Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 279 of 312Next

Quando se olha no espelho, o menino não se reconhece, acreditando que fosse seu irmão gêmeo. Assim, ele não se reconheceu, não reconheceu seu corpo. Então é importante que se reconheça para a formação de sua identidade.

São  irmãos  gêmeos,  porem  possuem  personalidades  diferentes  na  sociedade mesmo,  que  a  sua  fisionomia  sejam  a  mesmo,  por isso  eles  acham  diferente  olhar no  espelho, e verem  que  são  iguais.

Quando  eles  se olham  no  espelho  não  acredita ser  ele  acreditando, que  seja  seu  irmão é  necessário  se  reconhecer.

A imagem é muito importante na constituição do eu, logo, a criança ainda pequena e sem muita noção desse eu, pode se confundir nesse caso de perceber uma outra pessoa com uma imagem idêntica. Por isso, é necessário ressaltar que não somente a imagem constitui essa parte importante que é o eu, precisa-se de outros critérios, como Dolto (2008) diz por exemplo, sobre a importância do prenome, dentre outros itens que pode complementar essa descoberta.

Como o gêmeo que ficou em casa ainda não se reconhece como indivíduo no espelho, ele pensa que sua imagem refletida, é seu irmão gêmeo.

A dinâmica do inconsciente e a relação com o outro irmão gêmeo, a necessidade de construir um eu individualizado, o papel da fantasia na construcao da identidade e também a influencia da relação com  a mãe(ou outros indivíduos de autoridade)

A confusão experimentada por crianças gêmeas ao olharem no espelho e confundirem seu próprio reflexo com o de seu irmão está profundamente enraizada nos primeiros processos de desenvolvimento psicológico descritos por Freud, Lacan e Dolto. No caso apresentado, em que o irmão não enxerga a si mesmo e entende ser o irmão no espelho, fica claro como essas estruturas teóricas ajudam a explicar como a dinâmica única dos gêmeos pode influenciar a formação da autoidentidade e da imagem corporal. Entender essas influências pode fornecer compreensão sobre o desenvolvimento psicológico de gêmeos e destacar a importância de distinguir suas identidades.

Que independente da forma física  iguais, o processamento (parte intelectual)são distintos,cada um com seu tempo de ação  e reação, pois somos movidos por emoções, que nem sempre serão sentidas no mesmo momento, cada um com sua evolução.

Segundo a teoria do espelho de Jacques Lacan, a formação do "eu" está intimamente ligada ao momento em que a criança se reconhece no espelho. Este reconhecimento marca um passo crucial no desenvolvimento da identidade e da autoconsciência.

No caso de gêmeos idênticos que nunca foram separados, a confusão entre o irmão e o reflexo no espelho pode ocorrer porque eles têm uma aparência física idêntica e compartilham experiências de vida muito semelhantes. Essa forte semelhança pode dificultar a distinção entre si mesmos e o outro.

Quando um gêmeo idêntico confunde o irmão com um espelho e o chama para brincar, ele está projetando sua própria identidade no irmão. A criança espera que o "reflexo" responda como ela mesma faria. A ausência de resposta do "irmão-espelho" causa tristeza e frustração porque a criança espera interação e reciprocidade, algo que é essencial para seu desenvolvimento emocional e social.

Essa experiência destaca a complexidade do processo de formação da identidade, especialmente em gêmeos idênticos. Eles precisam aprender a diferenciar entre o "eu" e o "outro", um passo importante no desenvolvimento da autoconsciência e da percepção de que cada um tem uma identidade própria.

Na psicanálise clínica, gêmeos que não se reconhecem como indivíduos distintos podem estar enfrentando desafios no processo de "separação-individuação" e na formação de identidades separadas. A identificação mútua e o narcisismo primário podem dificultar a diferenciação do eu. A intervenção terapêutica pode focar em promover a consciência individual e a independência emocional.

PreviousPage 279 of 312Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱