Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 105 of 397Next

A criança, acredita que o reflexo no espelho seja o seu irmao.

A criança por não saber identificar reflexo do real,  acredita ser seu irmão o seu reflexo.

O menino está com dificuldade de descobrir sua identidade e imagem pois sempre está junto ao irmão, ele se enxerga através de seu irmão e por isso houve a confusão o espelho mesmo que refletindo ele na sua cabeça e seu irmão pois sempre estão junto e automaticamente ele faz de seu irmão o seu espelho

Na psicanálise, a constituição do eu é um conceito central que se refere ao desenvolvimento e formação da identidade individual. O "eu" é entendido como a instância psíquica responsável por integrar e mediar as diferentes partes da personalidade, como os impulsos instintivos, as demandas sociais e as necessidades emocionais.

De acordo com a teoria psicanalítica, a constituição do eu ocorre ao longo de um processo de desenvolvimento psicossexual, proposto por Sigmund Freud. Esse processo é dividido em estágios de desenvolvimento, como o oral, o anal, o fálico, o latente e o genital, nos quais diferentes conflitos e desafios são enfrentados.

Durante esse processo, o eu se forma através de interações com o mundo externo, especialmente com figuras significativas, como os pais. O eu emerge como uma entidade distinta, capaz de tomar decisões, lidar com a realidade e encontrar soluções para os conflitos internos. No entanto, o eu também está sujeito às influências do inconsciente, que pode conter conteúdos reprimidos, desejos inconscientes e conflitos não resolvidos.

A constituição do eu também está relacionada ao desenvolvimento do ego, que é a parte consciente e racional da personalidade. O ego desempenha um papel importante na adaptação às demandas da realidade, na regulação dos impulsos instintivos e na busca do equilíbrio entre as demandas internas e externas.

Além disso, a constituição do eu também está relacionada ao processo de identificação, no qual o indivíduo internaliza características, valores e normas de figuras de autoridade e modelos sociais. A identificação é importante para a formação da identidade e para a integração do eu com o mundo social.

É importante ressaltar que a constituição do eu não é um processo linear ou estático. Ela ocorre ao longo da vida e está sujeita a influências contínuas, como experiências interpessoais, eventos traumáticos, mudanças na identidade e nas relações sociais. A psicanálise busca compreender os processos psíquicos envolvidos na constituição do eu e como eles afetam o funcionamento e a saúde mental do indivíduo.

Ele estava sentindo falta de seu irmão e criou uma ilusão, sua mente le pregou uma peça, agora  na questão do cachorro acho que foi ciúme

O espelhamento neste período do desenvolvimento consiste em equiparar, em igualar-se, porém faz-se necessário inserir aos gêmeos atividades que os remeta a trabalhar suas aptidões, visto que são seres semelhantes na aparência, mas diferentes em todos os sentidos.

A mente le pregando uma peça

Enquanto infante no período de reconhecimento de imagem falta ainda o reconhecimento do que é o "je"e o "moi". Ainda passando pelo processo do Estádio do Espelho de Lacan, ainda o eu não se reconhece no espelho, ainda na instância do imaginário, desconhecido, da ilusão e alienação, faltando ainda uma conversa sobre a identificação externa como validadora da própria imagem, e assim do "je" = eu.

Por serem idênticos, o menino via a sua própria imagem como se fosse o irmão. Ele não tinha formada a noção do EU (identificação).

Segundo Lacan (E-book pag 14) esta noção é formada dos seis aos dezoito meses.

Um irmão irá reproduzir as mesmas ações do outro. Efeito espelho.

PreviousPage 105 of 397Next