Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 283 of 312Next

Acredito que é um simples processo de maturação dos gêmeos! Foi o primeiro contato dele com sua imagem, mas como a imagem não recebeu o seu comando, gerou nele uma espécie de frustração e ao mesmo tempo curiosidade em entender o que aconteceu.  O ser humano é extremamente adaptável e como ele teve a  curiosidade aguçada para entender o que aconteceu, terá novas experiências do mesmo e daqui a pouco será uma coisa normal não só para ele, mas para ambos.

Levando em consideração que os irmãos nunca foram separados, ao se olhar no espelho ele acha que é seu irmão que foi para escolinha. Não sabendo distinguir seu próprio eu.

Outro ponto é que a criança esta em constante desenvolvimento, certamente seria diferente se os irmãos estivessem juntos e se olhassem no espelho.

Vemos aqui justamente uma falta de identificação.  O estado do Espelho, onde o jovem vê a si no espelho e o identifica como sendo o seu irmão. Este jovem ainda não possui uma identidade definida.

O ser humano está sempre tentando alimentar o vazio que tem dentro.

O irmão chora em frente ao espelho, imaginando que o seu irmão náo quer brincar com ele, pois náo tem conhecimento de que seja  apenas a sua imagem rfletida no espelho,

Nesta situação podemos ver que, há um elo entrevista dois irmãos que segue desde o ventre materno, porém, após o nascimento tornaram-se seres independentes.

No entanto podemos ver que essa independência é apenas física, pois emocionalmente estão muito ligados.

Seria bom que os pais praticassem atividades cotidianas em que cada um dos gêmeos pudesse se identificar como um ser autônomo, diminuindo assim o impacto de separação brusca ou até mesmo quando de uma possível perda definitiva.

Melkysedek Lopes Honorato has reacted to this post.
Melkysedek Lopes Honorato

Esse irmão que ficou em casa tinha dificuldade no relacionamento com seu irmão gêmeo a ponto de buscar interagir com a sua imagem no espelho, não percebendo que aquele não era o seu irmão de verdade e sim uma imagem

Melkysedek Lopes Honorato has reacted to this post.
Melkysedek Lopes Honorato

Na psicanálise, o caso dos irmãos gêmeos onde um vê sua imagem no espelho e pensa ser seu irmão pode ser entendido à luz da teoria do Estádio do Espelho de Jacques Lacan.

O Estádio do Espelho é um conceito que descreve o momento em que uma criança, geralmente entre 6 e 18 meses, reconhece sua imagem no espelho como sendo ela mesma. O reconhecimento é importante na formação da identidade do individuo e no caso de irmãos gêmeos idênticos essa dinâmica fica mais complexa, onde ao ver sua imagem no espelho pensa ser seu irmão dificultando a distinção entre o eu e o outro, o que pode levar a uma confusão na identificação e na formação individual.

No meu entendimento, segundo proposto por Lacan, tavez a criança não tenha vivenciado o estadio do espelho, que contribui para a formação da identidade, a construção do eu. Por ser  gêmeo, ao se ver refletido no espelho, ele considera que seja o irmão, não consegue discernir  que ele e o irmão embora tenham a imagem  semelhante, são seres diferentes.  A criança não distingue quem é ela e quem é o outro, há uma confusão entre o eu e o outro, um eu que ainda está se constituindo, e precisa da ajuda da mãe, ou de alguma outra pessoa de sua convivência,  para essa construção.

A ligação entre o sujeito e o corpo, sua individuação e os limites do seu próprio corpo, decorre da experiência do espelho. Dessa forma a criança, se   desvenda como um individuo único e com um corpo separado dos outros.

Reconhecimento da Imagem Corporal:

Nessa fase, a criança começa a perceber sua própria imagem refletida no espelho.

Ela se identifica com essa imagem e a internaliza como um referencial interno do "Si-mesmo".

 

Antecipação Imaginária:

A imagem no espelho representa uma totalidade unificada do corpo.

Essa identificação primordial permite à criança ultrapassar o momento pré-especular, quando a imagem do corpo é fragmentada.

 

Em resumo, o **Estádio do Espelho** é o instante em que a criança capta a percepção sobre sua unidade corpórea e cria mecanismos para compreender sua própria imagem e identidade.

PreviousPage 283 of 312Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱