Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 212 of 398Next

ele ta tão acostumado com o irmao por perto a todo tempo.

Se a imagem do corpo é o principal elemento na constituição do EU, os gêmeos tem a mesma imagem mas com personalidade diferente, pois o EGO é o EU do indivíduo e cada um possui o seu.

Possivelmente a criança gripada ainda não atingiu o estádio do espelho, ou seja, não chegou à maturidade de desenvolvimento onde ela tem a percepção sobre sua própria unidade corpórea no espelho, ela ainda não compreende que é uma pessoa, uma unidade, que possui imagem e identidade. Possivelmente é uma criança ainda muito pequena, um bebê, e essa comunicação com a mãe que diz que o irmão não quer brincar com ele foi provavelmente uma comunicação não verbal, com choros e demonstração de frustação. O que faz mais sentido nessa história é realmente que seja uma criança bem novinha, caso contrário é um problema grave de desenvolvimento que precisa ser investigado.

São gêmeos idênticos, mas com comportamento e gosto diferente, um gosto muito do cachorrinho o outro está indiferente.

Levando em consideração que a criança sempre sempre está interagindo com o irmão, ele o associa a imagem no espelho como se fosse real o que demonstra que ele ainda está se autodescobrindo e não consegue diferenciar a própria imagem. É necessário que a mãe ajude-o a se identificar e começar a construir seu próprio eu.

Ainda na construção  do eu pensou que no espelho  visualização o irmão

No complexo de édipo sempre estamos buscando algo no outro,no caso dos gêmeos,o irmão que ficou só,buscou no espelho o alentro para saciar a dor da solidão causada pela falta e saudade do irmão.

Apesar de conseguir identificar a existência do "outro", por ser gêmeo idêntico o garoto ainda não chegou a plena percepção do seu "eu". A compreensão do "eu" ainda está em fase de formação e a partir desta experiência, a mãe (o outro) vai mediar a situação e apresentar o "eu" do garotinho.

Eu entendo que a criança, que ficou em casa,  sabe que a imagem refletida no espelho é a sua, no entanto, quis brincar com seu próprio reflexo fazendo de conta que era seu irmão gêmeo.

.Pois a ausência do irmão , fez com que  ele  se sentisse vulnerável, e de certa forma  ao ver a própria imagem levou a pensar que era seu irmão .

Dionisio Wilson Mussungo has reacted to this post.
Dionisio Wilson Mussungo
PreviousPage 212 of 398Next