Desafio - Módulo II
Citação de Noemi Lima em julho 24, 2024, 12:03 pmA única imagem que ele conhece parecida com a sua é do irmão gêmeo, ele não se identifica que a imagem é sua , é o seu eu pois o irmão é idêntico.
A única imagem que ele conhece parecida com a sua é do irmão gêmeo, ele não se identifica que a imagem é sua , é o seu eu pois o irmão é idêntico.
Citação de gilson goncalves de sousa em julho 24, 2024, 1:01 pma imagem dos imagens gemeos, quando um nao tem a presença do outro o eu fica desamparado, soliario e com sensasao de abandono, e ao deparar com espelho e ver a imagem senti-se como um vazio que precisa ser prenchido.
o ser humano é umser social que precisa do outro eu.
a imagem dos imagens gemeos, quando um nao tem a presença do outro o eu fica desamparado, soliario e com sensasao de abandono, e ao deparar com espelho e ver a imagem senti-se como um vazio que precisa ser prenchido.
o ser humano é umser social que precisa do outro eu.
Citação de Pedrosa em julho 24, 2024, 5:59 pmUm dos indivíduo ainda não teve a experiência que o outro indivíduo já teve através de outro que lhe proporcionou a experiência, por exemplo uma figura materna.
Um dos indivíduo ainda não teve a experiência que o outro indivíduo já teve através de outro que lhe proporcionou a experiência, por exemplo uma figura materna.
Citação de Thiago Alves da Silva em julho 25, 2024, 12:36 pmEle reconhece que o espelho é a própria imagem do irmão, devido a semelhança e todo o convívio desde o nascimento.
Ele reconhece que o espelho é a própria imagem do irmão, devido a semelhança e todo o convívio desde o nascimento.
Citação de flaviocantareli@gmail.com em julho 25, 2024, 4:09 pmSomos seres sociáveis, necessitamos do próximo na nossa jornada de vida. A tristeza do irmão de não ter o outro, que sempre esteve ao seu lado, causa angustia. Tamanha essa que, impossibilita distinguir a própria imagem refletida no espelho achando que é o irmão ausente.
Somos seres sociáveis, necessitamos do próximo na nossa jornada de vida. A tristeza do irmão de não ter o outro, que sempre esteve ao seu lado, causa angustia. Tamanha essa que, impossibilita distinguir a própria imagem refletida no espelho achando que é o irmão ausente.
Citação de advmoisesv em julho 25, 2024, 8:07 pmA partir de uma análise dos fatos que acontecem em nossas vidas acabamos por não saber o que é verdade ou mentira na nossa mente e acabamos por criar uma realidade imaginativa que reflete os nossos desejos ou nossas dores. Como no caso da criança que acha que no espelho na realidade está seu irmão e que por alguma razão que ele desconhece ele não quer brincar com ele. Essa situação pode gerar um bloqueio relacionado a rejeição.
A partir de uma análise dos fatos que acontecem em nossas vidas acabamos por não saber o que é verdade ou mentira na nossa mente e acabamos por criar uma realidade imaginativa que reflete os nossos desejos ou nossas dores. Como no caso da criança que acha que no espelho na realidade está seu irmão e que por alguma razão que ele desconhece ele não quer brincar com ele. Essa situação pode gerar um bloqueio relacionado a rejeição.
Citação de Ana Grace em julho 25, 2024, 8:26 pmNa situação dos irmãos gêmeos, podemos observar como a constituição do eu pode ser influenciada por uma relação de proximidade e identificação mútua. Ambos os gêmeos compartilham não apenas características físicas, mas também experiências de vida desde o nascimento, o que pode intensificar a dinâmica do estádio do espelho.
1. Identificação mútua Assim como no estádio do espelho, onde a criança se reconhece na imagem refletida, os gêmeos podem se identificar um com o outro. Essa identificação pode ser ainda mais complexa, pois eles não apenas se veem como indivíduos distintos, mas também como partes de um todo. Essa relação pode levar a uma construção de identidade que é simultaneamente individual e coletiva.
2. Diferenciação: Apesar da semelhança, cada gêmeo também precisa encontrar sua própria identidade. A necessidade de se distinguir um do outro é fundamental para a formação do eu. Essa diferenciação pode ocorrer através de experiências únicas, interesses pessoais e interações sociais que os gêmeos têm fora do ambiente familiar. A presença do outro, nesse caso, pode ser tanto um suporte quanto um desafio para a construção de suas identidades individuais.
3. Influência do olhar do outro: O olhar dos pais e de outras pessoas em relação aos gêmeos pode impactar como cada um deles se vê. Se um gêmeo é frequentemente elogiado ou notado por certas características, isso pode influenciar sua autoimagem e a forma como ele se identifica. Assim, o reconhecimento e a validação do eu são mediadas não apenas pela relação entre os gêmeos, mas também pela percepção externa.
4. Experiência de desamparo: Desde o nascimento, ambos os gêmeos experimentam um estado de desamparo, necessitando do cuidado e da atenção de outros. Essa experiência compartilhada pode criar um vínculo forte entre eles, mas também pode levar a uma dependência mútua que pode dificultar a individuação. A introdução ao mundo externo, portanto, deve ser mediada por interações que permitam a cada um desenvolver sua própria identidade.
Em resumo, a situação dos irmãos gêmeos ilustra como a constituição do eu é um processo dinâmico que envolve identificação, diferenciação e a influência do olhar do outro. A relação entre eles pode ser um espaço rico para a formação de suas identidades, ao mesmo tempo em que apresenta desafios únicos na busca por individualidade.
Na situação dos irmãos gêmeos, podemos observar como a constituição do eu pode ser influenciada por uma relação de proximidade e identificação mútua. Ambos os gêmeos compartilham não apenas características físicas, mas também experiências de vida desde o nascimento, o que pode intensificar a dinâmica do estádio do espelho.
1. Identificação mútua Assim como no estádio do espelho, onde a criança se reconhece na imagem refletida, os gêmeos podem se identificar um com o outro. Essa identificação pode ser ainda mais complexa, pois eles não apenas se veem como indivíduos distintos, mas também como partes de um todo. Essa relação pode levar a uma construção de identidade que é simultaneamente individual e coletiva.
2. Diferenciação: Apesar da semelhança, cada gêmeo também precisa encontrar sua própria identidade. A necessidade de se distinguir um do outro é fundamental para a formação do eu. Essa diferenciação pode ocorrer através de experiências únicas, interesses pessoais e interações sociais que os gêmeos têm fora do ambiente familiar. A presença do outro, nesse caso, pode ser tanto um suporte quanto um desafio para a construção de suas identidades individuais.
3. Influência do olhar do outro: O olhar dos pais e de outras pessoas em relação aos gêmeos pode impactar como cada um deles se vê. Se um gêmeo é frequentemente elogiado ou notado por certas características, isso pode influenciar sua autoimagem e a forma como ele se identifica. Assim, o reconhecimento e a validação do eu são mediadas não apenas pela relação entre os gêmeos, mas também pela percepção externa.
4. Experiência de desamparo: Desde o nascimento, ambos os gêmeos experimentam um estado de desamparo, necessitando do cuidado e da atenção de outros. Essa experiência compartilhada pode criar um vínculo forte entre eles, mas também pode levar a uma dependência mútua que pode dificultar a individuação. A introdução ao mundo externo, portanto, deve ser mediada por interações que permitam a cada um desenvolver sua própria identidade.
Em resumo, a situação dos irmãos gêmeos ilustra como a constituição do eu é um processo dinâmico que envolve identificação, diferenciação e a influência do olhar do outro. A relação entre eles pode ser um espaço rico para a formação de suas identidades, ao mesmo tempo em que apresenta desafios únicos na busca por individualidade.
Citação de janetorres em julho 25, 2024, 9:31 pmpressupõe que ate aquele momento achava que um irmão tinha consciência de quem era, mas ele não conhecia a si mesmo, pois ao ver sua imagem refletida no espelho, achou que era seu irmão, o ser humano somente quando se reconhece no espelho consegue discernir quem realmente ele é
pressupõe que ate aquele momento achava que um irmão tinha consciência de quem era, mas ele não conhecia a si mesmo, pois ao ver sua imagem refletida no espelho, achou que era seu irmão, o ser humano somente quando se reconhece no espelho consegue discernir quem realmente ele é
Citação de SILVIO Silva de Jesus em julho 25, 2024, 10:50 pmEu vejo que de alguma forma o consciente desse garoto ao ver seu reflexo no espelho, não conseguiu diferenciar.
possivelmente de tanto as pessoas falarem que os dois eram idênticos o seu cérebro assimilou a informação,e quando se deparou no espelho não o reconheceu.
desencadiou uma série de fatores na mente desse garoto.
Eu vejo que de alguma forma o consciente desse garoto ao ver seu reflexo no espelho, não conseguiu diferenciar.
possivelmente de tanto as pessoas falarem que os dois eram idênticos o seu cérebro assimilou a informação,e quando se deparou no espelho não o reconheceu.
desencadiou uma série de fatores na mente desse garoto.
Citação de sergiogeo em julho 26, 2024, 2:03 pmQuando se olha no espelho, o menino não se reconhece, acreditando que fosse seu irmão gêmeo. Assim, ele não se reconheceu, não reconheceu seu corpo. Então é importante que se reconheça para a formação de sua identidade.
Quando se olha no espelho, o menino não se reconhece, acreditando que fosse seu irmão gêmeo. Assim, ele não se reconheceu, não reconheceu seu corpo. Então é importante que se reconheça para a formação de sua identidade.