Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 203 of 343Next

O IRMÃO ADQUIRIU UMA DEPENDÊNCIA EMOCIONAL.

Essa situação mostra que durante o estádio do espelho, os responsáveis pela instituição do "eu" na criança não se importaram com a constituição da sua auto identificação, deixando-o assim sem saber como se identificar diante de si mesmo.

O Estado de Desamparo e o Estádio do Espelho estão interligados, para a formação do EU. O primeiro demonstra vulnerabilidade, onde necessita que seus desejos sejam atendidos. O segundo tem a ver com a descoberta de sua imagem, da sua existência corporal, mesmo na fase inicial da vida o bebe já começa a formar a sua identidade. No episódio acima por serem idênticos e terem uma interação social intensa, ele não percebeu a ausência do seu irmão no espaço geográfico ou não consegue se imaginar ainda distante um do outro, como ser e corpos distintos.

Tenho filhos gêmeos e desde bebe era difícil separar as duas meninas até pra dormirem. tendo que fazer um berço maior para dormirem juntas e esse vinculo continuou até os dias de hoje, no que se referiam a inclinação profissional, amigos e só foi superado quando casaram e tiveram que seguir suas vidas. Na infância percebia uma certa dificuldade delas não se perceberem como não extensão uma da outra, embora a personalidades fossem bem diferentes, a passo que foram crescendo via que evoluirão para tudo ser um brincadeira, onde uma encenava ser a outra pra enganar os outros e ai vi, já se percebiam uma diferente da outra, embora a imagem evocassem em si a semelhança física. na adolescia é que conseguiram cada uma construírem seu próprio ciclo de amizade e na vida adulta casarem e terem seus filhos. o vinculo porem de amizade e cumplicidade é algo bem autêntico entre elas.

Joelina Amaral de Souza Caldeira has reacted to this post.
Joelina Amaral de Souza Caldeira

O Gêmeos estão ligados deste o nascimento, acredito que principalmente os idênticos, daí desde o ventre de sua mãe já existe uma ligação muito forte, com se fosse um individuo único. A separação brusca seja ela por situações eventuais ou definitivas, devem causar muito desespero e desconforto no outro, pois ambos se vêm como um refletindo a sua própria imagem no outro, como se ao olhar no espelho vejo a minha pessoa duplamente. E separando me do outro a minha metade se foi. O ideal seria apresenta-lhe atividades autônoma com objetivos de fazerem se perceber  como únicos, mesmo sendo dois identicamente falando, porém fazer-lhe entender que existem duas personas, que podem ter hábitos diferentes, gostos diferentes e que, está tudo bem em ser assim e agir assim.

O princípio da imagem reproduz a ideia de que há uma construção do sujeito que ocupa a mente através da imagem. A construção psíquica que atua para projeção da imagem estabelece uma conexão psicanalítica para esta se relacionar com o corpo. O irmão identifica a imagem do que considera o outro irmão no espelho e, quer através de sua construção psíquica oferecer brincar, porém, a imagem não atende seu pedido.

Para mim é como se o gemeo ainda tenha uma dependencia emocional e não se reconheça. Talvez seria interessante mais introsamento dos pais, com conversas para que apare arestas para que ele consiga se enxergar

ELE NÃO SE RECONHECEU. ELE AINDA NÃO SABE QUEM É OU QUAL É O SEU PORQUE NO MUNDO.POUCO CONSEGUIRA ENTENDER QUE ELE E O IRMAO SÃO FISICAMENTES IGUAIS E MENTALMENTE DIFERENTES.

Um dos gêmeos está bricando todo feliz com o cachorro e outro gêmeos não está gostando.

Levando em consideração que outro não está gostando da atitude do irmão.

Teria que trabalhar o porque ele não está gostando, se está  com  sentimento de  rejeição pelo irmão que está dando mais atenção para cachorro.

Teria que trabalhar o sentimento de rejeição.

A debilidade física momentânea que o deixou em casa, fragilizou seu emocional, que ao se sentir só, buscou no espelho algum conforto, ao tentar interagir com o suposto irmão. Ao notar a falta de interação, achou-se rejeitado duas vezes.

PreviousPage 203 of 343Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱