ele faz bem e que envolva a cooperação com os colegas, para assim ajudar a trabalhar pertencimento, autoestima e respeito aos outros.
Citação de PABLINE PLAXESK em julho 15, 2025, 5:03 pmAcho que acolheria e conversaria no mesmo instante para tentar entender do porque ele age dessa maneira.
tentaria entender a convivência familiar para um bom desempenho através de uma conversa livre.
acompanharia ele para ver como está indo seu desenvolvimento familiar e escolar, e indicaria procurar algum especialista.
Acho que acolheria e conversaria no mesmo instante para tentar entender do porque ele age dessa maneira.
tentaria entender a convivência familiar para um bom desempenho através de uma conversa livre.
acompanharia ele para ver como está indo seu desenvolvimento familiar e escolar, e indicaria procurar algum especialista.
Citação de Gracielle Constantino Araujo em julho 15, 2025, 7:17 pmPrimeira ação, acompanhamento. Seria interessante conversar e buscar conhecer mais de perto o cotidiano da criança, pois são muitos os que também passam por essa realidade porém não se desenvolvem ou reagem da mesma forma.
Segunda ação, apresentar-lhe algum estilo de luta. O que poderia ajudar a colocar para fora os sentimentos violentos, ajudaria a desestressar e relaxar, além de ensinar-lhe disciplina.
Terceira ação, apresentar e ajudar a escolher um novo hobby em que ele possa se identificar. Como por exemplo, música, dança, desenho, pintura, trabalhos voluntários, dentre outros. Pois dessa forma ele poderia encontrar algo a que se dedicar e permitir ser manifestado como atos benéficos em sociedade.
Primeira ação, acompanhamento. Seria interessante conversar e buscar conhecer mais de perto o cotidiano da criança, pois são muitos os que também passam por essa realidade porém não se desenvolvem ou reagem da mesma forma.
Segunda ação, apresentar-lhe algum estilo de luta. O que poderia ajudar a colocar para fora os sentimentos violentos, ajudaria a desestressar e relaxar, além de ensinar-lhe disciplina.
Terceira ação, apresentar e ajudar a escolher um novo hobby em que ele possa se identificar. Como por exemplo, música, dança, desenho, pintura, trabalhos voluntários, dentre outros. Pois dessa forma ele poderia encontrar algo a que se dedicar e permitir ser manifestado como atos benéficos em sociedade.