Desafio - Módulo II
Citação de Almeida Fabiana em julho 18, 2024, 10:41 pmRelembramos o caminho da constituição do eu no desenvolvimento do ser humano: Ao nascer, existe uma total impotência que deixa o recém-nascido impedido de experienciar um comportamento articulado, efetivo e eficiente, que é o estado de desamparo expresso por Freud no termo alemão Hilflosigkeit, que diz respeito à condição de alguém estar sem ajuda, sem socorro. Necessitamos entender esse estado de desamparo que o ser humano experimenta ao nascer, com sua total incapacidade de lidar com a abundância de
estímulos e com suas próprias forças remover o excesso através da satisfação. O estádio do espelho fundamentalmente trata do momento de constituição do eu, da identidade, do momento em que se estabelece a diferenciação entre o eu e o outro, em que ocorre também o delineamento das bordas e dos limites do nosso corpo. "A criança se reconhece em sua própria imagem, caucionada neste movimento pela presença e pelo olhar do outro (a mãe ou um substituto) que a identifica, que a reconhece simultaneamente nessa imagem. Nesse instante, porém o eu [je] é como que captado por esse eu [moi] imaginário: de fato, o sujeito, que não sabe o que é, acredita ser aquele eu [moi] a quem vê no espelho (ROUDINESCO; PLON, 1998, p. 212)".
Relembramos o caminho da constituição do eu no desenvolvimento do ser humano: Ao nascer, existe uma total impotência que deixa o recém-nascido impedido de experienciar um comportamento articulado, efetivo e eficiente, que é o estado de desamparo expresso por Freud no termo alemão Hilflosigkeit, que diz respeito à condição de alguém estar sem ajuda, sem socorro. Necessitamos entender esse estado de desamparo que o ser humano experimenta ao nascer, com sua total incapacidade de lidar com a abundância de
estímulos e com suas próprias forças remover o excesso através da satisfação. O estádio do espelho fundamentalmente trata do momento de constituição do eu, da identidade, do momento em que se estabelece a diferenciação entre o eu e o outro, em que ocorre também o delineamento das bordas e dos limites do nosso corpo. "A criança se reconhece em sua própria imagem, caucionada neste movimento pela presença e pelo olhar do outro (a mãe ou um substituto) que a identifica, que a reconhece simultaneamente nessa imagem. Nesse instante, porém o eu [je] é como que captado por esse eu [moi] imaginário: de fato, o sujeito, que não sabe o que é, acredita ser aquele eu [moi] a quem vê no espelho (ROUDINESCO; PLON, 1998, p. 212)".
Citação de Magna Moura Fernandes em julho 18, 2024, 11:28 pmCom base na teoria de Lacan, do estágio espelho, os gêmeos se identificam como Eu, ao ser olhar no espelho, e não ao olhar para o outro, contudo por mais que as semelhanças físicas sejam grandes, cada pessoa é unica e possui sua própria personalidade.
Com base na teoria de Lacan, do estágio espelho, os gêmeos se identificam como Eu, ao ser olhar no espelho, e não ao olhar para o outro, contudo por mais que as semelhanças físicas sejam grandes, cada pessoa é unica e possui sua própria personalidade.
Citação de marcia costa em julho 19, 2024, 1:13 amSentindo a falta do irmão, o menino reconhece no espelho a imagem do irmão e para suprir a carência de sua falta tenta interagir, pois ainda não tem maturidade para lidar com a separação.
Sentindo a falta do irmão, o menino reconhece no espelho a imagem do irmão e para suprir a carência de sua falta tenta interagir, pois ainda não tem maturidade para lidar com a separação.
Citação de Simone de Souza Zunega de Brito em julho 19, 2024, 3:49 amquando esta capacidade de se reconhecer no espelho se desenvolve nos humanos, envolve conceitos muito importantes para a psicologia como a autoconsciência e constituição do self.
quando esta capacidade de se reconhecer no espelho se desenvolve nos humanos, envolve conceitos muito importantes para a psicologia como a autoconsciência e constituição do self.
Citação de Lucas.Monteiro em julho 19, 2024, 5:17 amO importante é ajudar o gêmeo a se reconhecer como um indivíduo separado do irmão, fortalecendo sua identidade própria e sua capacidade de se diferenciar do outro.
O importante é ajudar o gêmeo a se reconhecer como um indivíduo separado do irmão, fortalecendo sua identidade própria e sua capacidade de se diferenciar do outro.
Citação de Fernanda Rodrigues Ramos em julho 19, 2024, 3:39 pmNo caso dos irmão gêmeos, existe uma ligação muito forte entre eles, pois desde o ventre nunca estiveram separados, ainda não há maturidade para a percepção do seu eu visto que o espelho acaba sendo seu próprio irmão. Cabe a mãe ajuda-los a se descobrirem como indivíduos separados, com atividades e passeios dedicados a um por vez.
No caso dos irmão gêmeos, existe uma ligação muito forte entre eles, pois desde o ventre nunca estiveram separados, ainda não há maturidade para a percepção do seu eu visto que o espelho acaba sendo seu próprio irmão. Cabe a mãe ajuda-los a se descobrirem como indivíduos separados, com atividades e passeios dedicados a um por vez.
Citação de elvira em julho 19, 2024, 4:21 pmPOdemos notar uma dificuldade na constituição do sujeito através da imagem do corpo e do estádio do espelho, cria-se uma dupla identificação de imagem aonde o eu corporal e o eu com o reconhecimento do outro se confundem gerando a incapacidade de separar o outro de si
POdemos notar uma dificuldade na constituição do sujeito através da imagem do corpo e do estádio do espelho, cria-se uma dupla identificação de imagem aonde o eu corporal e o eu com o reconhecimento do outro se confundem gerando a incapacidade de separar o outro de si
Citação de patricia.fiaesprojetos@gmail.com em julho 19, 2024, 6:37 pmApesar de reconhecer-se enquanto outro se faz notório que o fato de serem univitelino causou uma dificuldade de diferenciar a própria imagem refletida no espelho, isso devido a serem fenotipicamente idênticos, talvez não tenha desenvolvido a propriocepção em relação ao irmão, motivo pelo qual fez a confusão, outra coisa a ser observada é a dependência que ele demonstra ter.
Apesar de reconhecer-se enquanto outro se faz notório que o fato de serem univitelino causou uma dificuldade de diferenciar a própria imagem refletida no espelho, isso devido a serem fenotipicamente idênticos, talvez não tenha desenvolvido a propriocepção em relação ao irmão, motivo pelo qual fez a confusão, outra coisa a ser observada é a dependência que ele demonstra ter.
Citação de Danuzia Martins Quixaba de Lima em julho 19, 2024, 7:15 pmNa Psicanálise, a teoria do espelho está relacionada ao conceito de identificação e formação da identidade, conforme desenvolvido por Jacques Lacan. Quando se fala sobre como um gêmeo se vê através do espelho, é interessante considerar a perspectiva da psicanálise nesse contexto.
Para Lacan, o estágio do espelho é crucial no desenvolvimento da criança e na formação de sua imagem corporal e identidade. Nesse estágio, que ocorre por volta dos 6 aos 18 meses de vida, a criança reconhece sua imagem refletida no espelho como sendo uma totalidade unificada e externa a ela. É nesse momento que a criança começa a desenvolver uma noção de si mesma como um sujeito separado do ambiente e dos outros.
No caso de gêmeos, o processo de identificação através do espelho pode ser complexo, pois a presença de um irmão ou irmã que compartilha características físicas semelhantes pode influenciar a forma como cada um se percebe individualmente. A relação entre os gêmeos pode desempenhar um papel importante na construção da identidade de cada um, podendo haver uma interação entre a imagem refletida no espelho e a imagem internalizada do outro gêmeo.
Assim, para a Psicanálise, o modo como um gêmeo se vê através do espelho pode ser influenciado pela dinâmica da relação com o irmão ou irmã gêmea, pela forma como cada um se identifica e se diferencia do outro, e pela maneira como constroem suas identidades individuais em meio às semelhanças e diferenças compartilhadas.
Cabe a mãe explicar a individualidade de cada um.
Na Psicanálise, a teoria do espelho está relacionada ao conceito de identificação e formação da identidade, conforme desenvolvido por Jacques Lacan. Quando se fala sobre como um gêmeo se vê através do espelho, é interessante considerar a perspectiva da psicanálise nesse contexto.
Para Lacan, o estágio do espelho é crucial no desenvolvimento da criança e na formação de sua imagem corporal e identidade. Nesse estágio, que ocorre por volta dos 6 aos 18 meses de vida, a criança reconhece sua imagem refletida no espelho como sendo uma totalidade unificada e externa a ela. É nesse momento que a criança começa a desenvolver uma noção de si mesma como um sujeito separado do ambiente e dos outros.
No caso de gêmeos, o processo de identificação através do espelho pode ser complexo, pois a presença de um irmão ou irmã que compartilha características físicas semelhantes pode influenciar a forma como cada um se percebe individualmente. A relação entre os gêmeos pode desempenhar um papel importante na construção da identidade de cada um, podendo haver uma interação entre a imagem refletida no espelho e a imagem internalizada do outro gêmeo.
Assim, para a Psicanálise, o modo como um gêmeo se vê através do espelho pode ser influenciado pela dinâmica da relação com o irmão ou irmã gêmea, pela forma como cada um se identifica e se diferencia do outro, e pela maneira como constroem suas identidades individuais em meio às semelhanças e diferenças compartilhadas.
Cabe a mãe explicar a individualidade de cada um.
Citação de Agueda Cristina leite da Silva em julho 20, 2024, 12:58 amSeu irmão ao se olhar no espelho, não soube diferenciar um do outro por ser indenticos, ao olhar o seu reflexo no espelho, achou que os dois eram simplesmente um só, por não saber distinguir as suas diferenças.
Seu irmão ao se olhar no espelho, não soube diferenciar um do outro por ser indenticos, ao olhar o seu reflexo no espelho, achou que os dois eram simplesmente um só, por não saber distinguir as suas diferenças.