Desafio - Módulo II
Citação de anebinderg em março 5, 2026, 1:11 amPenso que a questão começou com a mãe e uma provável dificuldade em saber lidar com os gêmeos, pois não atentou à importância ao estagio do espelho, fase do reconhecimento que ocorre entre os 6 e 18 meses, em que a criança começa a se reconhecer diante do espelho. A criança precisa de validação/ confirmação externa para entender que aquela imagem é sua. O estagio do espelho trata-se do momento da constituição do eu, da identidade, do momento em que se estabelece a diferenciação entre o eu e o outro.
No caso de gêmeos, idênticos, a observação dos cuidadores ( a mãe ou substituto) quanto às suas personalidades e diferenças deveriam começar a ser evidenciadas o quanto antes, assim como começar a colocar roupas de cores diferentes para cada um, talvez brinquedos diferentes, quartos diferentes quando há a possibilidade, colocá-los para estudar em salas diferentes, etc, para que se desenvolvam com suas individualidades.
Penso que a questão começou com a mãe e uma provável dificuldade em saber lidar com os gêmeos, pois não atentou à importância ao estagio do espelho, fase do reconhecimento que ocorre entre os 6 e 18 meses, em que a criança começa a se reconhecer diante do espelho. A criança precisa de validação/ confirmação externa para entender que aquela imagem é sua. O estagio do espelho trata-se do momento da constituição do eu, da identidade, do momento em que se estabelece a diferenciação entre o eu e o outro.
No caso de gêmeos, idênticos, a observação dos cuidadores ( a mãe ou substituto) quanto às suas personalidades e diferenças deveriam começar a ser evidenciadas o quanto antes, assim como começar a colocar roupas de cores diferentes para cada um, talvez brinquedos diferentes, quartos diferentes quando há a possibilidade, colocá-los para estudar em salas diferentes, etc, para que se desenvolvam com suas individualidades.
Citação de Cristiane Rodrigues Boa Sorte em março 5, 2026, 2:37 pmDe acordo com a teoria psicanalítica estudada nesse módulo, a situação dos irmãos gêmeos pode ser compreendida a partir do processo de constituição do eu e do conceito do estádio do espelho. Ao nascer, o ser humano encontra-se em um estado de desamparo, pois não possui autonomia para lidar com os estímulos do mundo e depende totalmente de outro ser humano para sobreviver e se desenvolver (achei incrível esse aprendizado). Esse estado de dependência é fundamental para o desenvolvimento psíquico e para a formação do eu.
Assim, conforme a minha compreensão da leitura, durante o desenvolvimento infantil, a criança começa a construir sua identidade por meio da relação com o outro. Segundo a teoria de Jacques Lacan, no chamado estádio do espelho, a criança passa a reconhecer sua própria imagem e, ao mesmo tempo, a diferenciar-se do outro. Esse processo ocorre por meio da identificação com a imagem refletida e também pela confirmação recebida através do olhar e da presença de outra pessoa, geralmente a mãe ou um cuidador.
Já no caso dos irmãos gêmeos no desafio aqui, essa construção da identidade pode se tornar mais complexa, pois ambos possuem grande semelhança física e compartilham muitas experiências semelhantes. Assim, cada um precisa, ao longo do desenvolvimento, diferenciar-se do outro para construir seu próprio eu e sua própria identidade. A interação entre eles também funciona como um “espelho”, no qual cada irmão pode se reconhecer e, ao mesmo tempo, perceber suas diferenças.
Portanto, a situação dos irmãos gêmeos pode ser explicada pela teoria psicanalítica como um processo em que a constituição do eu ocorre por meio da identificação com o outro, do reconhecimento da própria imagem e da construção gradual da individualidade dentro das relações sociais e familiares.
De acordo com a teoria psicanalítica estudada nesse módulo, a situação dos irmãos gêmeos pode ser compreendida a partir do processo de constituição do eu e do conceito do estádio do espelho. Ao nascer, o ser humano encontra-se em um estado de desamparo, pois não possui autonomia para lidar com os estímulos do mundo e depende totalmente de outro ser humano para sobreviver e se desenvolver (achei incrível esse aprendizado). Esse estado de dependência é fundamental para o desenvolvimento psíquico e para a formação do eu.
Assim, conforme a minha compreensão da leitura, durante o desenvolvimento infantil, a criança começa a construir sua identidade por meio da relação com o outro. Segundo a teoria de Jacques Lacan, no chamado estádio do espelho, a criança passa a reconhecer sua própria imagem e, ao mesmo tempo, a diferenciar-se do outro. Esse processo ocorre por meio da identificação com a imagem refletida e também pela confirmação recebida através do olhar e da presença de outra pessoa, geralmente a mãe ou um cuidador.
Já no caso dos irmãos gêmeos no desafio aqui, essa construção da identidade pode se tornar mais complexa, pois ambos possuem grande semelhança física e compartilham muitas experiências semelhantes. Assim, cada um precisa, ao longo do desenvolvimento, diferenciar-se do outro para construir seu próprio eu e sua própria identidade. A interação entre eles também funciona como um “espelho”, no qual cada irmão pode se reconhecer e, ao mesmo tempo, perceber suas diferenças.
Portanto, a situação dos irmãos gêmeos pode ser explicada pela teoria psicanalítica como um processo em que a constituição do eu ocorre por meio da identificação com o outro, do reconhecimento da própria imagem e da construção gradual da individualidade dentro das relações sociais e familiares.
Citação de Rodrigo Hosken em março 5, 2026, 5:48 pmA imagem dos irmãos gêmeos pode ser interpretada considerando os processos psíquicos inconscientes e a formação da personalidade. Na cena, aparecem dois irmãos gêmeos com expressões diferentes: um parece triste ou preocupado, enquanto o outro está feliz e sorridente, interagindo com o cachorro. Mesmo sendo gêmeos e provavelmente vivendo no mesmo ambiente, eles manifestam emoções e comportamentos distintos.
Pela perspectiva de Freud, isso pode ser explicado porque cada indivíduo possui uma vida psíquica própria, formada por experiências, desejos e conteúdos do inconsciente; o ego, o id e o superego organizam esses impulsos de maneiras diferentes em cada pessoa; assim, mesmo gêmeos podem reagir de formas distintas às mesmas situações, pois seus conflitos internos, desejos e mecanismos de defesa não são exatamente iguais. Portanto, a imagem sugere que, segundo a psicanálise, a personalidade e as emoções não dependem apenas do ambiente ou da semelhança biológica, mas também dos processos inconscientes individuais que influenciam o comportamento de cada sujeito. É o que penso !
A imagem dos irmãos gêmeos pode ser interpretada considerando os processos psíquicos inconscientes e a formação da personalidade. Na cena, aparecem dois irmãos gêmeos com expressões diferentes: um parece triste ou preocupado, enquanto o outro está feliz e sorridente, interagindo com o cachorro. Mesmo sendo gêmeos e provavelmente vivendo no mesmo ambiente, eles manifestam emoções e comportamentos distintos.
Pela perspectiva de Freud, isso pode ser explicado porque cada indivíduo possui uma vida psíquica própria, formada por experiências, desejos e conteúdos do inconsciente; o ego, o id e o superego organizam esses impulsos de maneiras diferentes em cada pessoa; assim, mesmo gêmeos podem reagir de formas distintas às mesmas situações, pois seus conflitos internos, desejos e mecanismos de defesa não são exatamente iguais. Portanto, a imagem sugere que, segundo a psicanálise, a personalidade e as emoções não dependem apenas do ambiente ou da semelhança biológica, mas também dos processos inconscientes individuais que influenciam o comportamento de cada sujeito. É o que penso !
Citação de Michele Alves em março 5, 2026, 11:23 pmA criança ainda não tem consciência do seu próprio eu, por isso acredita que ele mesmo no espelho é o seu irmão gêmeo.
A criança ainda não tem consciência do seu próprio eu, por isso acredita que ele mesmo no espelho é o seu irmão gêmeo.
Citação de Michele Alves em março 5, 2026, 11:28 pmA criança não tem consciência do seu próprio eu, por isso ela acredita que o seu reflexo no espelho seja o seu irmão gêmeo.
A criança não tem consciência do seu próprio eu, por isso ela acredita que o seu reflexo no espelho seja o seu irmão gêmeo.
Citação de maria.santos0350@gmail.com em março 6, 2026, 12:42 amatravés da distinção entre gêmeos monozigóticos (idênticos), que compartilham o mesmo material genético, e bivitelinos (fraternos), que são geneticamente distintos. Do ponto de vista de desenvolvimento, a proximidade cria fortes laços emocionais e, muitas vezes, a necessidade de intervenção para garantir a individualidade de cada um.
através da distinção entre gêmeos monozigóticos (idênticos), que compartilham o mesmo material genético, e bivitelinos (fraternos), que são geneticamente distintos. Do ponto de vista de desenvolvimento, a proximidade cria fortes laços emocionais e, muitas vezes, a necessidade de intervenção para garantir a individualidade de cada um.
Citação de Gracielle Constantino Araujo em março 8, 2026, 4:49 pmÉ possível de se explicar o caso dos irmaos gemeos, fazendo a análise de que o irmao que ficou doente, ainda nao se conhecia e nem mesmo se reconhecia. O seu primeiro contato em sociedade foi com outro ser identico, ao qual nunca houve distanciamento. E somente a partir desta separaçao foi possivel notar que a criança ainda nao sabia quem era.
É possível de se explicar o caso dos irmaos gemeos, fazendo a análise de que o irmao que ficou doente, ainda nao se conhecia e nem mesmo se reconhecia. O seu primeiro contato em sociedade foi com outro ser identico, ao qual nunca houve distanciamento. E somente a partir desta separaçao foi possivel notar que a criança ainda nao sabia quem era.
Citação de leandro.silva.15 em março 10, 2026, 3:17 amDIANTE DO EXPOSTO, A CONVIVENCIA COM SEU IRMAO GEMEOS, DEIXA A CRINAÇA DISTANTE DA VISAO DO SEU EU, ONDE O MESMO PASSA A DESCOBRIR D EFORMA INCONCIENTE, A PARTIR DO MOMENTO EM QUE SE ENCONTRA SOZINHO COM SEU BRINQUEDO DIANTE DO ESPEHO. ENTÃO A FIGURA MATERNA, VEM REFORCAR TAL COMPORTAMENTO, LHE ABRINDO OS OLHOS PARA A REALIDADE E DIFERENÇA ENTRE O EU INYERNO E EXTERNO AO VER SUA PROPRIA IMAGEM REFLETIDA. ISSO FAZ PARTE DA CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE.
DIANTE DO EXPOSTO, A CONVIVENCIA COM SEU IRMAO GEMEOS, DEIXA A CRINAÇA DISTANTE DA VISAO DO SEU EU, ONDE O MESMO PASSA A DESCOBRIR D EFORMA INCONCIENTE, A PARTIR DO MOMENTO EM QUE SE ENCONTRA SOZINHO COM SEU BRINQUEDO DIANTE DO ESPEHO. ENTÃO A FIGURA MATERNA, VEM REFORCAR TAL COMPORTAMENTO, LHE ABRINDO OS OLHOS PARA A REALIDADE E DIFERENÇA ENTRE O EU INYERNO E EXTERNO AO VER SUA PROPRIA IMAGEM REFLETIDA. ISSO FAZ PARTE DA CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE.
Citação de Ginaldo Frederico Ribeiro em março 10, 2026, 2:21 pmAo olhar no espelho e vê o seu reflexo ele não reconhece na imagem que vê, a si mesmo; o seu EU e sim um outro, reforçando a teoria de Lacan sobre o EU.
Ao olhar no espelho e vê o seu reflexo ele não reconhece na imagem que vê, a si mesmo; o seu EU e sim um outro, reforçando a teoria de Lacan sobre o EU.
Citação de Evelin Salel em março 11, 2026, 12:29 amO irmão que ficou em casa se sentiu sozinho, talvez nunca tenha passado pela situação de estar separado do irmão mesmo que por um pequeno instante. Daí, ele foi buscar uma solução para preencher o vazio que estava sentindo no momento.
O irmão que ficou em casa se sentiu sozinho, talvez nunca tenha passado pela situação de estar separado do irmão mesmo que por um pequeno instante. Daí, ele foi buscar uma solução para preencher o vazio que estava sentindo no momento.