Desafio - Módulo II
Citação de Mara Rubia Muniz Monteiro em junho 21, 2026, 3:28 amA situação dos irmãos gêmeos pode ser compreendida a partir da teoria do estágio do espelho, proposta por Jacques Lacan. Nesse processo, a criança constrói sua identidade por meio da identificação com o outro. Embora os irmãos possuam características físicas muito semelhantes, cada um desenvolverá sua própria subjetividade a partir das experiências vividas, das relações familiares e das identificações estabelecidas ao longo da vida.
Assim, o reconhecimento de si mesmo ocorre inicialmente pela imagem refletida no outro, mas a constituição do eu não depende apenas da aparência física. Cada criança atribui significados próprios às suas experiências, diferenciando-se progressivamente e construindo uma identidade singular. Dessa forma, mesmo sendo gêmeos, cada um se torna um sujeito único, com desejos, sentimentos e formas particulares de se relacionar com o mundo.
A situação dos irmãos gêmeos pode ser compreendida a partir da teoria do estágio do espelho, proposta por Jacques Lacan. Nesse processo, a criança constrói sua identidade por meio da identificação com o outro. Embora os irmãos possuam características físicas muito semelhantes, cada um desenvolverá sua própria subjetividade a partir das experiências vividas, das relações familiares e das identificações estabelecidas ao longo da vida.
Assim, o reconhecimento de si mesmo ocorre inicialmente pela imagem refletida no outro, mas a constituição do eu não depende apenas da aparência física. Cada criança atribui significados próprios às suas experiências, diferenciando-se progressivamente e construindo uma identidade singular. Dessa forma, mesmo sendo gêmeos, cada um se torna um sujeito único, com desejos, sentimentos e formas particulares de se relacionar com o mundo.
Citação de Carina Wahl de Almeida em junho 22, 2026, 4:35 pmAchei interessante a reação do irmão ao se ver no espelho e achar que era o seu irmão, uma autoidentidade não reconhecida ainda, uma oportunidade para trabalhar essa individualidade com essa criança.
Achei interessante a reação do irmão ao se ver no espelho e achar que era o seu irmão, uma autoidentidade não reconhecida ainda, uma oportunidade para trabalhar essa individualidade com essa criança.
Citação de Regiane maria teodora souza dos santos em junho 25, 2026, 9:54 pmOs irmãos compartilham do mesmo ensino e rotina, a questão se torna diferente do estado atual e pessoal vivido por cada um deles. A projeção é um fator normal, é uma estrutura dinâmica para Freud que possui interação interna e externa, como também o desenvolvimento de percepção.
Os irmãos compartilham do mesmo ensino e rotina, a questão se torna diferente do estado atual e pessoal vivido por cada um deles. A projeção é um fator normal, é uma estrutura dinâmica para Freud que possui interação interna e externa, como também o desenvolvimento de percepção.
Citação de Regiane maria teodora souza dos santos em junho 25, 2026, 9:55 pmOs irmãos compartilham do mesmo ensino e rotina, a questão se torna diferente do estado atual e pessoal vivido por cada um deles. A projeção é um fator normal, é uma estrutura dinâmica para Freud que possui interação interna e externa, como também o desenvolvimento de percepção. A aparência se torna um desafio dinâmico de aprendizagem.
Os irmãos compartilham do mesmo ensino e rotina, a questão se torna diferente do estado atual e pessoal vivido por cada um deles. A projeção é um fator normal, é uma estrutura dinâmica para Freud que possui interação interna e externa, como também o desenvolvimento de percepção. A aparência se torna um desafio dinâmico de aprendizagem.
Citação de Regiane maria teodora souza dos santos em junho 26, 2026, 9:05 pm
- O irmão gêmeo não conseguiu assimilar o seu eu do seu próprio irmão gêmeo, o imaginário se torna um ponto de partida, aqui o menino precisa de alguém com uma capacidade maior de resolução, no caso a mãe será aquela que vai organizando esses processos psíquicos sem precisar impor.
- O irmão gêmeo não conseguiu assimilar o seu eu do seu próprio irmão gêmeo, o imaginário se torna um ponto de partida, aqui o menino precisa de alguém com uma capacidade maior de resolução, no caso a mãe será aquela que vai organizando esses processos psíquicos sem precisar impor.
Citação de Regiane maria teodora souza dos santos em junho 26, 2026, 9:10 pm
- A criança ainda nesta fase da vida não consegue diferenciar o seu eu do eu imaginário do seu irmão, consequentemente o menino absorve para si o problema que vê em seu irmão. Aqui vemos como o comportamento pode ser afetado pelo o outro e como A dinâmica entre as relações são essenciais para uma boa compreensão do ambiente e comportamento. Pois cada indivíduo seja criança ou adulto viverá sua própria vida em demandas internas diferentes.
- A criança ainda nesta fase da vida não consegue diferenciar o seu eu do eu imaginário do seu irmão, consequentemente o menino absorve para si o problema que vê em seu irmão. Aqui vemos como o comportamento pode ser afetado pelo o outro e como A dinâmica entre as relações são essenciais para uma boa compreensão do ambiente e comportamento. Pois cada indivíduo seja criança ou adulto viverá sua própria vida em demandas internas diferentes.
Citação de Indianara Franco Ramos em junho 29, 2026, 6:26 pmOs irmãos não foram ensinados e nem colocados para que são seres individuais e tem aparência igual, nasceram quase juntos, tiveram juntos durante a gestação, mas q são indivíduos diferentes. E que o irmão também ainda não aprendeu o que ser animando e ser inanimado, sobre o reflexo e outras maneiras que não vão interagir com ele, e a angústia da separação brusca fez com ele a primeira experiência de estar e se sentir só.
Os irmãos não foram ensinados e nem colocados para que são seres individuais e tem aparência igual, nasceram quase juntos, tiveram juntos durante a gestação, mas q são indivíduos diferentes. E que o irmão também ainda não aprendeu o que ser animando e ser inanimado, sobre o reflexo e outras maneiras que não vão interagir com ele, e a angústia da separação brusca fez com ele a primeira experiência de estar e se sentir só.
Citação de Marcio Araujo em junho 30, 2026, 2:20 amMesmo sendo irmãos gêmeos e morarem na mesma casa, dar para perceber que o irmão que ficou em casa ainda tem muito problema sobre a sua personalidade. O que é um perigo para a vida adulta caso cresça assim. Ele não está sabendo discernir entre o irmão e a si próprio.
Mesmo sendo irmãos gêmeos e morarem na mesma casa, dar para perceber que o irmão que ficou em casa ainda tem muito problema sobre a sua personalidade. O que é um perigo para a vida adulta caso cresça assim. Ele não está sabendo discernir entre o irmão e a si próprio.
Citação de Willian Jesus Da Silva Lopes em julho 2, 2026, 10:31 pmNa formação da identidade do individuo, é de extrema importancia entender que sua imagem é formada pela identificaçaõ natural daquilo que lhe é apresentado como Ser, considerando que o Espaço, Ambiente e Localização influência diretamente e indiretamente para a percepção do Eu, assim como suas ações e Dominios.
Neste exemplo dos filhos gemeos.
A criança foi de forma direta e indireta, ensinada pela mãe a acreditar que seu irmão é igual a ele mesmo, não somente em ações e comportamentos, mas como imagem, na maneira de vestir e se mover. Isso automaticamente desconfigura o Eu, a partir do momento em que não foi valorizado a particularidade e a formação pessoal de cada individuo e suas caracteristicas e diferenças externas e internas como, sentimento, gostos, apetidões e pensamento...
Na formação da identidade do individuo, é de extrema importancia entender que sua imagem é formada pela identificaçaõ natural daquilo que lhe é apresentado como Ser, considerando que o Espaço, Ambiente e Localização influência diretamente e indiretamente para a percepção do Eu, assim como suas ações e Dominios.
Neste exemplo dos filhos gemeos.
A criança foi de forma direta e indireta, ensinada pela mãe a acreditar que seu irmão é igual a ele mesmo, não somente em ações e comportamentos, mas como imagem, na maneira de vestir e se mover. Isso automaticamente desconfigura o Eu, a partir do momento em que não foi valorizado a particularidade e a formação pessoal de cada individuo e suas caracteristicas e diferenças externas e internas como, sentimento, gostos, apetidões e pensamento...
Citação de Diana Fernandes em julho 3, 2026, 5:29 pmSó mostra que por mais parecidos(fisicamente) que é o caso dos gêmeos,temos nossos próprios sentimentos,escolhas, personalidade e etc...
Cada pessoa por mais que se pareça em algumas características, são indivíduos únicos e dotados de vivências,traumas e circunstâncias diferentes ao longo da vida.
Só mostra que por mais parecidos(fisicamente) que é o caso dos gêmeos,temos nossos próprios sentimentos,escolhas, personalidade e etc...
Cada pessoa por mais que se pareça em algumas características, são indivíduos únicos e dotados de vivências,traumas e circunstâncias diferentes ao longo da vida.