Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 281 of 305Next

O irmão que está em casa não tem sua própria indentidade,e depende do seu irmão para se completar.

Percebe-se que o menino ao estar brincando no quarto sozinho com o cavalo,em um momento se olha no espelho e por ter um irmão gêmeo,acha que a imagem dele é o irmão presente brincando junto com ele no quarto naquele momento,mas se frustar ao olhar para o espelho e se confundir com sua imagem pensando que é o irmão gêmeo,se desespera e fica angustiado. A mãe em seguida entra no quarto para acolher o filho e conversar para explicar que a imagem que ele ver no espelho naquele momento não é a imagem do irmão,é a imagem dele.

O irmão gêmeo do qual está enfermo não reconhece a atitude do outro irmão do espelho! Pois ele ainda não sabe que é a própria imagem projetada dele mesmo.

Para irmãos gêmeos, a constituição do “Eu” pode ser influenciada pela presença constante do outro. Eles frequentemente compartilham experiências e podem desenvolver uma forte identificação mútua. No entanto, cada um ainda precisa formar uma identidade individual. A interação com o outro gêmeo pode tanto facilitar quanto complicar esse processo, dependendo de como cada um lida com a necessidade de se diferenciar e afirmar sua própria identidade.

A imagem do espelho, que ajuda na formação do “Eu”, pode ter uma dinâmica especial para gêmeos. Eles não apenas se reconhecem a si mesmos, mas também veem o reflexo do irmão, o que pode reforçar a percepção de uma identidade compartilhada, mas também a necessidade de se distinguir como indivíduos únicos.

levando em considerção sobre os irmãos gemeos, podemos que segundo a teoria de lacan ele cita a importancia de se auto conhecer, conhcer a si mesmo parte importante para o crescimento e o entendimento essencial para que se tenha o auto conhecimento e uma auto abordagem de si proprio.

Mesmo em irmão gêmeos sendo univitelinos ou não percebe-se a individualidade de cada um, mesmo que possuam aparencias e gostos parecidos nem sempre estão abertos a contemplação da mesma atividade, em alguns casos pode um dos irmãos desenvolver uma necessidade maior de atenção o que pode gerar ciúmes com relação ao outro irmão. Há individualidade mesmo em irmãos gêmeos no seu desenvolvimento cognitivo e emocional que pode diferenciar seu modo de vivência.

Concordo com os laços criados entre eles desde a gestação! Porém acredito que seja um apego voltado pela convivência única, ainda mais com um outro ser da sua mesma assimetria e aparência, consequentemente os mesmos gostos. Isso com certeza gera afeto; então por mais que eles sejam gêmeos, acredito que o que mais impera nesta situação seja a convivência de ambos no mesmo ambiente..

Levando em consideração o "Estádio do Espelho", ele reconhece a si mesmo e ao mesmo tempo a busca pela autorização do outro quanto a esse reconhecimento.

O que vejo é o que sou?

A criança gêmea da questão, descobre o seu eu ao se observar no espelho, pois a sua referência de reflexo era o irmão; uma vez que sua identidade pessoal e grau de maturidade estão em processo de formação.

Demonstrando assim o quanto somos formados e influenciados pelo meio que nos cerca.

A percepção do eu e do mundo.

PreviousPage 281 of 305Next