Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 204 of 343Next

Por estarem sempre juntos desde a gestação não conseguiram formar uma personalidade própria , não se atentaram que  cada um tem suas necessidades individuais. É necessário que os pais orientem e mostrem que cada um precisa trilhar seu caminho.

O irmão ainda não compreende que eles são pessoas diferentes, pois quando se olha, imagina o irmão. Ele também não se familiariza ainda em ver sua própria imagem, sendo ele, somente.

Independente da quantidade de filhos e se são gemelares ou não, é extremamente importante trabalhar a individualidade deles.

Precisamos descobrir o que não somos ,e o que o sobra é o que somos …

Tendo a percepção de si mesmo diante do espelho a criança começa a se perceber como individuo no mundo ao qual está inserido, acontecendo entre os seis e dezoito meses de idade, podendo ser obtido o conhecimento sobre os principais conceitos e princípios da imagem pessoal. No estádio do espelho a criança não tem uma compreensão completa de seu corpo e identidade, mais ao perceber sua imagem refletida, ocorre uma experiência de unidade e totalidade, sendo esse reconhecimento vital para o desenvolvimento da identidade. No caso de irmãos gemeos esse  reconhecimento deve ser estimulado individualmente para que cada um reaja ao conhecimento  e se desenvolva de maneira única na construção da identidade, incentivando às diferenças nas interações com o espelho e nas manifestações individuais de autoconsciência.

A criança que não se reconheceu no espelho tinha sua imagem de corpo ligada a imagem do irmão; provavelmente não haviam sido separados e o fonema do nome não significasse ainda um sujeito único para ele. Seria no caso necessário reforçar sua identidade e autonomia do irmão.

Um dos irmâos pega resfriado e fica em casa, enquanto o outro irmão gêmeos vai para a escola. Sem aquele perceber/ter consciência de tal ato do cotiadiano para entender. Se vê refletido em frente ao espelho e questiona em sua forma infantil de inanição do "outro irmão".
Em relação à psicanálise, o irmão resfriado se depara com o desamparo, ele não reconhece a própria imagem, e não há interferência da imagem, visto que é seu reflexo. Dessa forma, é necessário haver o uso da linguagem para possibilitar distinguir o esquema corportal da imagem corporal. Pois é pela palavra, de preferência verbalizada nesse caso, que se dará a conscientização da diferença do eu e do externo. A autenticação. Precisa a mãe ou substituto intervir no processo para facilitar o autoreconhecimento da criança ser diferente da ilusão, que é o estádio do espelho.

Como os dois eram gêmeos idênticos , o menino que olhava no espelho acreditava piamente que o irmão estava   com o cavalo , o qual  ele queria  brincar .Vejo que a mãe está agindo de maneira incorreta,  não levando a  consciência da criança  que  ambos são indivíduos  distintos.

Podemos identificar que desde o nascimento, o ser humano já sente a necessidade de algo para completar o vazio que sente.

(Jesus).

Apesar da gemelidade, cada um é um ser único e independente. Cada um tem características próprias e que os diferenciam no comportamento e modo de viver.  No caso do espelho, talvez pelo convívio e por não haver uma situação a qual os separassem, uma das crianças se reconheceu na outra através do espelho em consequência da semelhança física. O crescimento os trará a compreensão de que são seres diferentes apesar da semelhança.

Os pais muitas vezes falham quando fortalece a semelhança em questão de achar que por serem gêmeos tem que se vestirem e calçarem iguais, usarem objetos iguais, em fim. Ao me ver, isso atrapalha que cada um forme a sua própria identidade e autonomia que lá na frente pode causar sérios problemas, até mesmo causar uma dependência do outro. Isso pode ocorrer até mesmo não sendo gêmeos, dependendo da forma de criação.

Ao olhar no espelho o menino se enquadra na linha de pensamento do Estádio do Espelho,  onde estabelece um delineamento do EU, fundamentada na imagem unificada do corpo, que é presenciada através ou por meio do olhar. Não se reconhece na própria imagem,  existe um fascínio pelo que surge no espelho.  Está bem claro a necessidade de se trabalhar os elementos cognitivos.

PreviousPage 204 of 343Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱