Desafio - Módulo II
Citação de eniale231077@gmail.com em julho 15, 2026, 1:02 pmColegas, segue minha análise sobre o caso dos gêmeos:A situação ilustra a dificuldade de diferenciação de identidade na gemelaridade, relacionada ao conceito do Estágio do Espelho e à formação do Self:
- Confusão do "Eu" vs. "Outro": O menino confunde a própria imagem (ou o reflexo) com a do irmão ("X"). Na infância gemelar, a linha entre a própria identidade e a do outro é muito tênue.
- Projeção: Ao não conseguir a interação esperada da imagem, a criança projeta a frustração no irmão, dizendo que ele não quer brincar.
- Função Materna: A angústia cresce até a intervenção da mãe. Ela age como mediadora, acolhendo o filho e ajudando a romper a confusão imaginária para delimitar a individualidade dele.
Em resumo, o caso mostra a importância do mediador externo para ajudar os gêmeos a superarem a simbiose e construírem suas identidades singulares.
- Confusão do "Eu" vs. "Outro": O menino confunde a própria imagem (ou o reflexo) com a do irmão ("X"). Na infância gemelar, a linha entre a própria identidade e a do outro é muito tênue.
- Projeção: Ao não conseguir a interação esperada da imagem, a criança projeta a frustração no irmão, dizendo que ele não quer brincar.
- Função Materna: A angústia cresce até a intervenção da mãe. Ela age como mediadora, acolhendo o filho e ajudando a romper a confusão imaginária para delimitar a individualidade dele.
Citação de Tobias Balduino de Assuncao em julho 18, 2026, 3:08 pmO menino, devido ao fato de ser criança e ainda não ter a consciência plena de sua individualidade, somado à convivência contínua com um irmão gêmeo idêntico, acredita firmemente que a imagem refletida no espelho é a do seu irmão, que sempre o acompanhou. Até aquele evento, a família não havia percebido a importância de estimular o desenvolvimento de uma personalidade autônoma e de características distintas para facilitar a diferenciação e a individuação de cada um.
Podemos complementar essa ideia analisando a situação a partir da teoria psicanalítica da constituição do eu. O caso do menino ilustra uma dificuldade no processo que Jacques Lacan denomina de estádio do espelho, que trata do momento de constituição da identidade e de quando se estabelece a diferenciação entre o eu e o outro. Na teoria de Lacan, o eu é o produto de uma identificação com o outro. Como o menino convive ininterruptamente com um gêmeo idêntico, a imagem especular que ele vê se confunde com a forma exata do seu semelhante, o que dificulta o delineamento dos limites do seu próprio corpo. A angústia do menino ao suplicar para o armário demonstra que o eu e o outro ainda estão em um estado de confusão e indiferenciação, exigindo a mediação de terceiros para ajudá-lo a se reconhecer.
O menino, devido ao fato de ser criança e ainda não ter a consciência plena de sua individualidade, somado à convivência contínua com um irmão gêmeo idêntico, acredita firmemente que a imagem refletida no espelho é a do seu irmão, que sempre o acompanhou. Até aquele evento, a família não havia percebido a importância de estimular o desenvolvimento de uma personalidade autônoma e de características distintas para facilitar a diferenciação e a individuação de cada um.
Podemos complementar essa ideia analisando a situação a partir da teoria psicanalítica da constituição do eu. O caso do menino ilustra uma dificuldade no processo que Jacques Lacan denomina de estádio do espelho, que trata do momento de constituição da identidade e de quando se estabelece a diferenciação entre o eu e o outro. Na teoria de Lacan, o eu é o produto de uma identificação com o outro. Como o menino convive ininterruptamente com um gêmeo idêntico, a imagem especular que ele vê se confunde com a forma exata do seu semelhante, o que dificulta o delineamento dos limites do seu próprio corpo. A angústia do menino ao suplicar para o armário demonstra que o eu e o outro ainda estão em um estado de confusão e indiferenciação, exigindo a mediação de terceiros para ajudá-lo a se reconhecer.
Citação de Leandro Zacharias Goncalves em julho 19, 2026, 2:42 pm
Usando Lacan como referência,percebi que o irmão se identificou com a própria imagem como se fosse o outro irmão,pois naquele momento se sentiu abandonado e passa a depender de uma representação externa que lhe fortaleça. E a chegada da mãe simboliza o reencontro com essa forte representação externa.
Usando Lacan como referência,percebi que o irmão se identificou com a própria imagem como se fosse o outro irmão,pois naquele momento se sentiu abandonado e passa a depender de uma representação externa que lhe fortaleça. E a chegada da mãe simboliza o reencontro com essa forte representação externa.
Citação de Elaine Francisca Moreira Angulo em julho 22, 2026, 2:53 amO menino reflete no espelho como se fosse seu irmão.
O menino reflete no espelho como se fosse seu irmão.
Citação de Marllon Moraes da Costa e Silva em julho 28, 2026, 2:20 pmO inconsciente do garoto criou uma identidade paralela com seu irmão
O inconsciente do garoto criou uma identidade paralela com seu irmão
Citação de mariasantos26 em julho 30, 2026, 1:33 amUm dos irmãos quando olha para o espelho não percebe que é a sua própria imagem sendo refletida (acha que é o irmão gemeo) e declara que seu irmão não quer brincar de cavalo com ele, pois ele ainda não se reconhece no âmbito familiar que está inserido.
Um dos irmãos quando olha para o espelho não percebe que é a sua própria imagem sendo refletida (acha que é o irmão gemeo) e declara que seu irmão não quer brincar de cavalo com ele, pois ele ainda não se reconhece no âmbito familiar que está inserido.
Citação de Caio Lourenco Oliveira e Santana em julho 30, 2026, 11:55 amO Irmão sente falta do gêmeo e cria no espelho a imagem para poder suprir essa falta.
O Irmão sente falta do gêmeo e cria no espelho a imagem para poder suprir essa falta.
Citação de Wanderson Bastos em agosto 4, 2026, 7:46 pmEntendo que, por nunca terem se separado, desde a concepção, os irmão ainda não tinham a experiência do "Estadio do Espelho", pois já haviam se acostumado a identificar sua imagem com a do irmão gêmeo. Sendo assim, sem essa identificação e também a confirmação da mãe, ele não soube identificar o "eu" do "outro".
Entendo que, por nunca terem se separado, desde a concepção, os irmão ainda não tinham a experiência do "Estadio do Espelho", pois já haviam se acostumado a identificar sua imagem com a do irmão gêmeo. Sendo assim, sem essa identificação e também a confirmação da mãe, ele não soube identificar o "eu" do "outro".
Citação de Alessandra Cristina em agosto 5, 2026, 2:29 amEle ainda nao se reconhecia
Ele ainda nao se reconhecia
Citação de Claudia Andrade Barbosa em agosto 10, 2026, 7:10 pmO irmão gêmeo que encontra e entender a sua imagem porque também é muito ligada com o irmão . Pois os dois tem as características idênticas, então ele tentar descobrir sua identidade visual individualmente
O irmão gêmeo que encontra e entender a sua imagem porque também é muito ligada com o irmão . Pois os dois tem as características idênticas, então ele tentar descobrir sua identidade visual individualmente