Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 433 of 436Next

Todos somos um espelho refletindo o Eu de cada um , trazendo consequências em nossas personalidade e reações gerando conflitos, emoções e percepções da realidade.

Os gêmeos, por nunca terem sido separados, construíram sua identidade de forma muito ligada um ao outro. Nesse caso, o irmão funciona como uma espécie de “espelho vivo”, ou seja, como referência para a percepção de si mesmo. Assim, o eu de cada um ainda não está totalmente diferenciado, mas fortemente apoiado na presença do outro.

Cristiane Velani has reacted to this post.
Cristiane Velani

Embora os irmãos sejam gemeos idênticos, não significa que terão os mesmo gostos e percepções. No processo da descoberta de identidade, poderão encontrar valores comuns, e sentidos opostos.

Gêmeos univitelinos necessitam de atividades constantes principalmente na primeira infância, para que possam se reconhecer como indivíduos únicos, apesar das semelhanças físicas.

No contexto da psicanálise o irmão se identifica no espelho, pensando que é seu irmão, porém fica frustado com a situação pois o reflexo do espelho não quer brincar com ele. Isso é reflete nosso eu no dia a dia. O nosso reflexão, mas totalmente sem vontade própria, pois quem comanda é o nosso " eu".

Segundo minha interpretação, o indivíduo que está a olhar no espelho, ainda não possui sua imagem especular, nomeada por Freud, onde não se mostra reconhecivel sua imagem corporal, e ao seu deparar com está imagem no espelho (idêntica a do irmão) não há esse reconhecimento próprio, pois, ainda não se desenvolveu sua propriocepção.

a criança demonstrou confusão já que sua aparência é igual a do irmão portanto ao ver sua imagem no espelho ilusoriamente identificou o irmão ao invés de a si mesmo

Em consideração ao que está sendo estudado nessa unidade, essa situação dos irmãos gêmeos que nunca haviam sido separados está se referindo ao estádio do espelho. Quando um dos gêmeos  vê seu reflexo imagina ser seu outro irmão, não conseguindo assim distinguir sua própria imagem. Nesta dinâmica será necessário a intervenção  da mãe para auxilia-lo na organização a sua realidade e autoimagem.

É essencial respeitar o tempo e os sentimentos, de cada um, reconhecendo que a igualdade física não anula a diversidade de personalidade e emoções. Ser gêmeo não significa ser igual. A situação dos irmãos pode ser explicada através de conceitos como: Temperamentos, Vivência e Autonomia.

O irmão que ficou, criou ao ver a imagem no espelho a ilusão de que o outro estava lá, talvez para suprir a falta ou a carência da companhia, e entrou em estado de negação sobre ausência do outro.

PreviousPage 433 of 436Next