Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 271 of 323Next

Acredito que ambos estão na fase de identificação do eu e por isso nao compreenderam o eu ideal por não estar formado. Os irmãos olham um para o outro e se identificam por sua imagem, e não como cada um sendo únicos, mas como um reflexo constante. Como realmente se olham em um espelho.

Neste caso fica claro que a criança ainda não conseguiu desenvolver a sua identidade e individualidade. Talvez os familiarem estejam negligênciando de forma involuntaria esta alto identificação.

A situação apresentada reflete a necessidade de autoreconhecimento de sua imagem, daí a necessidade de criar a situação para lhe dar amparo, como que se simulasse a figura do irmão, embora não saiba expressar o que o motivou a tal conduta...ao se deparar com a mãe encontra o elo de apoio que buscava.

Por nascerem e crescerem tão juntos, eles acabam precisando de uma ajuda na hora de se separar e se constituir enquanto indivíduos. O laço deles é extremamente forte e a separação pode ser um grande problema e muito doloroso para os gêmeos e, para evitar uma situação tão dolorosa, entendo que muitos prefiram ficar sempre juntos. Neste caso, para que se constitua a ilusão necessária de ser uma pessoa total, foi usado o espelho para representar o sujeito (outro gêmeo). A partir de um vazio, ele imagina seu gêmeo e cria fantasias para superar sua solidão devido a separação.

Com o exemplo exposto sobre os irmãos gêmeos e o espelho podemos tirar a seguinte conclusão: o irmão que ficou em casa sempre dependeu da imagem do seu irmão para encontrar seus desejos. Derrepente ele se depara com um espelho que remete a sua própria imagem com também o faz lembrar do irmão. Como não obteve a resposta que estava procurando entra em estado de desamparo. Podemos chegar a conclusão que este menino precisa de ajuda para que por meio da identificação do outro, possa reconhecer se é distinguir se, chegando assim o momento da constituição do seu Eu.

Eu explicaria da seguinte forma: Ao passar pelo estádio do espelho, conceito criado por Lacan, o irmão que ficou não foi devidamente amparado/auxiliado pela sua cuidadora, uma vez que, ao olhar seu reflexo, não encontrou no outro a validação de seu próprio "eu". Dessa forma, não consegue desassociar a sua imagem à imagem de seu irmão, ou seja, não possui percepção de seu próprio "eu".

Com relação a situação dos gêmeos, os dois nunca se separam, é compreensivo que a falta de um, cause no outro sentimento de solidão, de perda, saudade, enfim. Cabe aos pais ou cuidadores explicar realidades da vida que eles ainda desconhecem, é preciso que haja um afetuoso acolhimento para com os dois para que compreendam cada situação ocorrida, como fatos da vida e, é preciso que estejam preparados para viverem as novas experiências ou desafios que surgirem com autonomia.

Os cuidados são necessários com relação ao fato de terem nascidos gêmeos, que apesar da semelhança física, são duas pessoas, cada um com peculiaridades emocionais, principalmente. eles precisam construir as suas identidades, reconhecer-se como indivíduos com facetas da personalidade diferentes um do outro. A construção das identidades sociais como sujeitos é absolutamente necessária.

Nesse caso podemos perceber que, o gemeo ao se olhar no espelho pensa estar diante de seu irmão por ainda não ter a consciência do seu eu, por não reconhecer a sua imagem no e espelho sente-se frustrado por não ser atendido. Ele reconhece o irmão a quem ve mas não tem conhecimento ainda da sua própria imagem

Por ser criança e ainda não perceber sua própria identidade e por serem gêmeos idênticos, ele acredita que o reflexo no espelho seja o irmão.

Isso aconteceria se os irmãos fossem fisicamente diferentes? Acredito que não

Ainda existe o fato que o responsável/família provavelmente não trabalha identificação individual.

PreviousPage 271 of 323Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱