Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 263 of 407Next

Ilustra muito bem o estádio de espelho e sua relevância na formação do individuo. pois, apesar de conscientemente saber que se trata de um espelho, a imaginação de um indivíduo ainda sem completo discernimento da realidade, o faz criar a percepção de que se trata de outra pessoa. certamente para ele, seu principal exemplo é seu irmão.

Ao se ver no espelho, um dos irmãos pensa que é seu gêmeo, que  não quer interagir com ele, bem complexa essa resposta, pois pode-se entender que ao longo dos anos nuca fora apresentado a um espelho.

A imagem do eu é composta socialmente, quando o indivíduo espelha-se em um grupo, família etc. Quando o gêmeo nunca foi separado do irmão, aquele segundo individuo basicamente faz parte de sua imagem construída de eu, logo, ele tem dificuldade em se reconhecer e se portar-se sem aquela figura

O irmão ainda não teve a oportunidade de se reconhecer no ambiente familiar, não teve a experiência por exemplo do estádio do espelho, onde ele pudesse constatar através de si e de outro quem ele é e quem é o outro. Ao se avisar por exemplo com seu irmão e sua mãe ele poderia constatar que apesar de idêntico ao irmão, ele é outra pessoa.

Ele fez de sua imagem no espelho a pessoa do seu irmão que fisicamente estava ausente. Afinal, Ele precisa do outro (seu irmão) para interagir, se relacionar e brincar. Essa dependência de se relacionar com outra pessoa é que lhe dá conforto emocional e ordem social para viver.

O irmão que acredita que a imagem que está vendo no espelho é a do seu irmão gêmeo ainda não se reconhece como um indivíduo, ele não reconhece o seu "eu". A aparência idêntica com seu irmão retarda ainda mais esse processo de reconhecimento da sua individuação.

A disputa faz parte do crescimento e amadurecimento humano, inclusive um indicativo que está se aprendendo e apreendendo a lidar com as frustações.

Os irmão tão parecidos que viam o estadio de espelho um no outro, o irmão de forma imaginaria seria a si mesmo, na ausência do outro começou a reconhecer a sua imagem no espelho como todo ser humano único.

Os irmãos gêmeos na fase do estadio espelho por serem tão parecidos ele refletia a sua imagem no seu irmão, com a separação ao sentir -se só buscou a sua imagem no espelho, porém sem retorno pois estava vendo seu próprio reflexo e não seu irmão, a união dos gêmeos era tanta que tinha dificuldade de identificar a si mesmo e ao irmão, tanto, que só sua mãe e seu irmão mais velho conseguia identifica-los. Quando vê sua mãe o olhando se sente protegido.

Percebo uma certa dependencia, o irmão está tão acostumado a ter esse outro èu` dele por perto que acha que seu reflexo é o seu irmão gemeo que no momento não estava com ele.

PreviousPage 263 of 407Next