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Desafio - Módulo I

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Para favorecer a mudança de comportamento, três ações que canalizam impulsos de forma sublimatório são: A prática de  atividades físicas intensas (como artes marciais) para a descarga de agressividade, a criação artística (como pintura ou escrita) para expressar emoções reprimidas, e o engajamento em atividades intelectuais ou de aprendizado (como voluntariado ou pesquisa) para redirecionar energia de forma produtiva e socialmente aceitável...

1 - Iniciar Eduardo em aulas de atividade física onde ela possa descarregar sua agressividade de modo supervisionado, onde aprende os valores e regras. Ex. judô, karatê, capoeira, etc.

2 - Sugerir que ele participe de atividades e jogos coletivos e de cooperação;

3- Incentivo em relação as atitudes positivas.

1 -   Primeira ação -Poderíamos apresentar ao jovem Eduardo a grande realidade sobre a necessidade de mudança no mundo que nos cercam, inserindo o mesmo em uma atuação religiosa voluntária voltada a cuidar de crianças abandonadas.

2 - Segunda ação - Levar o Jovem Eduardo a perceber que o tempo atual sofrerá bruscas mudanças a cada dia com o envelhecimento das pessoas e principalmente daquelas que no futuro não tem ninguém para tomar conta ou mesmo zelar, vindo precisar dos cuidados alheios, inserindo o Jovem Eduardo em um serviço voluntário em um azilo, onde o mesmo pode exercer um serviço voluntário, cortando  ou zelando das plantas naquele estabeleimento.

3 - Terceira ação - Levando o jovem Eduardo ao aprendizado de instrumentos musicais, aprender sobre instrumentos e também sobre músicas.

 

Caso Eduardo.

Todo mundo, às vezes, sente raiva, tristeza ou nervoso. E quando a gente não sabe como lidar com isso, acaba fazendo coisa sem querer: briga, fala alto, se fecha... O Eduardo tá passando por isso. Ele sente muita coisa por dentro, só que ainda não aprendeu um jeito de colocar pra fora sem se machucar nem machucar os outros.

O que Freud dizia é que todas as pessoas têm sentimentos fortes dentro de si vontade, raiva, medo, tristeza, alegria. E que o segredo não é guardar nem explodir, mas aprender a transformar.

Eduardo não é um “menino ruim”.

Ele só precisa aprender outros jeitos de colocar pra fora o que sente. Jeitos que não machucam ele nem os outros.

E é isso que a sublimação faz: ajuda a gente a transformar o que dói em algo bonito, forte e criativo.

 

Sugestão de ações para Eduardo:

 

1. Fazer esportes pra gastar energia.

Eduardo pode entrar num esporte como futebol, capoeira ou jiu-jitsu. Assim ele usa a força e a raiva de um jeito certo, aprende regras e se sente mais calmo depois.

2. Fazer arte pra colocar o que sente pra fora.

Ele pode desenhar, cantar, tocar instrumento, escrever ou fazer teatro.

A arte é uma forma de “falar sem palavras"

3. Conversar com alguém que escute de verdade.

Também é importante que o Eduardo tenha alguém com quem ele possa conversar, um terapeuta, professor, psicólogo ou educador.

Quando ele fala e é escutado, ele começa a perceber que o que sente tem valor e pode mudar.

NA MINHA CONCEPCÃO SERIA DE GRANDE RELEVÂNCIA QUE A DIRECÂO CONVOCASSE UMA REUNIÃO COM OS PAIS DO MENINO.TENTAR ENDTENDER SUA VIDA ,COMO SERIA O SEGUIMENTO DESSA CASA,MUITAS VEZES OS PROBLEMAS REFLETIDOS ,EM COLEGIO,COM AMIGOS,NA VIDA SOCIAL,É O REFLEXO DE CONFLITOS FAMILIARES,COM OS PAIS,ENFIM TALVEZ SERIA A FORMA DE ENCONTRAR RESPOSTAS E SOLUCÔES ,PARA RESGATAR O MENINO.SEMPRE HÁ UM CAMINHO.

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FLAVIA BORTOLAIA

Redirecionar sua energia para atividades socialmente valorizadas:

Artes, ciência e o trabalho intelectual.

 

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A psicanálise freudiana nos mostra que a agressividade pode ser transformada por meio da sublimação.

Como ações podemos sugerir o seguinte:

1) esportes pra distribuir energia e ensiar à ele regras de disciplica que talvez ele não conheça

2) buscar onde ele expressa emoções e estimular por meio da arte, desenho, música, etc...

3) ouvir ele e criar laços de confiança

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FLAVIA BORTOLAIA

Deveria inicialmente tentar aproximação, iniciando com elogios em quaisquer respostas boas que ele tivesse nas atividades propostas, iniciando pelo professor da atividade na qual ele trouxe a as respostas melhores das atividades, pois talvez seja a disciplina que ele mais gosta e iniciar uma tentativa de elogios e conversa com o professor dessa disciplina para tentar uma aproximação anterior a uma conversa. Posteriormente ocorre um diálogo, geralmente pessoas que sofrem a medida que se sentem seguras com alguém elas mesmas começam a se abrir. Só após isso, poderá iniciar qualquer tipo de intervenção.

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FLAVIA BORTOLAIA

1. Atividades artísticas expressivas (música, desenho, teatro ou escrita)

A arte é uma das formas mais clássicas de sublimação freudiana.

Objetivo: permitir que Eduardo expresse emoções reprimidas e canalize sua energia em produções simbólicas.

Benefício: reduz impulsos destrutivos, aumenta a autoestima e proporciona reconhecimento social.

2. Práticas esportivas coletivas e disciplinares

O esporte transforma a agressividade natural em força, foco e superação.

Objetivo: oferecer um espaço para a descarga das pulsões agressivas de forma controlada e positiva.
Benefício: melhora da socialização, autocontrole, respeito a regras e espírito de equipe.

3. Participação em projetos solidários ou de liderança na ONG

Envolver Eduardo em atividades de ajuda ao próximo, como oficinas com crianças menores ou ações comunitárias.
Objetivo: redirecionar o instinto de poder e domínio para a cooperação e cuidado.
Benefício: reforça o sentimento de pertencimento e o valor de contribuir com a sociedade.
Essas ações favorecem a transformação da pulsão em algo produtivo, como propôs Freud: um movimento de energia que sai do nível instintivo e se eleva a uma realização cultural, criativa e ética.

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FLAVIA BORTOLAIA

Inicialmente investigar a base familiar, ambiental e estrutural.  Depois de feito, dar incentivar a prática de esportes que gerem competitividade, pois a energia agressiva e a necessidade de extravasar a tensão podem ser canalizadas para esportes como artes marciais, futebol, entre outras que exigem disciplina e trabalho em equipe. 

Engajamento em atividades artísticas e criativas como teatro, pintura, escultura, música ou escrita criativa permitem que o individuo expresse e elabore seus sentimentos, frustrações e impulsos de forma simbólica e não destrutiva. 

Participação em trabalhos manuais ou projetos de construção/reforma, exijam esforço físico e concentração, como marcenaria, jardinagem, ou a construção de algo, pode canalizar a pulsão destrutiva (ou de morte, segundo Freud) para a criação e produção de algo tangível e útil. A conclusão bem-sucedida de projetos também pode aumentar sua autoestima e senso de pertencimento social. 

 

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