Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise: Psicanálise ClínicaPrincípios da Imagem PessoalDesafio - Módulo II
Desafio - Módulo II
PreviousPage 443 of 443
eniale231077@gmail.com@eniale231077gmail-com
9 Posts
#4421 · julho 15, 2026, 1:02 pm
Citação de eniale231077@gmail.com em julho 15, 2026, 1:02 pmColegas, segue minha análise sobre o caso dos gêmeos:A situação ilustra a dificuldade de diferenciação de identidade na gemelaridade, relacionada ao conceito do Estágio do Espelho e à formação do Self:
- Confusão do "Eu" vs. "Outro": O menino confunde a própria imagem (ou o reflexo) com a do irmão ("X"). Na infância gemelar, a linha entre a própria identidade e a do outro é muito tênue.
- Projeção: Ao não conseguir a interação esperada da imagem, a criança projeta a frustração no irmão, dizendo que ele não quer brincar.
- Função Materna: A angústia cresce até a intervenção da mãe. Ela age como mediadora, acolhendo o filho e ajudando a romper a confusão imaginária para delimitar a individualidade dele.
Em resumo, o caso mostra a importância do mediador externo para ajudar os gêmeos a superarem a simbiose e construírem suas identidades singulares.
Colegas, segue minha análise sobre o caso dos gêmeos:
A situação ilustra a dificuldade de diferenciação de identidade na gemelaridade, relacionada ao conceito do Estágio do Espelho e à formação do Self:
- Confusão do "Eu" vs. "Outro": O menino confunde a própria imagem (ou o reflexo) com a do irmão ("X"). Na infância gemelar, a linha entre a própria identidade e a do outro é muito tênue.
- Projeção: Ao não conseguir a interação esperada da imagem, a criança projeta a frustração no irmão, dizendo que ele não quer brincar.
- Função Materna: A angústia cresce até a intervenção da mãe. Ela age como mediadora, acolhendo o filho e ajudando a romper a confusão imaginária para delimitar a individualidade dele.
Em resumo, o caso mostra a importância do mediador externo para ajudar os gêmeos a superarem a simbiose e construírem suas identidades singulares.
Clique para não gostei.0Clique para gostei.0
PreviousPage 443 of 443