Desafio - Módulo II
Citação de Bianca Felix da Silva em fevereiro 6, 2024, 8:50 pmPor nunca terem ficado separados e ter desde sempre a instancia do espelho (onde um se identifica com o outro, um precisar do outro), a falta do irmão pode ter piorado o resfriado e ao ver sua própria imagem no espelho, não se reconheceu e sim o irmão. A falta de se auto reconhecer, faz com que ele veja sempre só uma pessoa, o irmão.
Por nunca terem ficado separados e ter desde sempre a instancia do espelho (onde um se identifica com o outro, um precisar do outro), a falta do irmão pode ter piorado o resfriado e ao ver sua própria imagem no espelho, não se reconheceu e sim o irmão. A falta de se auto reconhecer, faz com que ele veja sempre só uma pessoa, o irmão.
Citação de Cintia dos Santos em fevereiro 6, 2024, 9:42 pmDe acordo com o que estudamos nesta unidade, o correto seria o menino se reconhecer ao se olhar no espelho. Porém o fato de ser gêmeo idêntico o levou a confundir a sua imagem com a imagem de seu irmão gêmeo, a questão é que apenas ver uma imagem refletida no espelho não fez com que o menino se reconhecesse ou se identificasse, porque segundo a constituição do eu através do espelho de Lacan, precisa haver uma diferenciação da minha imagem no espelho com a do outro o que neste caso não aconteceu por serem gêmeos idênticos.
De acordo com o que estudamos nesta unidade, o correto seria o menino se reconhecer ao se olhar no espelho. Porém o fato de ser gêmeo idêntico o levou a confundir a sua imagem com a imagem de seu irmão gêmeo, a questão é que apenas ver uma imagem refletida no espelho não fez com que o menino se reconhecesse ou se identificasse, porque segundo a constituição do eu através do espelho de Lacan, precisa haver uma diferenciação da minha imagem no espelho com a do outro o que neste caso não aconteceu por serem gêmeos idênticos.
Citação de Sergio Alves em fevereiro 7, 2024, 2:09 amPara a criança neste caso o estado espelho, acabou sendo o irmão devido a semelhança exata, neste caso ele não diferenciou a própria imagem, sendo necessário a intervenção da mãe para instrui-lo.
Para a criança neste caso o estado espelho, acabou sendo o irmão devido a semelhança exata, neste caso ele não diferenciou a própria imagem, sendo necessário a intervenção da mãe para instrui-lo.
Citação de Natanael Custodio Souza em fevereiro 7, 2024, 11:47 amPode-se dizer que o gêmeo que ficou em casa não compreende quem ele realmente é. Talvez acredite que seu irmão é fruto do seu imaginário.
Pode-se dizer que o gêmeo que ficou em casa não compreende quem ele realmente é. Talvez acredite que seu irmão é fruto do seu imaginário.
Citação de Adrielle Lopes em fevereiro 7, 2024, 2:16 pmA nova abordagem de Lacan em 1936, na qual o EU pode ser compreendido como instância do imaginário, durante o estádio do espelho.
Ele precisa do reconhecimento pessoal...
A nova abordagem de Lacan em 1936, na qual o EU pode ser compreendido como instância do imaginário, durante o estádio do espelho.
Ele precisa do reconhecimento pessoal...
Citação de Rachel Martins de Meira Ribeiro em fevereiro 7, 2024, 2:17 pmNota-se que a criança não se reconhecia como individuo. Pois por ser gêmio identico do irmão não tinha a percepção de estar na frente de um espelho vendo o proprio reflexo.
Nota-se que a criança não se reconhecia como individuo. Pois por ser gêmio identico do irmão não tinha a percepção de estar na frente de um espelho vendo o proprio reflexo.
Citação de Ana Luiza Furlan em fevereiro 7, 2024, 2:57 pmO filho, ao se olhar no espelho, não consegue distinguir-se do outro irmão e entende que o reflexo que ele está vendo de si mesmo seria na verdade o seu irmão, mostrando que não tem uma percepção da própria identidade.
O filho, ao se olhar no espelho, não consegue distinguir-se do outro irmão e entende que o reflexo que ele está vendo de si mesmo seria na verdade o seu irmão, mostrando que não tem uma percepção da própria identidade.
Citação de Cely Regiane em fevereiro 7, 2024, 3:57 pmPodemos ver que há um elo entre os dois irmãos segue desde o ventre materno até ó e pós nascimento.
Podemos ver que há um elo entre os dois irmãos segue desde o ventre materno até ó e pós nascimento.
Citação de Cleide em fevereiro 7, 2024, 6:36 pmFato de ser gêmeos idênticos, e jamais foram separados, e somente a própria mãe e única capaz de idênticas, acontece uma situação que o outro adoece e a reação do outro o em frente ao espelho, acredito que sua reação frustada porque ele achava ser seu irmão.
Fato de ser gêmeos idênticos, e jamais foram separados, e somente a própria mãe e única capaz de idênticas, acontece uma situação que o outro adoece e a reação do outro o em frente ao espelho, acredito que sua reação frustada porque ele achava ser seu irmão.
Citação de Estelamaris Garcia Correa Vargas em fevereiro 8, 2024, 12:56 amEle não reconhece o seu próprio Eu no espelho.
Ele não reconhece o seu próprio Eu no espelho.