Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 442 of 444Next

Essa situação mostra que a criança ainda estava formando a sua identidade. Como os irmãos eram gêmeos idênticos, ela ainda tinha dificuldade para diferenciar a si mesma do irmão. Pelo que estamos estudando, o reconhecimento da própria imagem e o olhar da mãe são importantes para a formação do eu.

Mediante a situação abordada, o ideal seria elaborar atividades lúdicas com cada um dos meninos para que eles soubessem o que gostam, e podendo assim melhorar o convívio entre eles.Para que eles pudessem interagir de uma maneira melhor e efetiva.

A situação dos irmãos gêmeos pode ser explicada pela falta de diferenciação do "EU" e pela forte relação simbiótica comum em gêmeos univitelinos.

"Quando nascemos, dependemos totalmente do outro para nos ajudar em todos os sentidos. No entanto, ao longo dos anos, precisamos aprender a lidar com as frustrações e passar a enxergar a realidade. Mesmo sendo independentes, é fundamental encontrar nossa própria identidade para seguir nosso caminho e tomar nossas próprias decisões. Não podemos deixar que o 'espelho' (seja ele literal ou as representações sociais) nos dite quem somos, pois muitas vezes ele mostra apenas uma ilustração ou uma projeção, e não a nossa realidade interna verdadeira."

Citação de Cristiane da Silva Vassao Barreto em julho 5, 2026, 12:46 am

Essa situação mostra que a criança ainda estava formando a sua identidade. Como os irmãos eram gêmeos idênticos, ela ainda tinha dificuldade para diferenciar a si mesma do irmão. Pelo que estamos estudando, o reconhecimento da própria imagem e o olhar da mãe são importantes para a formação do eu.

"Oi, Cristiane! Concordo totalmente. O olhar da mãe é fundamental nesse processo, pois é através dele que a criança começa a se reconhecer como alguém separado do irmão. Sem essa validação externa, fica muito difícil sair da fusão e formar o próprio eu.

"

Citação de daniel augusto em julho 6, 2026, 1:04 pm

Mediante a situação abordada, o ideal seria elaborar atividades lúdicas com cada um dos meninos para que eles soubessem o que gostam, e podendo assim melhorar o convívio entre eles.Para que eles pudessem interagir de uma maneira melhor e efetiva.

"Olá, Daniel! Sua ideia das atividades lúdicas individuais é excelente. Separar os gêmeos em momentos específicos ajuda cada um a descobrir seus próprios gostos e limites, quebrando essa simbiose e permitindo que desenvolvam uma identidade própria, além de melhorar a convivência."

Citação de ALEXANDRE VICHI DE ALMEIDA em julho 10, 2026, 4:28 pm

A situação dos irmãos gêmeos pode ser explicada pela falta de diferenciação do "EU" e pela forte relação simbiótica comum em gêmeos univitelinos.

"Oi, Alexandre! Você foi muito preciso ao citar a relação simbiótica. É exatamente essa falta de diferenciação do 'EU' que gera tanta angústia quando há separação. O desafio maior é justamente conseguir estabelecer essas fronteiras psíquicas para que deixem de ser apenas um reflexo um do outro."

Nesta fase da vida, as crianças ainda não   conseguem definir o seu Eu, quem são realmente.
E ao estar sempre junto com seu irmão e muitas vezes vestidos iguais, no momento em que estava sozinho e se viu no espelho nao se reconheceu, achando que era seu irmão.  Ele não se reconheceu  porém percebeu que seu irmão estava diferente, não queria brincar com Ele.
Não se reconheceu mas sabia que o iirmão estava diferente.

O irmão entende como se fosse seu reflexo, ainda nao enxerga ele como uma

pessoa diferente do irmão

A psicanálise vê a gemelaridade como um fenômeno complexo, marcado por tensões entre semelhança e diferença, que impactam profundamente os processos de subjetivação e individuação dos irmãos gêmeos. O vínculo gemelar pode tanto favorecer uma identificação fusional quanto abrir espaço para a alteridade e diferenciação.

PreviousPage 442 of 444Next