Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 127 of 312Next

O irmão que ficou em casa não consegue ter a percepção que são duas crianças distintas, pois convivem constantemente como se estivesse em estádio de espelho num estado emocional muito entrelaçados. Numa abordagem familiar, seria interessante trabalhar momentos de independência entre os irmãos demonstrando que há, sempre houve e haverá autonomia entre eles. É importante reforçar a imagem singular do indivíduo.

O irmão se vendo só e triste,  não se reconhecendo,  procurou através do espelho uma forma de amparo e proteção, chamando o irmão para brincar através da imagem refletida,  o meio de usar roupas iguais o confunde ainda mais   (em minha opinião ) , é importante que desde tenra idade neste caso, a mãe ajude  a desenvolver a percepção entre os filhos, com relação a preferências , gostos ,despertando o  (se olhar e perceber ).

 

O momento em que o irmão gêmeo se olha no espelho e chama para brincar pode ser interpretado como uma forma de não reconhecimento de si mesmo como indivíduo independente do irmão. Antes disso, os bebês costumam ter dificuldade em distinguir entre si mesmos e os outros, incluindo o irmão gêmeo, pois não desenvolveram completamente o senso de identidade separada.

 

O irmão que ficou só ainda não entendeu que são dois e em sua mente é como se sempre estivesse olhando para um espelho.

Sobre a constituição do eu, é muito interessante em saber sobre a forma que a criança descobre que na verdade não é o seu irmão e sim ele mesmo, ocorre uma frustação sobre perceber que sua "imagem" não interagia como o esperado.

A percepção da criança sobre o eu é de forma gradual, desde a comunicação ao toque com a objeto(mãe).

Todo ser humano é único, por mais que sejam gêmeos, cada um tem suas características individuais, personalidade, senso de humor e demonstração de afeto, seja pelos pais, amigos os familiares. Isso mostra que o ser humano já nasce tendo demais, ou buscando algo a mais.

O ser humano adaptado com um ser idêntico a si sente a ausência de seu comportamento costumeiro visto que isso faz parte de sua sua personalidade em seu cotidiano.

A criança esta na fase do espelho, entretanto, ainda não se identificou.  Projeção da imagem do irmão.

Essencial que se identifique na imagem refletida e o outro ( a mâe neste contexto ) poderá auxiliar na inserção para que consiga construir o eu.

Já tive primos gêmeos,  na época eram dois meninos , infelizmente um veio a falece na época foi difícil para meus tios entende leigos no assunto, na verdade o que um sentia o outro sentia ,um era o espelho do outro foram dias difícil, a criança não comia ,bebia ,parou a vida ,até que minha tia resolveu coloca ele te frente ao espelho deu certo ele olhava no espelho via ele mesmo mais achava que era o irmão, depois foi crescendo e foi aprendendo a ter sua própria personalidade ,embora,eram parecido mas cada um tem sua personalidade

É uma anedota explicativa. De maneira hiperbólica coloca a situação dos irmãos gêmeos como inseparáveis do ponto de vista do funcionamento psíquico, isto é, com sendo um sujeito em dois corpos humanos. Nesta circunstância imaginada pelo autor, o gêmeo que ficou em casa não conseguiria distinguir sua imagem no espelho da visão o irmão gêmeo, pois sendo iguais fisicamente, teria tomado o irmão como parte integrante de si mesmo, no exagero de achar-se confuso de que 'ele', na figura do irmão no espelho, teria ações próprias.

PreviousPage 127 of 312Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱