Desafio - Módulo II
Citação de Joseane Hesse em fevereiro 3, 2026, 1:53 pmTodos somos um espelho refletindo o Eu de cada um , trazendo consequências em nossas personalidade e reações gerando conflitos, emoções e percepções da realidade.
Todos somos um espelho refletindo o Eu de cada um , trazendo consequências em nossas personalidade e reações gerando conflitos, emoções e percepções da realidade.
Citação de Aquila Vitoria Marques em fevereiro 9, 2026, 11:04 amOs gêmeos, por nunca terem sido separados, construíram sua identidade de forma muito ligada um ao outro. Nesse caso, o irmão funciona como uma espécie de “espelho vivo”, ou seja, como referência para a percepção de si mesmo. Assim, o eu de cada um ainda não está totalmente diferenciado, mas fortemente apoiado na presença do outro.
Os gêmeos, por nunca terem sido separados, construíram sua identidade de forma muito ligada um ao outro. Nesse caso, o irmão funciona como uma espécie de “espelho vivo”, ou seja, como referência para a percepção de si mesmo. Assim, o eu de cada um ainda não está totalmente diferenciado, mas fortemente apoiado na presença do outro.
Citação de Leidjane Oliveira de Miranda em fevereiro 10, 2026, 2:46 amEmbora os irmãos sejam gemeos idênticos, não significa que terão os mesmo gostos e percepções. No processo da descoberta de identidade, poderão encontrar valores comuns, e sentidos opostos.
Embora os irmãos sejam gemeos idênticos, não significa que terão os mesmo gostos e percepções. No processo da descoberta de identidade, poderão encontrar valores comuns, e sentidos opostos.
Citação de Gilka de Lourdes Rother em fevereiro 11, 2026, 11:41 amGêmeos univitelinos necessitam de atividades constantes principalmente na primeira infância, para que possam se reconhecer como indivíduos únicos, apesar das semelhanças físicas.
Gêmeos univitelinos necessitam de atividades constantes principalmente na primeira infância, para que possam se reconhecer como indivíduos únicos, apesar das semelhanças físicas.
Citação de Vilma Tejo em fevereiro 12, 2026, 6:38 pmNo contexto da psicanálise o irmão se identifica no espelho, pensando que é seu irmão, porém fica frustado com a situação pois o reflexo do espelho não quer brincar com ele. Isso é reflete nosso eu no dia a dia. O nosso reflexão, mas totalmente sem vontade própria, pois quem comanda é o nosso " eu".
No contexto da psicanálise o irmão se identifica no espelho, pensando que é seu irmão, porém fica frustado com a situação pois o reflexo do espelho não quer brincar com ele. Isso é reflete nosso eu no dia a dia. O nosso reflexão, mas totalmente sem vontade própria, pois quem comanda é o nosso " eu".
Citação de José Henrique Pires De Oliveira em fevereiro 15, 2026, 12:28 amSegundo minha interpretação, o indivíduo que está a olhar no espelho, ainda não possui sua imagem especular, nomeada por Freud, onde não se mostra reconhecivel sua imagem corporal, e ao seu deparar com está imagem no espelho (idêntica a do irmão) não há esse reconhecimento próprio, pois, ainda não se desenvolveu sua propriocepção.
Segundo minha interpretação, o indivíduo que está a olhar no espelho, ainda não possui sua imagem especular, nomeada por Freud, onde não se mostra reconhecivel sua imagem corporal, e ao seu deparar com está imagem no espelho (idêntica a do irmão) não há esse reconhecimento próprio, pois, ainda não se desenvolveu sua propriocepção.
Citação de robson dos santos Gonzalez em fevereiro 20, 2026, 9:01 pma criança demonstrou confusão já que sua aparência é igual a do irmão portanto ao ver sua imagem no espelho ilusoriamente identificou o irmão ao invés de a si mesmo
a criança demonstrou confusão já que sua aparência é igual a do irmão portanto ao ver sua imagem no espelho ilusoriamente identificou o irmão ao invés de a si mesmo
Citação de Elisete Medeiros em fevereiro 22, 2026, 12:00 pmEm consideração ao que está sendo estudado nessa unidade, essa situação dos irmãos gêmeos que nunca haviam sido separados está se referindo ao estádio do espelho. Quando um dos gêmeos vê seu reflexo imagina ser seu outro irmão, não conseguindo assim distinguir sua própria imagem. Nesta dinâmica será necessário a intervenção da mãe para auxilia-lo na organização a sua realidade e autoimagem.
Em consideração ao que está sendo estudado nessa unidade, essa situação dos irmãos gêmeos que nunca haviam sido separados está se referindo ao estádio do espelho. Quando um dos gêmeos vê seu reflexo imagina ser seu outro irmão, não conseguindo assim distinguir sua própria imagem. Nesta dinâmica será necessário a intervenção da mãe para auxilia-lo na organização a sua realidade e autoimagem.
Citação de GISELE DE LOURDES MACIEL MEDEIROS em fevereiro 23, 2026, 10:51 pmÉ essencial respeitar o tempo e os sentimentos, de cada um, reconhecendo que a igualdade física não anula a diversidade de personalidade e emoções. Ser gêmeo não significa ser igual. A situação dos irmãos pode ser explicada através de conceitos como: Temperamentos, Vivência e Autonomia.
É essencial respeitar o tempo e os sentimentos, de cada um, reconhecendo que a igualdade física não anula a diversidade de personalidade e emoções. Ser gêmeo não significa ser igual. A situação dos irmãos pode ser explicada através de conceitos como: Temperamentos, Vivência e Autonomia.
Citação de LARISSA ALANE DE LIMA MARQUES ALMEIDA em fevereiro 24, 2026, 5:00 pmO irmão que ficou, criou ao ver a imagem no espelho a ilusão de que o outro estava lá, talvez para suprir a falta ou a carência da companhia, e entrou em estado de negação sobre ausência do outro.
O irmão que ficou, criou ao ver a imagem no espelho a ilusão de que o outro estava lá, talvez para suprir a falta ou a carência da companhia, e entrou em estado de negação sobre ausência do outro.