Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 434 of 438Next

O estado de desamparo se caracteriza pela incapacidade biologica e psicologica do recem nascido de sobreviver ou lidar com estimulos internos sem a ajuda do outro. No caso dos gemeos isso ficou muito claro no momento em que um dos irmãos não conseguiu distinguir a diferença entre sua propria imagem refletida no espelho e a presença real de seu irmão, sendo necessario a intervenção da mãe para traze-lo a realidade.

O menino ao olhar para o espelho no seu imaginário pensa que a sua imagem refletida no espelho seja seu irmão, isso envolve sentimentos que envolve psicológico que o fazem pensar isso.

Situação pode ser compreendida como uma experiência ligada  à diferenciação do “eu” e do “outro”. A semelhança física entre os gêmeos pode intensificar sentimentos de identificação e até certa confusão . O espelho funciona como um espaço de reconhecimento e também de questionamento sobre quem se é.

A situação pode ser compreendida como uma experiência ligada a diferenciação do eu e do outro, a semelhança fisica entre os gemeos, pode intensificar os sentimentos até causar certa confusão, o espelho é um espaço de reconhecimento e também de questionamento sobre quem se é.

Os irmãos gêmeos, ao nascerem em estado de desamparo, dependem de outros instituídos para se inserir no mundo. No estádio do espelho, além de se identificarem com figuras adultas, usam um ao outro como referencial  ao perceberem semelhanças e diferenças, reconhecem-se como seres únicos e consolidam sua constituição como eu.

Nesse caso a imagem refletida no espelho para o menino siginifica o irmão dele e não ele mesmo, pois  ainda esta em construção sua percepção sobre ele mesmo.

Cada irmão se vê de uma forma particular no espelho a partir de suas percepções subjetivas e além disso possuem diferentes influências do meio externo o que forma diferentes personalidades em cada um.

Mesmo que sejam gêmeos, ao ve sua imagem  espelho ,ele se descobre em sua totalidade,seu verdadeiro eu.

Emocionalmente os irmãos ainda são muito ligados um no outro,mas por outro lado é perceptível que o irmão ao se olhar no espelho ainda associa a sua imagem ao do seu irmão não tendo ainda o entendimento de ambos são parecidas,mas diferentes,ou seja,ele ainda está descobrindo a sua própria identidade.

No caso do gêmeo, ele se enxerga como um igual. Talvez, por nascer já sendo gêmeo, essas crianças, aprendam, desde já, a saber que o seu semelhante é igual a ele e vice-versa. E sendo igual ao irmão e a criança se vê igual ao que ela vê no espelho, então, essa criança se perde na sua identidade física, se fazendo confundir-se com a sua identidade de personalidade.

PreviousPage 434 of 438Next