Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 693 of 721Next

Os estudos tem aberto minha visão de mundo externos, e me ajudando intimamente.

Primeiramente tenho que curar a mim, para ajudar aos outros.

Tenho traçado um caminho cheio de descobertas e aprendizado.

No inicio foi complicado: consciente, subconsciente e inconsciente, para entender mais fui pesquisando e lendo vários livros, então consegui sentir em mim algumas perguntas que ninguém respondeu.

Entre o ID, EGO, SUPER EGO, o mesmo caminho, li o conteúdo do curso e outras fontes, muitas lacunas foi preenchendo.

Sigmund Freud, entende a psicanálise por sentir ela, e cada sentimento precisava ter nomes, ao longo da sua trageroria, ele foi  maior paciente dele mesmo.

O legado Froidiano, é atemporal, mas é necessario saber usar seus conhecimentos.

Vanessa Carvalho has reacted to this post.
Vanessa Carvalho

Bem no inicio do curso ainda tentando compreender a psicanalise. Acredito que o primeiro passo é tentar entender o porque dessa violência de Eduardo, se possível chamar seus pais para conversar para entender seu núcleo familiar, após tentar ver o que atrai a atenção de Eduardo e chamá-lo para conversar quando talvez estivesse mais descontraído e tentar saber o porque dessas ações, tentar trazê-lo para atividades na qual ele consiga se expressar e ali tentar orientar. Preciso caminhar um pouco mais na psicanalise para fazer uma analise mais apurada.

Citação de Vanessa Araujo em julho 10, 2025, 11:41 am

Os estudos tem aberto minha visão de mundo externos, e me ajudando intimamente.

Primeiramente tenho que curar a mim, para ajudar aos outros.

Tenho traçado um caminho cheio de descobertas e aprendizado.

No inicio foi complicado: consciente, subconsciente e inconsciente, para entender mais fui pesquisando e lendo vários livros, então consegui sentir em mim algumas perguntas que ninguém respondeu.

Entre o ID, EGO, SUPER EGO, o mesmo caminho, li o conteúdo do curso e outras fontes, muitas lacunas foi preenchendo.

Sigmund Freud, entende a psicanálise por sentir ela, e cada sentimento precisava ter nomes, ao longo da sua trageroria, ele foi  maior paciente dele mesmo.

O legado Froidiano, é atemporal, mas é necessario saber usar seus conhecimentos

Bom dia!! Vanessa. Estou bem no inicio do curso , você pode compartilhar alguns livros interessantes por favor? Obrigada

1 - Conversar com Eduardo.

2- Conhecer um pouco sobre onde ele vive.

3 - Entender sobre seu passado e criação;

primeiro - tem que ter horário estabelecido pra o dia todo do adolescente;

depois impor regras e disciplinas a ser cumpridas se nada funcionar ai vem o profissional.

Mais com tudo isso tem que ter o poio dos responsável.

Levando em consideração a minha experiência da profissão de Assistente social vou citar exemplos que já vi serem usadas e buscar dentro delas as respostas  : As atividades seriam :Oficinas de Arte, Esportes de Contato, e teatro de Dramaturgia.

O graffiti como objetivo psíquico iria permitir a expressão simbólica dos conflitos internos e das pulsões agressivas. Seguindo a justificativa freudiana a arte é um dos canais mais clássicos da sublimação , com ela o adolescente poderia transformar conteúdos inconscinetes e agressivos em produção criativa, e dessa forma como objetivo psíquico poderia se permitir a expressão simbólica dos conflitos internos e das pulsões agressivas. Poderiam ser usados temas " o que me faz sentir raiva " A forma como vejo o mundo".

Artes Marciais com Enfoque em Disciplina e Autocontrole
As artes maciais como objetivo psíquico iria Canalizar a energia agressiva em uma atividade que exige regras, respeito ao outro e superação pessoal. Segundoa justifica freudiana o esporte de contato é uma forma socialmente aceita de manifestação de agressividade o que poderia promover a interiorização de limites , alé disso aulas de  jiu-jitsu poderiam ter um acompanhamento psicológico e rodas de conversa sobre respeito e força emocional.

O Teatro ou Dramaturgia Baseada em Experiências de Vida
O teatro como objetivo psíquico iria favorecer a elaboração simbólica de traumas e dar voz à sua história de forma reconhecida socialmente.Dentro da justificativa freudiana a encenação permite a dramatização dos conflitos internos, funcionando como catarse (liberação emocional) e também como sublimação. Como atividade o projeto de teatro comunitário os adolescentes escreveriam e encenanariam as histórias inspiradas em suas vivências, com apoio de educadores e psicólogos. Eles poderiam transformam impulsos potencialmente destrutivos em ações com valor social.

O contexto em que Eduardo convive, sendo de violência e opressão, determina seu comportamento, tornando-se agressivo como forma de autodefesa. Ele aprendeu a se impor através da força física e verbal e isso o encoraja ainda mais, percebendo que as pessoas têm um certo temor dele.

Para estimular a mudança de comportamento de Eduardo, primeiro deve-se buscar entender o convívio familiar, como é a sua relação com pais, irmãos, tios, avós. Se esse comportamento violento parte da sua casa também, além do bairro onde vive, deve ser tratado com essas outras pessoas envolvidas, pois elas servem de modelo de personalidade para as crianças e adolescentes.

No caso de Eduardo, ele deve se deparar corriqueiramente com cenas de violência na sua vizinhança e percebe que precisa ser violento também para que sobreviva a esse meio e quanto mais ele amedronta as crianças menores e mais fracas, mais ele cresce e enche seu ego. Ele precisa, para desestimular esse tipo de comportamento, de incentivo a praticar esportes, assim poderá estimular hábitos sadios de competição, disputando com outros adolescentes, maiores e mais fortes também e, assim, podendo aprender, não só a ganhar, como a perder e aceitar essas perdas, como algo natural da vida.

E, por último, como incentivo a melhorar as notas escolares, Eduardo precisa ser estimulado a aguçar sua inteligência, curiosidade e atenção. Os professores precisam tornar o ensino uma forma envolvente, positiva e relevante de vida, que irá levá-lo a uma mudança de propósitos. Ele precisa associar o processo de aprendizado com seu crescimento e alcance de sonhos, dar essa visão de futuro a ele.

A primeira avaliacao do aluno Eduardo e porque a maiorias dos alunos tiveram melhora na sala de aula e Eduardo não é segunda avaliação é convocar os pais em reuniao da escola para falar do comportamento do aluno e um diálogo e terceira avaliação e conversar com Eduardo procurando ajuda lo a viver sua realidade

AS MINHAS SUGESTÕES:

1ª Envolveria o aluno Eduardo em atividades artísticas, como por exemplo música,pintura etc...

fazendo com que Eduardo se sentisse impulsionado a fazer algo leve, descontraído, que fizesse se sentir bem, sem pressão e de forma acompanhada, de forma que ele se sentisse útil.

2ª Convidaria o aluno Eduardo a participar de esportes, principalmente aqueles que exigem disciplina e autocontrole, na tentativa de que Eduardo parasse de extravasar sentimentos ou pensamentos negativos que os leva a ter o comportamento mencionado na questão do desafio, pois a competição por sua vez pode oferecer um espaço para ele buscar por superação pessoal.

3ª Envolveria o aluno Eduardo no Desenvolvimento de habilidades profissionais.  O que daria a ele oportunidades de novos pensamentos e interação, levando a se sentir capaz e com interesse em mudar pois seria dado a ele uma chance para desenvolver aptidão ao trabalho,e a encontrar satisfação pessoal.

Obs:É importante ressaltar que a aplicação da sublimação para mudança de comportamento requer acompanhamento profissional ,para que o resultado do processo seja o esperado.

conversar e principalmente ouvir o aluno, tenha entender sua realidade, a relação familiar, e depois da analise, contribuir com a melhoria do aluno.

PreviousPage 693 of 721Next