Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 227 of 382Next

Mesmo com a distorção da identificação, ainda que gêmeos, ambos passam pelo "estádio do espelho" desenvolvendo personalidades e identidade própria com base nas diferenças de suas emoções, experiências, personalidade etc. Provavelmente o fato de serem idênticos influencia como percebem a si mesmos nessa fase.

Ao que parecem os dois agem como um só, podendo ser esse comportamento incentivado em família. Geralmente famílias com gêmeos idênticos querem que ambos sejam iguais, se vistam iguais e façam tudo igual. Não que isso seja ruim, mas se deve respeitar o querer do outro.

e quando um dos gêmeos fica sozinho, e se olha no espelho não percebe que ele é um ser só, e acha que é o irmão.

 

eu recomendaria atividades onde ambos conseguissem se diferenciar como indivíduos solos, para que ao longo do crescimento, possam entender que por mais que sejam idênticos em aparência, são diferentes como seres humanos e isso é normal.

Um dos irmãos, ao olhar para o espelho, não percebe que está vendo sua própria imagem refletida. Ele acredita que é seu irmão gêmeo e declara que o irmão não quer brincar de cavalo com ele, pois ainda não se reconhece no contexto familiar em que está inserido

a distinção da personalidade entre os dois ainda não aflorou, sempre juntos, dividindo os brinquedos, roupas, os sentimentos basicos, e a não necessidade da mãe explicar até o momento, que o imão erá real e não imagem duplicada, quando na frente do espelho ele acreditou vendo o irmão.

É uma situação em que há comparação, quando encontramos alguém como nós achamos nos comparando, e isso traz orgulho ou decepção.

Como a criança reconhece aquela imagem no espelho como sendo sua, e também busca fora do espelho, uma confirmação através do outro, e ao se ver sozinho ele não se reconheceu, mas pensou que era o irmão, percebe-se que a ligação entre eles é forte o suficiente para não se perceberem separadamente. Creio que é o momento para se fazer algo a respeito, pois embora sejam gêmeos eles são duas pessoas distintas, inevitavelmente por motivos adversos, em algum momento, terão que ficar separados acarretando sofrimento a ambos.  Imagino que no caso deles a mãe os vestia iguais, o que complica um pouco mais esse auto reconhecimento.

Os dois irmãos nunca foram separados pois isso causou um trauma, que inconscientemente para não lidar com a dor preferiu projeto seu irmão no espelho através de sua imagem

A constituição da imagem pessoal é uma construção, é uma registro do inconsciente, da construção da identidade, da historia emocional do ser com o outro, e também da diferenciação do EU e do outro.

No caso de irmãos gêmeos univitelinos, deve-se atendar para o fato de que são dois EU´s, e como as vivências são sempre em dupla, em especial na infância, o irmão que ficou sozinho, ao ver sua imagem, não conseguiu diferenciar a própria imagem do irmão. Essa cena também pode ser considerada como um momento simbólico, onde ele descobre que apesar de serem iguais fisicamente, o seu EU não é igual ao do irmão, e que vão construir cada uma a sua identidade.

Enquanto psicanalista, importante aconselhar os pais de irmãos gêmeos deixar vivê-los essa individualidade, desde roupas a atividades extracurriculares , deve-se respeitar as vontades de cada um.

 

 

Conforme o estudo deste módulo, baseando-se na teoria narcisista de Freud e na teoria do estádio de espelho de Lacan, nota-se que o irmão gêmeo que ficou em casa ainda não tem a percepção do eu como ele mesmo. Pela convivência, ele ainda não aplica o estádio de espelho, para ele, seu irmão é o seu reflexo no espelho, já que idênticos. E essa percepção foi reforçada pela mãe, que se referiu ao reflexo como se fosse realmente o irmão do filho doente. Já pela percepção de seus sentidos e pela convivência, ele reconheceu de pronto a mãe.

Gêmeos os dois passam pelo estádio do espelho que pode desenvolver uma personalidades  e identidade com base nas diferenças de suas emoções.Por ser idênticos podem perceber a si mesmo nesta fase de vida. Os dois podem agir como um so podem ter o comportamento e incentivado pela família.

Os irmãos gêmeos na teoria de Lacan fala sobre o bebe com nove messes de vida pode reconhecer sua propria imagem no espelho sendo refletida .

estádio do espelho  segundo Lacan e um cujo impulso interno precipita se de insuficiência para a antecipação  e as fantasias que sucedem a imagem despedaçada do corpo sendo uma forma de sua totalidade que chamaremos de ortopédica  uma armadura assumindo uma identidade alienante que mascara a estrutura rígida do seu desenvolvimento mental

PreviousPage 227 of 382Next