Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 436 of 436

Sem perceber que era sua própria imagem refletida no espelho, chamou seu irmão para brincar.

o irmao que ficou ainda nao compreende quem ele e´,  por isso confunde sua imagem com a figura do seu irmao. pois o eu ainda nao foi totalmente desenvolvido.

Considerando o que está sendo estudado neste tópico, sob a proposta de Lacan, em que todo "eu" (ego) é, por estrutura, um duplo. No caso dos gêmeos idênticos, essa dualidade é também física. E, na criança, pode  gerar maior confusão, pois a criança se distingui dos demais ao verse-se "estádio de espelho", no caso de gêmeos pode haver confusão quanto à representação corpórea dele com a do irmão, confundindo-se quanto à própria identidade, como se ambos "roubassem" um do outro a própria autoimagem. Com o passar do tempo, obviamente, os gêmeos criarão diferenças de personalidade (ego), para saciar os problemas gerados pela idêntica representação corporal (imagem). Pois, independente do fato de serem gêmeos, todo indivíduo necessita ter consciência de sua distinta imagem diante do mundo e da sociedade. E, qualquer um que compartilha de "sua" imagem física é um intruso, um rival.

Maria Lucia Joaquim de Oliveira Carmo has reacted to this post.
Maria Lucia Joaquim de Oliveira Carmo

O estágio do espelho serve para a criança passar da sensação de um "corpo fragmentado" para uma imagem de totalidade. Ao ouvir que o reflexo a rejeita, essa imagem de "Eu" (o Ego) pode ser percebida como hostil ou estranha, gerando a quebra da unidade, com sentimento de angústia em vez do júbilo esperado.
Se a imagem refletida — que é a própria criança — "não quer brincar", como dito pela mãe, a criança internaliza que ela mesma é indesejável, gerando sentimento de rejeição.

A criança olha para a mãe em busca de confirmação: "Este sou eu e sou amado". Quando a mãe atribui uma vontade negativa ao reflexo, ela "desliga" o reconhecimento positivo. Em vez de se alienar em uma imagem idealizada (processo normal), a criança pode se alienar em uma imagem de insuficiência ou exclusão.

Experiências negativas ou falta de validação nesse estágio podem levar ao desenvolvimento de uma autoimagem negativa e insegurança crônica na vida adulta. Já que a criança aprende a se ver através do desejo da mãe, se esse desejo é de separação ou conflito (o "reflexo não quer brincar"), a criança pode ter dificuldades futuras em estabelecer relações de confiança.

O fato do reflexo da criança ser, neste caso específico, o mesma do irmão, por serem gêmeos, pode  gerar relação conturbada entre eles também.

PreviousPage 436 of 436