Desafio - Módulo I
Citação de JONILDO SALUSTIANO DE PONTES em outubro 25, 2025, 2:47 amPara favorecer a mudança de comportamento, três ações que canalizam impulsos de forma sublimatório são: A prática de atividades físicas intensas (como artes marciais) para a descarga de agressividade, a criação artística (como pintura ou escrita) para expressar emoções reprimidas, e o engajamento em atividades intelectuais ou de aprendizado (como voluntariado ou pesquisa) para redirecionar energia de forma produtiva e socialmente aceitável...
Para favorecer a mudança de comportamento, três ações que canalizam impulsos de forma sublimatório são: A prática de atividades físicas intensas (como artes marciais) para a descarga de agressividade, a criação artística (como pintura ou escrita) para expressar emoções reprimidas, e o engajamento em atividades intelectuais ou de aprendizado (como voluntariado ou pesquisa) para redirecionar energia de forma produtiva e socialmente aceitável...
Citação de EDITE RODRIGUES em outubro 25, 2025, 5:12 pm1 - Iniciar Eduardo em aulas de atividade física onde ela possa descarregar sua agressividade de modo supervisionado, onde aprende os valores e regras. Ex. judô, karatê, capoeira, etc.
2 - Sugerir que ele participe de atividades e jogos coletivos e de cooperação;
3- Incentivo em relação as atitudes positivas.
1 - Iniciar Eduardo em aulas de atividade física onde ela possa descarregar sua agressividade de modo supervisionado, onde aprende os valores e regras. Ex. judô, karatê, capoeira, etc.
2 - Sugerir que ele participe de atividades e jogos coletivos e de cooperação;
3- Incentivo em relação as atitudes positivas.
Citação de Marcos Vinicius Novaes Franca Ribeiro em outubro 26, 2025, 1:06 am1 - Primeira ação -Poderíamos apresentar ao jovem Eduardo a grande realidade sobre a necessidade de mudança no mundo que nos cercam, inserindo o mesmo em uma atuação religiosa voluntária voltada a cuidar de crianças abandonadas.
2 - Segunda ação - Levar o Jovem Eduardo a perceber que o tempo atual sofrerá bruscas mudanças a cada dia com o envelhecimento das pessoas e principalmente daquelas que no futuro não tem ninguém para tomar conta ou mesmo zelar, vindo precisar dos cuidados alheios, inserindo o Jovem Eduardo em um serviço voluntário em um azilo, onde o mesmo pode exercer um serviço voluntário, cortando ou zelando das plantas naquele estabeleimento.
3 - Terceira ação - Levando o jovem Eduardo ao aprendizado de instrumentos musicais, aprender sobre instrumentos e também sobre músicas.
1 - Primeira ação -Poderíamos apresentar ao jovem Eduardo a grande realidade sobre a necessidade de mudança no mundo que nos cercam, inserindo o mesmo em uma atuação religiosa voluntária voltada a cuidar de crianças abandonadas.
2 - Segunda ação - Levar o Jovem Eduardo a perceber que o tempo atual sofrerá bruscas mudanças a cada dia com o envelhecimento das pessoas e principalmente daquelas que no futuro não tem ninguém para tomar conta ou mesmo zelar, vindo precisar dos cuidados alheios, inserindo o Jovem Eduardo em um serviço voluntário em um azilo, onde o mesmo pode exercer um serviço voluntário, cortando ou zelando das plantas naquele estabeleimento.
3 - Terceira ação - Levando o jovem Eduardo ao aprendizado de instrumentos musicais, aprender sobre instrumentos e também sobre músicas.
Citação de Renato Barbosa em outubro 27, 2025, 7:38 amCaso Eduardo.
Todo mundo, às vezes, sente raiva, tristeza ou nervoso. E quando a gente não sabe como lidar com isso, acaba fazendo coisa sem querer: briga, fala alto, se fecha... O Eduardo tá passando por isso. Ele sente muita coisa por dentro, só que ainda não aprendeu um jeito de colocar pra fora sem se machucar nem machucar os outros.
O que Freud dizia é que todas as pessoas têm sentimentos fortes dentro de si vontade, raiva, medo, tristeza, alegria. E que o segredo não é guardar nem explodir, mas aprender a transformar.
Eduardo não é um “menino ruim”.
Ele só precisa aprender outros jeitos de colocar pra fora o que sente. Jeitos que não machucam ele nem os outros.
E é isso que a sublimação faz: ajuda a gente a transformar o que dói em algo bonito, forte e criativo.
Sugestão de ações para Eduardo:
1. Fazer esportes pra gastar energia.
Eduardo pode entrar num esporte como futebol, capoeira ou jiu-jitsu. Assim ele usa a força e a raiva de um jeito certo, aprende regras e se sente mais calmo depois.
2. Fazer arte pra colocar o que sente pra fora.
Ele pode desenhar, cantar, tocar instrumento, escrever ou fazer teatro.
A arte é uma forma de “falar sem palavras"
3. Conversar com alguém que escute de verdade.
Também é importante que o Eduardo tenha alguém com quem ele possa conversar, um terapeuta, professor, psicólogo ou educador.
Quando ele fala e é escutado, ele começa a perceber que o que sente tem valor e pode mudar.
Caso Eduardo.
Todo mundo, às vezes, sente raiva, tristeza ou nervoso. E quando a gente não sabe como lidar com isso, acaba fazendo coisa sem querer: briga, fala alto, se fecha... O Eduardo tá passando por isso. Ele sente muita coisa por dentro, só que ainda não aprendeu um jeito de colocar pra fora sem se machucar nem machucar os outros.
O que Freud dizia é que todas as pessoas têm sentimentos fortes dentro de si vontade, raiva, medo, tristeza, alegria. E que o segredo não é guardar nem explodir, mas aprender a transformar.
Eduardo não é um “menino ruim”.
Ele só precisa aprender outros jeitos de colocar pra fora o que sente. Jeitos que não machucam ele nem os outros.
E é isso que a sublimação faz: ajuda a gente a transformar o que dói em algo bonito, forte e criativo.
Sugestão de ações para Eduardo:
1. Fazer esportes pra gastar energia.
Eduardo pode entrar num esporte como futebol, capoeira ou jiu-jitsu. Assim ele usa a força e a raiva de um jeito certo, aprende regras e se sente mais calmo depois.
2. Fazer arte pra colocar o que sente pra fora.
Ele pode desenhar, cantar, tocar instrumento, escrever ou fazer teatro.
A arte é uma forma de “falar sem palavras"
3. Conversar com alguém que escute de verdade.
Também é importante que o Eduardo tenha alguém com quem ele possa conversar, um terapeuta, professor, psicólogo ou educador.
Quando ele fala e é escutado, ele começa a perceber que o que sente tem valor e pode mudar.
Citação de Simone Barbosa em outubro 29, 2025, 9:05 pmNA MINHA CONCEPCÃO SERIA DE GRANDE RELEVÂNCIA QUE A DIRECÂO CONVOCASSE UMA REUNIÃO COM OS PAIS DO MENINO.TENTAR ENDTENDER SUA VIDA ,COMO SERIA O SEGUIMENTO DESSA CASA,MUITAS VEZES OS PROBLEMAS REFLETIDOS ,EM COLEGIO,COM AMIGOS,NA VIDA SOCIAL,É O REFLEXO DE CONFLITOS FAMILIARES,COM OS PAIS,ENFIM TALVEZ SERIA A FORMA DE ENCONTRAR RESPOSTAS E SOLUCÔES ,PARA RESGATAR O MENINO.SEMPRE HÁ UM CAMINHO.
NA MINHA CONCEPCÃO SERIA DE GRANDE RELEVÂNCIA QUE A DIRECÂO CONVOCASSE UMA REUNIÃO COM OS PAIS DO MENINO.TENTAR ENDTENDER SUA VIDA ,COMO SERIA O SEGUIMENTO DESSA CASA,MUITAS VEZES OS PROBLEMAS REFLETIDOS ,EM COLEGIO,COM AMIGOS,NA VIDA SOCIAL,É O REFLEXO DE CONFLITOS FAMILIARES,COM OS PAIS,ENFIM TALVEZ SERIA A FORMA DE ENCONTRAR RESPOSTAS E SOLUCÔES ,PARA RESGATAR O MENINO.SEMPRE HÁ UM CAMINHO.
Citação de Sergio de Campos Kina em outubro 30, 2025, 7:46 pmRedirecionar sua energia para atividades socialmente valorizadas:
Artes, ciência e o trabalho intelectual.
Redirecionar sua energia para atividades socialmente valorizadas:
Artes, ciência e o trabalho intelectual.
Citação de Iuri Souza dos Passos em outubro 31, 2025, 12:14 amA psicanálise freudiana nos mostra que a agressividade pode ser transformada por meio da sublimação.
Como ações podemos sugerir o seguinte:
1) esportes pra distribuir energia e ensiar à ele regras de disciplica que talvez ele não conheça
2) buscar onde ele expressa emoções e estimular por meio da arte, desenho, música, etc...
3) ouvir ele e criar laços de confiança
A psicanálise freudiana nos mostra que a agressividade pode ser transformada por meio da sublimação.
Como ações podemos sugerir o seguinte:
1) esportes pra distribuir energia e ensiar à ele regras de disciplica que talvez ele não conheça
2) buscar onde ele expressa emoções e estimular por meio da arte, desenho, música, etc...
3) ouvir ele e criar laços de confiança
Citação de Ana Verena em novembro 1, 2025, 1:26 pmDeveria inicialmente tentar aproximação, iniciando com elogios em quaisquer respostas boas que ele tivesse nas atividades propostas, iniciando pelo professor da atividade na qual ele trouxe a as respostas melhores das atividades, pois talvez seja a disciplina que ele mais gosta e iniciar uma tentativa de elogios e conversa com o professor dessa disciplina para tentar uma aproximação anterior a uma conversa. Posteriormente ocorre um diálogo, geralmente pessoas que sofrem a medida que se sentem seguras com alguém elas mesmas começam a se abrir. Só após isso, poderá iniciar qualquer tipo de intervenção.
Deveria inicialmente tentar aproximação, iniciando com elogios em quaisquer respostas boas que ele tivesse nas atividades propostas, iniciando pelo professor da atividade na qual ele trouxe a as respostas melhores das atividades, pois talvez seja a disciplina que ele mais gosta e iniciar uma tentativa de elogios e conversa com o professor dessa disciplina para tentar uma aproximação anterior a uma conversa. Posteriormente ocorre um diálogo, geralmente pessoas que sofrem a medida que se sentem seguras com alguém elas mesmas começam a se abrir. Só após isso, poderá iniciar qualquer tipo de intervenção.
Citação de Sinolia em novembro 2, 2025, 2:25 pm1. Atividades artísticas expressivas (música, desenho, teatro ou escrita)
A arte é uma das formas mais clássicas de sublimação freudiana.
Objetivo: permitir que Eduardo expresse emoções reprimidas e canalize sua energia em produções simbólicas.
Benefício: reduz impulsos destrutivos, aumenta a autoestima e proporciona reconhecimento social.
2. Práticas esportivas coletivas e disciplinares
O esporte transforma a agressividade natural em força, foco e superação.
Objetivo: oferecer um espaço para a descarga das pulsões agressivas de forma controlada e positiva.
Benefício: melhora da socialização, autocontrole, respeito a regras e espírito de equipe.3. Participação em projetos solidários ou de liderança na ONG
Envolver Eduardo em atividades de ajuda ao próximo, como oficinas com crianças menores ou ações comunitárias.
Objetivo: redirecionar o instinto de poder e domínio para a cooperação e cuidado.
Benefício: reforça o sentimento de pertencimento e o valor de contribuir com a sociedade.
Essas ações favorecem a transformação da pulsão em algo produtivo, como propôs Freud: um movimento de energia que sai do nível instintivo e se eleva a uma realização cultural, criativa e ética.
1. Atividades artísticas expressivas (música, desenho, teatro ou escrita)
A arte é uma das formas mais clássicas de sublimação freudiana.
Objetivo: permitir que Eduardo expresse emoções reprimidas e canalize sua energia em produções simbólicas.
Benefício: reduz impulsos destrutivos, aumenta a autoestima e proporciona reconhecimento social.
2. Práticas esportivas coletivas e disciplinares
O esporte transforma a agressividade natural em força, foco e superação.
Objetivo: oferecer um espaço para a descarga das pulsões agressivas de forma controlada e positiva.
Benefício: melhora da socialização, autocontrole, respeito a regras e espírito de equipe.
3. Participação em projetos solidários ou de liderança na ONG
Envolver Eduardo em atividades de ajuda ao próximo, como oficinas com crianças menores ou ações comunitárias.
Objetivo: redirecionar o instinto de poder e domínio para a cooperação e cuidado.
Benefício: reforça o sentimento de pertencimento e o valor de contribuir com a sociedade.
Essas ações favorecem a transformação da pulsão em algo produtivo, como propôs Freud: um movimento de energia que sai do nível instintivo e se eleva a uma realização cultural, criativa e ética.
Citação de FLAVIA BORTOLAIA em novembro 4, 2025, 1:28 pmInicialmente investigar a base familiar, ambiental e estrutural. Depois de feito, dar incentivar a prática de esportes que gerem competitividade, pois a energia agressiva e a necessidade de extravasar a tensão podem ser canalizadas para esportes como artes marciais, futebol, entre outras que exigem disciplina e trabalho em equipe.
Engajamento em atividades artísticas e criativas como teatro, pintura, escultura, música ou escrita criativa permitem que o individuo expresse e elabore seus sentimentos, frustrações e impulsos de forma simbólica e não destrutiva.
Participação em trabalhos manuais ou projetos de construção/reforma, exijam esforço físico e concentração, como marcenaria, jardinagem, ou a construção de algo, pode canalizar a pulsão destrutiva (ou de morte, segundo Freud) para a criação e produção de algo tangível e útil. A conclusão bem-sucedida de projetos também pode aumentar sua autoestima e senso de pertencimento social.
Inicialmente investigar a base familiar, ambiental e estrutural. Depois de feito, dar incentivar a prática de esportes que gerem competitividade, pois a energia agressiva e a necessidade de extravasar a tensão podem ser canalizadas para esportes como artes marciais, futebol, entre outras que exigem disciplina e trabalho em equipe.
Engajamento em atividades artísticas e criativas como teatro, pintura, escultura, música ou escrita criativa permitem que o individuo expresse e elabore seus sentimentos, frustrações e impulsos de forma simbólica e não destrutiva.
Participação em trabalhos manuais ou projetos de construção/reforma, exijam esforço físico e concentração, como marcenaria, jardinagem, ou a construção de algo, pode canalizar a pulsão destrutiva (ou de morte, segundo Freud) para a criação e produção de algo tangível e útil. A conclusão bem-sucedida de projetos também pode aumentar sua autoestima e senso de pertencimento social.
