Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 23 of 269Next

O mesmo se encontra no outro. Uma necessidade de se completar.

Na minha visão o outro é o refexo de tudo aquilo que há nele mesmo.

Nessa imagem explica que mesmo sendo gêmeos, os mesmos passaram por situações emocionais diferentes que moldaram a visão de mundo de cada um deles .

O irmão que olha para o espelho, ainda não se percebeu, acredito que em razão da semelhança com seu gêmeo, o próprio menino não tenha noção de suas especificidades e características individuais.
É possível ainda, que o gêmeo não compreenda o descolamento de seu irmão e entenda que os dois, na verdade são 1 só.

A imagem do corpo é o principal elemento na constituição do eu conforme afirma Dolto.  A necessidade do outro e a ausência da interação da imagem espelhada trouxe uma sensação de desamparo ao irmão.

.Acredito que a construção do eu, ainda estar em formação na criança em questão, impacto do estado de desamparo. Dai ao olhar-se no espelho a sensação adquirida é a projeção do irmão gêmeo ,a criança em evidência ainda estar presa as suas limitações, processo natural do desenvolvimento. Portanto não identifica-se como um ser individual, não reconhecendo-se como si mesmo.

O irmão acha que está vendo outra pessoa no espelho não a si mesmo, por não tr se reconhecido como eu, gerou uma angústia.

É com essa definição que um irmão consegue reconhecer o outro sem problemas!
É no Estádio do Espelho que Lacan inaugura a escrita da letra a, utilizada nesse momento para cifrar o eu e o objeto, esse último considerado como o semelhante. No espelho, o nascimento do eu se confunde com a constituição da imagem do corpo próprio, ao mesmo tempo em que a imagem no espelho é apreendida como objeto.

Olhando para os dois irmãos percebemos que eles precisam um do outro porém em algumas coisas são diferentes e até o jeito de pensar.

Necessário que a mãe estimule a individualidade de cada filho.

PreviousPage 23 of 269Next