Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 277 of 309Next

Seu irmão ao se olhar no espelho, não soube diferenciar um do outro por ser indenticos, ao olhar o seu reflexo no espelho, achou que os dois eram simplesmente um só, por não saber distinguir as suas diferenças.

O desafio conta sobre o momento de descoberta do EU, no estádio do espelho a criança ainda não reconhece sua imagem. Sem ter a percepção da própria identidade, ainda em desenvolvimento, a criança acredita que seu reflexo é seu irmão.

Ele acreditava que estava vendo seu irmão em sua frente, e, não consegue compreender o porque ele não interagia.

Logo, percebe que está só! Mas, não admite...

Isso se dá pela dor de achar que foi abandonado.

  1. Nessa imagem pode ter acorrido,a projeção entre ele e o irmão sendo assim a impressão de ver no seu rosto o irmão

 

A criança ao se reconhecer na própria imagem, existe um fascínio pelo que surge no espelho, ele busca algo fora do espelho, uma confirmação através do outro de que ele fez uma conquista de que aquela imagem é sua, mas tem que haver alguma coisa que venha de um outro lugar, que intervenha nesse auto-reconhecimento. Nesse sentido, o eu é o produto de uma identificação com o outro, de um reconhecimento de uma posição que antes era uma posição do outro. Podemos entender também que o espelho dessa experiência, não é simplesmente um espelho, mas tudo aquilo que é capaz de devolver para a criança a sua imagem, podendo ser uma superfície que possibilita que ela se reconheça e se distinga do outro, ou o grupo ou o olhar do outro.

O ser humano está em busca de algo ou alguém que lhe complete.

A interação do indivíduo com o ambiente que o cerca influencia no seu desenvolvimento integral,o ambiente os relacionamentos com aqueles que o cercam geram memórias e aprendizagens significativas para mudanças interiores

A criança ainda não está madura para distinguir entre a própria imagem e a do irmão gêmeo. Com o tempo a criança faz esta distinção. Creio que a atitude materna correta seria explicar para o menino que aquela imagem é o seu reflexo no espelho.

Refere-se ao estádio do espelho de Lacan, porém nesse caso onde há um irmão gêmeo idêntico, há uma dificuldade em reconhecer o Eu.

Para isso a mãe fará a intermediação para que ele se descubra como seu EU próprio, diferente do irmão, apesar da semelhança física.

Apesar de terem nascido iguais os gemêos sofrem interferências de ações externas. Como convivio e sociedade. O fato do irmão ter se olhado no espelho e não ter se reconhecido, se da ao fato do seu desenvolvimento de percepção do seu eu..

PreviousPage 277 of 309Next