Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo I

PreviousPage 726 of 726

Penso que deveria ser feito um trabalho para redireciona-lo, para isso poderíamos sugerir:

  1. Prática esportiva como artes marciais, futebol e atletismo. O esporte seria uma forma de canalização da agressividade e da impulsividade para focar nas regras, disciplina, cooperação e superação pessoal.
  2. Atividades artísticas como música, grafite teatro. A arte permite a expressão simbólica e de conflitos internos, emoções e frustrações. Assim o adolescente pode elaborar sentimentos de raiva e angústia, encontrando uma forma  aceita socialmente de se expressar e de ser valorizado.
  3. Fazer parte de projetos sociais como: oficinas profissionalizantes (marcenaria,  informáticas...), ajudando a transformar impulsos destrutivos e negativos em ações produtivas.

Pensando no conceito de sublimação, direcionaria algum tipo de atividade artística, onde o Eduardo pudesse expressar seus sentimentos de forma que pudesse identificar e trazer para a consciência o que está oculto no inconsciente e possa ser trabalhado.

Ofícina de Artes,

Descrição da atividade:

O aluno participaria de oficinas semanais de artes visuais, com liberdade para expressar sentimentos por meio de desenhos, pinturas ou colagens, sem imposição de temas rígidos.

Atividades Físicas

A agressividade pode ser entendida como uma manifestação pulsional do Id. A atividade corporal possibilita a canalização dessa energia para um espaço socialmente aceito, promovendo sublimação. 

Teatro

O teatro permite que o aluno encene conflitos internos de forma simbólica, favorecendo a elaboração de sentimentos como raiva, medo e frustração. 

 

Seria importante primeiro investigar quais gatilhos tem levado ele a ter tais comportamentos pertinentes.

Segundo seria buscar formas de canalizar essa possível, raiva, revolta, essa inquietação para uma atividade mais expressiva, talvez um esporte ou algo do tipo, também seria importante buscar alguma forma de fazê-lo expressar as palavras q ele sozinho não consegue falar. Claramente algo muito sério o inquieta por dentro e ele por não saber lidar acaba reagindo de tais formas.

PreviousPage 726 of 726